Navios roubam água dos rios da Amazônia


A hidropirataria também é conhecida dos pesquisadores da Petrobras e de órgãos públicos estaduais do Amazonas. A informação deste novo crime chegou, de maneira não oficial, ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), órgão do governo local. “Uma mobilização até o local seria extremamente dispendiosa e necessitaríamos do auxílio tanto de outros órgãos como da comunidade para coibir essa prática”, reafirmou Ivo Brasil

Depois de sofrer com a biopirataria, com o roubo de minérios e madeiras nobres, agora a Amazônia está enfrentando o tráfico de água doce. Uma nova modalidade de saque aos recursos naturais denominada hidropirataria. Cientistas e autoridades brasileiras foram informadas que navios petroleiros estão reabastecendo seus reservatórios no Rio Amazonas antes de sair das águas nacionais. Porém a falta de uma denúncia formal tem impedido a Agência Nacional de Águas (ANA), responsável por esse tipo de fiscalização, de atuar no caso.

q

Enquanto as grandes embarcações estrangeiras recriam a pirataria do Século 16, a burocracia impede o bloqueio desta nova forma de saque das riquezas nacionais.

Ivo Brasil, Diretor de Outorga, Cobrança e Fiscalização da Agência Nacional de Águas, sabe desta ação ilegal; contudo, aguarda uma denúncia oficial chegar à entidade para poder tomar as providências necessárias. “Só assim teremos condições legais para agir contra essa apropriação indevida”, afirmou.

O dirigente está preocupado com a situação. Precisa, porém, dos amparos legais para mobilizar tanto a Marinha como a Polícia Federal, que necessitam de comprovação do ato criminoso para promover uma operação na foz dos rios de toda a região amazônica próxima ao Oceano Atlântico. “Tenho ouvido comentários neste sentido, mas ainda nada foi formalizado”, observa.

A defesa das águas brasileiras está na Constituição Federal, no Artigo 20, que trata dos Bens da União. Em seu inciso III, a legislação determina que rios e quaisquer correntes de água no território nacional, inclusive o espaço do mar territorial, é pertencente à União.

Isto é complementado pela Lei 9.433/97, sobre Política Nacional de Recursos Hídricos, em seu Art. 1, inciso II, que estabelece ser a água um recurso limitado, dotado de valor econômico. E ainda determina que o poder público seja o responsável pela licença para uso dos recursos hídricos, “como derivação ou captação de parcela de água”. O gerente do Projeto Panamazônia, do INPE, o geólogo Paulo Roberto Martini, também tomou conhecimento do caso em conversa com técnicos de outros órgãos estatais. “Têm nos chegado diversas informações neste sentido, infelizmente sempre estão tirando irregularmente algo da Amazônia”, comentou o cientista, preocupado com o contrabando.

Os cálculos preliminares mostram que cada navio tem se abastecido com 250 milhões de litros. A ingerência estrangeira nos recursos naturais da região amazônica tem aumentado significativamente nos últimos anos.

Águas amazônicas 

Seja por ação de empresas multinacionais, pesquisadores estrangeiros autônomos ou pelas missões religiosas internacionais. Mesmo com o Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM) ainda não foi possível conter os contrabandos e a interferência externa dentro da região.

A hidropirataria também é conhecida dos pesquisadores da Petrobras e de órgãos públicos estaduais do Amazonas. A informação deste novo crime chegou, de maneira não oficial, ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), órgão do governo local. “Uma mobilização até o local seria extremamente dispendiosa e necessitaríamos do auxílio tanto de outros órgãos como da comunidade para coibir essa prática”, reafirmou Ivo Brasil. A captação é feita pelos petroleiros na foz do rio ou já dentro do curso de água doce. Somente o local do deságüe do Amazonas no Atlântico tem 320 km de extensão e fica dentro do território do Amapá. Neste lugar, a profundidade média é em torno de 50 m, o que suportaria o trânsito de um grande navio cargueiro. O contrabando é facilitado pela ausência de fiscalização na área.

Essa água, apesar de conter uma gama residual imensa e a maior parte de origem mineral, pode ser facilmente tratada. Para empresas engarrafadoras, tanto da Europa como do Oriente Médio, trabalhar com essa água mesmo no estado bruto representaria uma grande economia. O custo por litro tratado seria muito inferior aos processos de dessalinizar águas subterrâneas ou oceânicas. Além de livrar-se do pagamento das altas taxas de utilização das águas de superfície existentes, principalmente, dos rios europeus.

As águas salinizadas estão presentes no subsolo de vários países do Oriente Médio, como a Arábia Saudita, Kuwait e Israel. Eles praticamente só dispõem desta fonte para seus abastecimentos. O Brasil importa desta região cerca de 5% de todo o petróleo que será convertido para gasolina e outros derivados considerados de densidade leve. Esse procedimento de retirada do sal é feito por osmose reversa, algo extremamente caro.

Na dessalinização é gasto US$ 1,50 por metro cúbico e US$ 0,80 com o mesmo volume de água doce tratada.

Hidro ou biopirataria?

O diretor de operações da empresa Águas do Amazonas, o engenheiro Paulo Edgard Fiamenghi, trata as águas do Rio Negro, que abastece Manaus, por processos convencionais. E reconhece que esse procedimento seria de baixo custo para países com grandes dificuldades em obter água potável. “Levar água para se tratar no processo convencional é muito mais barato que o tratamento por osmose reversa”, comenta.

O avanço sobre as reservas hídricas do maior complexo ambiental do mundo, segundo os especialistas, pode ser o começo de um processo desastroso para a Amazônia. E isto surge num momento crítico, cujos esforços estão concentrados em reduzir a destruição da flora e da fauna, abrandando também a pressão internacional pela conservação dos ecossistemas locais.

Entretanto, no meio científico ninguém poderia supor que o manancial hídrico seria a próxima vítima da pirataria ambiental. Porém os pesquisadores brasileiros questionam o real interesse em se levar as águas amazônicas para outros continentes. O que suscita novamente o maior drama amazônico, o roubo de seus organismos vivos. “Podem estar levando água, peixes ou outras espécies e isto envolve diretamente a soberania dos países na região”, argumentou Martini.

A mesma linha de raciocínio é utilizada pelo professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Universidade Federal do Paraná, Ary Haro. Para ele, o simples roubo de água doce está longe de ser vantajoso no aspecto econômico. “Como ainda é desconhecido, só podemos formular teorias e uma delas pode estar ligada ao contrabando de peixes ou mesmo de microorganismos”, observou.

Essa suposição também é tida como algo possível para Fiamenghi, pois o volume levado na nova modalidade, denominada “hidropirataria” seria relativamente pequeno. Um navio petroleiro armazenaria o equivalente a meio dia de água utilizada pela cidade de Manaus, de 1,5 milhão de habitantes. “Desconheço esse caso, mas podemos estar diante de outros interesses além de se levar apenas água doce”, comentou.

Segundo o pesquisador do INPE, a saturação dos recursos hídricos utilizáveis vem numa progressão mundial e a Amazônia é considerada a grande reserva do Planeta para os próximos mil anos. Pelos seus cálculos, 12% da água doce de superfície se encontram no território amazônico. “Essa é uma estimativa extremamente conservadora, há os que defendem 26% como o número mais preciso”, explicou.

Em todo o Planeta, dois terços são ocupado por oceanos, mares e rios. Porém, somente 3% desse volume são de água doce. Um índice baixo, que se torna ainda menor se for excluído o percentual encontrado no estado sólido, como nas geleiras polares e nos cumes das grandes cordilheiras. Contando ainda com as águas subterrâneas. Atualmente, na superfície do Planeta, a água em estado líquido, representa menos de 1% deste total disponível.

A previsão é que num período entre 100 e 150 anos, as guerras sejam motivadas pela detenção dos recursos hídricos utilizáveis no consumo humano e em suas diversas atividades, com a agricultura. Muito disto se daria pela quebra dos regimes de chuvas, causada pelo aquecimento global. Isto alteraria profundamente o cenário hidrológico mundial, trazendo estiagem mais longas, menores índices pluviométricos, além do degelo das reservas polares e das neves permanentes.

Sob esse aspecto, a Amazônia se transforma num local estratégico. Muito devido às suas características particulares, como o fato de ser a maior bacia existente na Terra e deter a mais complexa rede hidrográfica do planeta, com mais de mil afluentes. Diante deste quadro, a conclusão é óbvia: a sobrevivência da biodiversidade mundial passa pela preservação desta reserva.

Mas a importância deste reduto natural poderá ser, num futuro próximo, sinônimo de riscos à soberania dos territórios panamazônicos. O que significa dizer que o Brasil seria um alvo prioritário numa eventual tentativa de se internacionalizar esses recursos, como já ocorre no caso das patentes de produtos derivados de espécies amazônicas. Pois 63,88% das águas que formam o rio se encontram dentro dos limites nacionais.

Esse potencial conflito é algo que projetos como o Sistema de Vigilância da Amazônia procuram minimizar. Outro aspecto a ser contornado é a falta de monitoramento da foz do rio. A cobertura de nuvens em toda Amazônia é intensa e os satélites de sensoriamento remoto não conseguem obter imagens do local. Já os satélites de captação de imagens via radar, que conseguiriam furar o bloqueio das nuvens e detectar os navios, estão operando mais ao norte.

As águas amazônicas representam 68% de todo volume hídrico existente no Brasil. E sua importância para o futuro da humanidade é fundamental. Entre 1970 e 1995 a quantidade de água disponível para cada habitante do mundo caiu 37% em todo mundo, e atualmente cerca de 1,4 bilhão de pessoas não têm acesso a água limpa. Segundo a Water World Vision, somente o Rio Amazonas e o Congo podem ser qualificados como limpos.

Fonte: Ambiente Brasil

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das principais notícias do mundo e das Forças Armadas Brasileiras.

Clique aqui e curta!

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 01/29/2015, em Brasil, Marinha e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 37 Comentários.

  1. Os beócios de carteirinha, Expedida nas escolas de Engenharia do Brasil, ainda não se deram conta de que um PETROLEIRO de grande Tonelagem necessitam de lastro para navegar para o Oriente apos descarregado o Petróleo.

    Dai, e só carregar no foz do rio Amazonas, nem precisa parar e ancorar; é só ir navegando devagar e possantes Bombas de Sucção vão sugando rapidamente grandes quantidades de Água. Essa agua é trocada no seu porcentual nos países fornecedores de Petróleo.

    “Uma mobilização até o local seria extremamente dispendiosa e necessitaríamos do auxílio tanto de outros órgãos como da comunidade para coibir essa prática”, reafirmou Ivo Brasil. (citação da matéria)

    Não cabeção; fica comprando Porta Aviões de Sucata enquanto estão roubando água na cara dura. Quanto a “comunidade”… poderiam convocar todos pescadores e surfistas com suas jangadas quando não é época de pesca, e com funda, sarabatana, tacape de índio e estilingue enfrentar esses Petroleiros no fragrante delito criminal. E a Dona Presidanta!? o que esta fazendo para ver isso e coibir. Eta “Uma mobilização até o local seria extremamente dispendiosa e necessitaríamos do auxílio tanto de outros órgãos como da comunidade para coibir essa prática”, reafirmou Ivo Brasil.Eta paisinho de Indios!!

    Curtir

    • Acho que VC e um sem saber para não ser desrespeitavel com vc.o lastro de um navio e reposto no propio caís e de água salgada não precisa adentrar o Amazonas para se lastriar .palavra de pai de oficial da marinha.

      Curtir

  2. Onde já se viu!!! Crias-se um órgão para a tal situação, mas ele não pode agir se não tiver uma denuncia!!! É o fim!!!

    Curtir

  3. Ha muito que se questionar no bojo desta materia, mas o texto completo sera veiculado no meu site: http://www.linhadotempo.com.
    As aguas Amazonicas realmente surpreende pela gama do eco-sistema como um todo…
    No entanto o desague leva toda a agua a integrar as do mar…
    Querendo ou nao e obvio que o curso da natureza e imprevizivel…
    No contexto das soberanias existe interesses e entre eles o mais presente e o economico…
    Coibir a saida das aguas nunca vai acontecer. O mais provavel e que se estabeleca um comercio…
    Afinal somos parte de um tratado mundial de manter a humanidade viva…
    Se comercializamos mantimentos para alimentar o mundo que difernsa faz vender agua?

    Curtir

  4. Manoel Vieira Filho

    Em todos os noticiários e comentários, nosso Brasil é identificado como grande fonte de soluções para os problemas que afligem outras nações, todas elas muito bem armadas, equipadas e vigiadas, para proteger seus interesses. Entretanto, mesmo cientes detão graves circunstâncias, negligenciam de nossa segurança, como se acumpliciando da destrutiva pilhagem promovida contra nós, sem nenhuma resistência. É urgente que nossas Forças Armadas tomem posição decisiva, protegendo-nos de todos os males que nos assolam, inclusive dentro do Território Nacional.

    Curtir

  5. luiz anselmo pias perlin

    Problema de facil solução criace uma lei todo navio deve pegar agua somente em mar aberto agua salgada e criar um orgão que fiscalize, o dificel é encontrar funcionarios com consciencia de que seu trabalho é tão importante que a aceitação de suborno deva ser cobrada com a morte,pois os capitães destes navios facilmente podem subornar os funcionarios responsaveis pela fiscalização imaginem cada capitão pagando 5 mil reais por carga de agua doce facilmente seria vendido por 25 mil dolares no exterior os capitães resolveriam seu problema de lastro e ainda lucrarião por esta razão comentei que a pena por corupção de funcionarios publicos deve ser a morte.

    Curtir

  6. eadem@ig.com.br

    Povo sensato e que confia na respeitável justiça que tem é isso aí: Mata seus bandidos e fim de papo!

    Ao contrário, um povinho vagabundo como o brasileiro no qual cada família tem um ou mais marginais e com uma justiça corrupta, não pode matar seus marginais sem dar um tiro no próprio pé…

    Curtir

    • luiz anselmo pias perlin

      Se tu tens um cancer que pode ser retirado de seu corpo voce fica com a doença porque nasceste com ela ou retira para sobreviver.EU SEI QUE O QUE PROPONHO É DOLOROSO SEI MESMO E ACREDITE MAS SE MATARMOS A DOENÇA NO PONTO DE ORIGEM AS CHANCES DE SOBREVIVENCIA SÃO MAIORES TEMOS DE COMBATER A DOENÇA JA NO COMEÇO DE MANIFESTAÇÃO AS CHANCES DE RECUPERAR O PASCIENTE SÃO BEM MAIORES SOU A FAVOR DA EUTANAZIA PRINCIPALMENTE SE O PASCIENTE ALEM DE NÃO TER CURA TER A DOENÇA TRANSMICIVEL A SIMPLES EXPOSIÇÃO DE SUA PESSOA QUE FIQUE BEM CLARO QUE ESTAMOS FALANDO DE NOSSOS POLITICOS QUE SÃO UM CANCER PARA O PAIS E DIGO TODOS POIS OS QUE NÃO ROUBÃO SE ACOVARDÃO NÃO ENFRENTÃO OS MARGINAIS E COM TANTOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES NÃO ENFRENTALOS É COVARDIA E CONIVENCIA .

      Curtir

  7. E nossas autoridade e dirigentes político estão dormindo num rio de dinheiros . Só dá valor pro brasileiro em tempo de eleição pra pedir voto pra ser eleito . Depois que entro no poder ,
    Fica dormindo num rio de dinheiro

    Curtir

  8. luizbezerrasgt3

    Estão roubando o ouro do futuro a água e o governo não toma providências, pois na água encontra-se também as biodiversidades de animais marinhos etc.. pois o mundo necessita de água doce para sobreviverem, e estão invadindo nosso território roubando nossos recursos minerais, e sem falar das patentes também.

    Curtir

  9. O que realmente rouba os recursos hídricos no Brasil e no mundo é a exploração agropecuária. Além disso está também contribui de forma absurda para o desmatamento, poluição dos solos e mares, e é a principal causa para o efeito de estufa, etc. O resto são migalhas. Só não vê quem não quer.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Henrique de Almeida Gomes

    Não é só a hidropirataria, pois a água de lastro é bem pior. Sabemos que a H2o é necessária para o equilíbrio dos navios. O pior que trazem água potrificada e contaminada nos fazendo de lixeira derramam nos nossos rios, Lavao os porões da forma que querem reabastecem com nossa água vão vender a preço de ouro na Europa. E nós de braços cruzados. Como está na materia o Dr. Ivo Brasil não sabe de nada, r brincadeira só ele não sabe.

    Curtir

  11. Galera, essa notícia é antiga! Agosto de 2004!
    A sra Dilma nem era presidente na época! Vamos pesquisar antes de criticar?!
    http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/navios_roubam_agua_dos_rios_da_amazonia.html

    Curtir

  12. O BRASIL ,QUANTO VAI PARAR DE SER SOMENTE UM MERO PAÍS DOS OUTROS CADE O EXERCITO NÃO VE QUE SEUS FILHOS VÃO FICAR SEM NADA DAQUI ALGUNS ANOS E SOBRAR SÓ IMPOSTOS. O BRASIL PRECISA DA MAIOR INTERVENÇÃO FEDERAL NO CONGRESSO .ATUALIZAÇÃO DAS LEIS E A CONSTITUIÇÃO . A CONSTITUIÇÃO É O ESCUDO DOS CORRUPTOS . BRASIL ESTA PERDIDO .TODOS OS RECURSOS NATURAIS ,IMPEDIMENTO DE OUTROS PAÍSES DE PROGRIDE EM TODOS OS SETORES PROFISSIONAIS .

    Curtir

  13. Falta uma denúncia oficial? Bando de frouxas! Essa reportagem seria mais que suficiente para que nossas “competentes e combativas” autoridades tomassem uma atitude. E essa estória de guerra por água? Cá pra nós. Qual nação ficará refém disso? Pra isso vão aprimorar a tecnologia, se necessária, de dessalinização, simples assim. Uma guerra por água, só seria, possível após um hecatacombe nuclear. Exaurindo muitas fontes de água,grandes lagos e rios menores, somando-se ao fim do gelo, nas cordilheiras. Do mais é papo de ficção. Se estão roubando água nas nossas fuças é provavelmente em busca de bactérias e animais de nível celular para biotecnologia e farmácia. Não é para abastecer nação nenhuma.

    Curtir

    • Eu estou pasmo com isso , é claro que isso é um grande desastre . vamos fazer uma greve e que esses navios não entre em nosso espaço aquático sem fiscalização e acompanhado de GPS as vista dos olhos das nossas autoridades competentes , marinha e aeronáutica é a + responsável por isso . se tiramos uma presidente porque não vetamos esses navios petróleiro , não vamos aceitar isso vamos já chamar as autoridades e tira esse ladrões de pé de algudoes que quando entra no Brasil não sentimos sua evasão porque seu movimento é tão sutil que nem notamos só sabemos quando a prática já está sendo executadas .

      Curtir

  14. Marlon bentes

    Os órgãos não estão nem aí pra isso aqui no Amazonas os estrangeiros vem e fazem o que bem entendem e nada e feito pelos órgão daqui.pura falta de interrese

    Curtir

  15. O crime “do futuro”

    Curtir

  16. Projeto civan é uma farsa quem controla mesmo e o usa ,depois deste foi que aumentou a roubalheira na Amazônia.enquanti is generais das FAB não assumir o país ,seremos escravos dos usa grã.

    Curtir

  17. Daniel Luiz Olbach

    Acho que devemos processar o mar ,ele está roubando toda agua que os gringos não conseguiram levar !

    Curtir

  18. Muito estranhei precisar de uma denúncia formal pra.um órgão fiscalizador atuar.

    Curtir

  19. Um absurdo! Onde está o nosso governo que não toma uma atitude?

    Curtir

  20. luiz carlos campregher

    kkkkkkkkk enquanto eu pago um absurdo na conta dagua mesmo economizando,os gringos vem aqui e levam agua de graça,o paizinho de merda

    Curtir

  21. Eu tenho 64 anos de vida. E desde que entendi por gente recebo informações sobre o saque das riquezas naturais do Brasil. Acredito que são informações procedentes , pois do contrario não estaríamos tão longe sermos uma nação desenvolvida usufruindo das riquezas que temos. SQN,..vivemos na penúria do terceiro mundo subdesenvolvido com todas as mazelas porque nunca fomos educados para defender e preservar o que é nosso, mas sim para entregar de mão beijada com a conivência das autoridades desde o período colonial. Os poucos que ousaram fazer melhor no sentido de modificar tal pratica, foram pro saco… a história, a não oficial, na maioria relata bem isso. Basta procurar saber.

    Curtir

  22. Um funcionário do órgão , ou amigo, ou vizinho pode fazer uma denúncia . Essa desculpa e de quem não quer trabalhar.

    Curtir

  23. Sílvio Ferreira

    Minha opinião:
    Uma boa parte da água do rio Amazonas vem de fora do Brasil (cordilheira dos Andes). Ela deságua no oceano Atlântico e se perde, misturando-se com a água do mar.
    Não se trata de pegar água tratada e de consumo do povo e nem prejudica ninguém. Não causa nenhum tipo de prejuízo à União, aos estados ou a quem quer que seja.
    Acho que as “otoridades” deveriam estar mais preocupadas (e agirem com rigor) é com a poluição dos nossos mananciais e com o desmatamento da floresta, causado pelos próprios brasileiros. Isso sim, coloca em risco o abastecimento de água em um futuro próximo.
    A quantidade de água que esses navios supostamente levam é ínfima e não traz nenhum desequilíbrio ou impacto ambiental.

    Curtir

  24. Santo Cecilio

    Mas que pasmaceira! Como são desidiosos, pusilânimes, coniventes! Chegam às raias da cumplicidade, do conluio. Então, sabe-se que a Casa da Moeda é invadida frequentemente, seja por informação oficiosa ou não e as ditas autoridades, com as suas bocas abertas, não fazem nada porque necessitam de uma “denúncia oficial”. Ora, ora, ora! E ainda acreditam em soberania? Como?
    Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara a sua própria queda.
    Rui Barbosa

    Curtir

  25. Caros, qual o crime nesse ato ? as águas do Rio Amazonas pertencem às generosas cordilheiras dos Andes, que ao sofrerem o degelo doam suas águas para nossa maior bacia hidrográfica. esse Rio que é desrespeitado por toda sua extensao pelas politicas de saneamento inexistentes. As aguas sao entao entregues ao Oceano Atlântico. Quem quer que queira a posse desse volume (absurdo) de agua teria que possuir uma capacidade de armazenamento inimaginável. A Agua esta sendo roubada ? E quem vai ligar ou se importar para os bilhões de litros de esgoto despejado em seus afluentes?

    Curtir

  26. dêem uma única CHANCE á TRANSPARENCIA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA etc pois é práticamente IMPOSSÍVEL ter CORRUPÇÃO SONEGAÇÃO ENRIQUECIMENTO ILICITO LAVAGEM DINHEIRO CAIXA 01 02 1000 MÁFIAS MILICIAS FACÇOESCRIMINOSAS etc aonde tem 1000%TRANSPARENCIA 1000%DEMOCRACIA PARTICIPATIVA 1000%BIOMETRIA DIGITAL ONLINE INTERNET INFORMATIZAÇÃO INTEGRALIZAÇÃO etc de todos os SERVIÇOS PÚBLICOS SAÚDE EDUCAÇÃO SEGURANÇAPÚBICA etc
    =
    pois em 02:45 Antonio Roberto Vigne disse a palavra chave definitiva a verdadeira democracia que os POLÍTICOS PARTIDOSPOLÍTICOS SISTEMASPOLÍTICOS etc sempre TREMEM AO OUVI-LA sempre á TEMERAM e EVITAM ao máximo nas suas CAMPANHAS POLÍTICAS falam em tudo que se imagina mas nuncajamais falam em TRANSPARENCIA etc acabar com FOROS PRIVILEGIADOS IMUNIDADES IMPUNIDADES PARLAMENTARES e JUIZES do STF STJ CNJ etc serem CONCURSADOS como são os JUÍZES da MPF MPE e os PF etc
    =
    a qual TRANSPARENCIA etc deveria deve ser DIVULGADO e ser exigido incessantemente constantemente pelo povo em todas as suas MANIFESTAÇÕES MOBILIZAÇÕES PASSEATAS etc que é simplesmente TRANSPARENCIA como o TRIMESTRAL EXTRATO FGTS ea DEMOCRACIA PARTICIPATIVA DIRETA RETA com REFERENDO PLEBISCITO CONSULTA POPULAR etc só com os nativos cidadões brasileiros etc como todo o povo ingles decidiram sair ou não da UNIÃO EUROPÉIA aqui seria o povobrasileiro decidir sair ou não do MERCOSUL etc e como também a DEMOCRACIA PARTICIPATIVA DIGITAL como o=CONSOCIAL=o e-DEMOCRACIA do CONGRESSONACIONAL etc
    =

    =
    sem nenhum INTERMEDIÁRIO ATRAVESSADORES etc os quais geralmente sempre foram MANIPULADOS pelos os que estão com a CHAVE do COFRE PÚBLICO etc juntamente com BIOMETRIA DIGITAL INFORMATIZAÇÃO INTEGRALIZAÇÃO etc de todo o SERVIÇO PÚBLICO SAÚDE EDUCAÇÃO SEGURANÇA etc e acabar com todos os tipos variações do PATERNALISMO que isto áquilo é GRÁTIS etc
    =
    pois as máximas LIDERANÇAS POLÍTICAS RELIGIOSAS MÍDIAemGERAL FINANCEIRAS EMPRESARIAIS INSTITUICIONAIS etc brasileiras dêem durante pelo menos 03, 04 anos etc uma ÚNICA OPORTUNIDADE Á TRANSPARENCIA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA etc
    =
    parabéns isto deveria ser ter CAMPANHA durante o ano inteiro durante todos os anos etc pela própria MÍDIAemGERAL até o POVO em GERAL entenderem completamente pois a maioria do POVO BRASILEIRO não sabe o que é TRANSPARENCIA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA etc
    =
    e não sabem que NÃO EXISTE NADA GRÁTIS ali na verdade aonde dizem que é GRÁTIS cada centavinho ali saiu direto indiretamente do BOLSO dos próprios cidadões brasileiros etc o POVO é que é na verdade o PATRÃO
    =
    obs que na maioria dos países padrão primeirissimos mundos SÚÉCIA SÚÍÇA ISLANDIA AUSTRÁLIA CANADÁ EUA INGLATERRA NORUEGA DINAMARCA etc é TRANSPARENCIA etc pois a maioria ali são COLÉGIO ELEITORAL ELEIÇÕES INDIRETAS MONARQUIAS ABSOLUTISTAS ou CONSTITUCIONAIS etc o que os DIFERENCIA é só o NÍVEL o GRAU de TRANSPARENCIA quanto maior mais primeiro mundo és
    =
    TRANSPARENCIA é essencial obs que muitos são á favor da MONARQUIA do MILITARISMO do SECTARISMO TEOCRACIA RELIGIOSA etc etc mas aonde não tem TRANSPARENCIA com EFICIENCIA etc ali não adianta nada de nada ali tem sim nem que seja ocultamente todos os tipos de CORRUPÇÕES SONEGAÇÕES ENRIQUECIMENTOS ILICITOS etc a palavra chave é TRANSPARENCIA etc

    Curtir

  27. Eu tenho uma teoria…….. O RN é um grande exportador de sal, pela alegação de que o sal produzido é melhor e mais barato. Navios graneleiros partem dos portos do RN carregados se sal, e e administradores portuários fazem cálculos de grandes exportações. Um dia na história o navios partiram carregados de areia monazítica, alegando lastro……..E eu entendo que o sal é o DNA da terra…. já devem estar anos de pesquisa na frente

    Curtir

  28. Será água somente, ou estes navios não seriam equipados para sugar minérios em lugares detectados por satélites?

    Curtir

  1. Pingback: Navios roubam água dos rios da Amazônia | Guerra & Armas – Brasdangola Blogue

  2. Pingback: Notícias interessantes sobre água – aguaboa: um site em construção (veja bem, em construção) para a sua saúde

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!