Dilma continua sendo espionada pelos EUA, diz NY Times

Dilma Rousseff recebe cumprimento do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante cerimônia de posse no Palácio do Planalto

Dilma Rousseff recebe cumprimento do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante cerimônia de posse no Palácio do Planalto


São Paulo – Uma reportagem do jornal americano New York Times revela que a presidente Dilma Rousseff ainda pode estar sendo monitorada pelo serviço de espionagem americano.

A revelação acontece quase 1 ano e meio depois de a presidente ter cancelado uma viagem a Washington como retaliação à espionagem.

Segundo o jornal americano, a chanceler alemã Angela Merkel  e outros líderes já teriam sido excluídos da lista de monitoramento. Mesmo assim, a presidente brasileira ainda continuaria sendo alvo da NSA (Agência Nacional de Segurança americana).

“Obama nunca disse quem, além de Merkel, ele tirou a lista de líderes estrangeiros cujas conversas são monitoradas, mas parece que os programas no México e Brasil continuaram, enquanto várias dezenas de líderes foram removidos”, diz o texto.

Em setembro de 2013, uma reportagem do Fantástico, da Rede Globo, feita em parceria com o jornalista americano Glenn Greenwald revelou documentos que comprovavam que a presidente Dilma Rousseff e seus principais assessores haviam sido alvo de espionagem da NSA.

Os documentos foram entregues por Edward Snowden, ex-analista da agência de segurança americana que divulgou o sistema de espionagem americano no mundo.

Naquela época, a revelação irritou a presidente brasileira que cancelou sua viagem aos EUA prevista para o mês seguinte e usou seu discurso na abertura da 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) para fazer duras críticas à espionagem global do governo americano. Dilma chegou a afirmar que não aceitaria tal desrespeito à soberania nacional brasileira.

Desde o final do ano passado, no entanto, as relações entre Brasil e EUA pareciam ter entrado nos eixos tanto que Joe Biden, vice-presidente americano, visitou o país em dois momentos nos últimos meses – primeiro, durante a Copa do Mundo em 2014 e, no início deste ano, para participar da posse de Dilma. Nas duas visitas, ele foi recebido por Dilma em uma conversa reservada.

A expectativa é que a presidente faça uma visita aos Estados Unidos ainda este ano.

Fonte: Exame.com

Anúncios

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 02/03/2015, em Brasil, Internacional, Política e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Tem hora que os Norte Americanos parecem os mais burros do mundo. Gastar tempo para espionar essa “coisa”. O que se poderia chamar de verdadeira espionagem, so se fizer um buraquinho na porta do banheiro dela. Ai sim, poderia ser de alguma novidade.

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Não só a Dilma, mas eu, você, sua mãe, as mães de todo mundo e sabem quem coleta essas informações todas? Os judeus do Pentágono controladores das redes mundias de prostituição.

    Mas como aqui no Brasil todo mundo adora ser escravo bajulador de americano, está tudo bem, né?

    Curtir

    • luiz anselmo pias perlin

      Calma la tira este todo mundo ate porque quando tu falas todo mundo se inclui nessa historia e eu não acredito nisto não esta facil enfrentar os caras ainda mais com estes bandos de trairas na politica Brasileira mas mais cedo ou mais tarde a gente muda esta historia.

      Curtir

  3. Ta certo. os EUA lutam contra o terrorismo, não é de se estranhar eles espionarem a Presidente. Imagina pra eles o absurdo: Uma terrorista na presidência !

    Curtir

  4. Espionar a Presid@nt@ é uma pura perda de tempo, se de fato esta ocorrendo. É so ler os jornais do Brasil e ver os escandalos mostrados na TV e Radios diariamente.

    Curtir

  5. FERNANDO VERAS

    A ESPIONAGEM É MILITAR E DE SEGREDOS INDUSTRIAIS, ISSO É O QUE MAIS PREOCUPA E TIRA O SONO DESSES MALDITOS. ENQUANTO TIVERMOS ATRASADOS NESSAS DUAS AREAS ANDAREMOS A PASSOS DE TARTARUGA.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: