Embraer faz voo inaugural do KC-390 da FAB em Gavião Peixoto, SP

Obs: Titúlo Original do G1: Embraer faz voo inaugural de avião militar da FAB em Gavião Peixoto, SP
Embraer fez testes em avião militar da FAB. (Foto: Dilvulgação/Embraer)Embraer fez testes em avião militar da FAB sobrevoando fazendas no interior de SP. (Foto: Dilvulgação/Embraer)

A Embraer fez o voo inaugural do novo avião de transporte militar KC-390, nesta terça-feira (3). A aeronave, a maior já fabricada no país, sobrevoou por 1h25 a região de Gavião Peixoto (SP). Um acordo com o governo prevê o fornecimento de 28 jatos militares do modelo à Força Aérea Brasileira (FAB) ao longo de 10 anos – a primeira  entrega está programada para o 2º semestre de 2016.

Esse é o início dos testes com o protótipo para avaliar as qualidades e desempenho da aeronave. O cargueiro tem 35 metros de comprimento e capacidade para transportar até 23 toneladas. O modelo começou a ser desenvolvido em 2009.

No voo teste nesta terça, os pilotos sobrevoaram uma região de fazendas fazendo manobras e testes de sistemas, além de testes em solo. Para obter as certificações e poder operar, a aeronave deve passar por cerca de duas mil horas de voo, o que deve levar até um ano e meio.

A partir de 2016, os aviões KC-390 vão substitutir a frota de aviões Hércules, que são usados pela FAB há mais de cinco décadas. O contrato para aquisição dos novos cargueiros foi assinado com a Embraer em maio de 2014.

O compartimento de carga do jato militar tem capacidade para acomodar blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas. Uma frota de até 80 soldados ou 64 paraquedistas também pode ser levada à bordo. O KC-390 é equipado também com um reabastecedor, que pode transferir combustível em voo para outras aeronaves.

Produção
Além da encomenda das 28 aeronaves da FAB, existem atualmente intenções de compra de outros países. Um hangar em Gavião Peixoto foi inaugurado para a linha de montagem.

O contrato para produção em série para o governo prevê investimento de R$ 7,2 bilhões. Mais de 1,5 mil trabalhadores estão envolvidos diretamente no projeto, além de mais de 50 empresas.

Fonte: G1

Anúncios

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 02/03/2015, em Armas Brasileiras, Brasil, Força Aérea e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. eadem@ig.com.br

    Quer dizer que após incorporar esses novos aviões, a FAB só voltará a comprar novos transportes de 2070 pra lá?

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: