Opinião: A seca no sudeste também é problema seu

Cantareira – SP (Foto: Internet)


Por Francisco Santos

Belo Horizonte – Hoje o portal de notícias da Globo o G1 trouxe matéria mostrando as gozações por parte dos nordestinos, norte do país e sulistas a respeito da seca aqui no sudeste e centro-oeste brasileiro, com a #SEAÁGUAACABARNOBRASILEU (Clique aqui para acessar a matéria completa) perfis faziam zoações com memes (foto-montagens de humor) a respeito da seca, pessoas vão ainda mais além ao dizer que a seca no sudeste é problema deles (nosso), assim que li isso fiquei chocado, não sei vocês leitores, mas ver que uma tragédia climática que trás sofrimento as pessoas possa se tornar algo cômico para alguns é de entristecer a alma brasileira que orgulhosamente ostento em minha essência.

Muitos brasileiros ainda não entenderam a gravidade da situação, a região sudeste e sul do Brasil responde por mais da metade da energia produzida no país, Itaipu que já foi a maior usina hidrelétrica do mundo ao contrário do que muitos pensam não responde por toda a energia gerada no país, nem chega a metade deste percentual, veja a seguir de onde vem a energia produzida no Brasil:

Fontes de geração de energia elétrica no Brasil (ano de 2012)

– Hidrelétrica: 77,6%

– Térmica: 13,9%

– Nuclear: 1,7%

– Eólica: 1,7%

– Outros: 5,1%

Fonte: ONS e consultorias

Grande parte das usinas hidrelétricas estão localizadas no sul e sudeste, portanto sem a energia destas regiões grande parte do país ficará as escuras, afinal é bom lembrar que Itaipu por exemplo é bi-nacional e abastece todo o Paraguai, se você esta ai no sul e diz que pouco importa a energia brasileira pois vocês tem Itaipu e não estão sofrendo com a seca, é bom lembrar a vocês que a energia de Itaipu é jogada no sistema nacional de energia e distribuição que interliga todas as geradoras de energia em uma só linha que alimenta o país inteiro, e é bom lembrar também que os rios que abastecem as hidrelétricas ai no sul em sua grande ou quase totalidade vem do Sudeste, se a nascente secar não existe mais rio, o mesmo se aplica ao nordeste com o Rio São Francisco que esta sofrendo aqui em Minas Gerais.

O nordeste e norte sofrerão ainda mais, com a falta de água no sudeste e o colapso na economia as vendas de eletrodomésticos e bens de consumo vão cair, prejudicando o Amazonas que depende da indústria e a carne que você come ai ou ate mesmo os alimentos que são plantados aqui chegarão ai muito mais caros, o ponto que quero chegar é que um problema leva a outro e assim vai, devemos nos unir, passar energias positivas para que possamos superar isso juntos, sem regionalismo bobo, nos unirmos como um país, talvez nos falta isso para que possamos mudar a realidade deste país, as vezes acho que existem vários “brasis” dentro do imenso Brasil.

Anúncios

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 01/30/2015, em Brasil, Minas Gerais, Opinião, São Paulo e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. A carne que você come ai ou ate mesmo os alimentos que são plantados aqui chegarão ai muito mais caros, o ponto que quero chegar é que um problema leva a outro e assim vai, devemos nos unir, (citação da matéria) Pois issi o PT ja esta fazendo e com muita democracia; afinal é o unico partido que consegue por na b$%#@ ate dos seus eleitores. kkkkkkkkkk

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    A seca no Sudeste não é problema MEU. É problema do desgoverno federal, que há muito tempo poderia ter feito a transposição dos rios Paraná-Paraguay e solucionado o problema totalmente e para os próximos séculos.

    Mas Os desgovernos do Luladrão e da anta Dilma se preocuparam em assaltar o Brasil e agora o resultado está aí.

    A única solução à vista? Talvez fazer uma revolução capaz de exterminar as esquerdas brasileiras e refazer do zero tudo o que está errado neste país.

    Só tem dois probleminhas: Primeiro não existem lideranças capazes de comandarem tal revolução. Segundo, brasileiro que tem um celular, ou um carrinho, ou com grana pra tomar duas latinhas de cerveja é rico demais pra ter tanta coragem e então, vão reclamar na casa do Cacá que é o negócio de vocês…

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: