‘FT’ questiona se novo líder grego pode vir a ser um Lula ou um Chávez

Texto do FT questiona se novo líder grego será como Lula ou Chávez (Foto: Reprodução/FT)

Neste final de semana, o partido Syriza venceu as eleições legislativas da Grécia. Entre seus principais pontos, o programa econômico do Syriza compreende o fim das medidas de austeridade e a renegociação da dívida pública do país, que representa 175% do PIB.

Diante desse cenário de desconfiança do mercado, já que o partido do líder do Syriza, Alexis Tsipras, é contra a austeridade, o jornal britânico “Financial Times” publicou um texto em que questiona se a nova liderança poderá vir a ser “um Lula” ou “Chávez”, em referência aos ex-presidentes do Brasil e da Venezuela. Veja a reportagem original aqui.

Para Tony Barber, autor do texto, a questão central, “para a qual nenhuma resposta definitiva pode ser dada”, é saber se Tsipras está disposto a fazer acordos com os credores da Grécia. Segundo Barbar, “durante três anos, Tsipras, às vezes, soava como Hugo Chávez , o presidente populista e ‘bicho-papão’ dos EUA, e , por vezes, como Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente brasileiro, que, uma vez no cargo, governou como um reformista, em vez de um esquerdista radical”.

Jovem e carismático
Tsipras, um líder político jovem (tem 40 anos) e carismático, foi fundamental nessa transformação do Syriza.

Conhecido por seus discursos empolgantes e sua aversão a gravatas, ele assumiu a liderança do partido em 2008 e foi eleito para o Parlamento em 2009.

“A crise econômica e o colapso dos partidos tradicionais certamente ajudaram a aumentar a influência do Syriza, mas foi Alexis Tsipras que catapultou o partido”, explica Christoforos Vernardakis, professor de ciência política da Universidade Aristóteles de Salonica e fundador do instituto de pesquisas VPRC.

“Isso aconteceu porque Tsipras é jovem e não parece ter medo. Ele pegou uma esquerda que estava na defensiva e a transformou em uma opção crível para o governo.”

Para seus simpatizantes, Tsipras é um líder nato, que trata com respeito quem está a seu redor. “Ele gosta de processos e decisões coletivas”, diz Samanidis.

Nikos Karanikas, um velho amigo e colega de partido, por exemplo, diz que, apesar da ter se tornado um líder político proeminente, Tsipras ainda vive em um bairro de classe média de Kypseli, em Atenas, e continua a trabalhar como engenheiro civil.

Seus críticos, porém, costumam retratá-lo como um político arrogante, inexperiente e com fome de poder.

Mudança
No que diz respeito a suas propostas políticas, o Syriza não só se opõe ao resgate internacional da Grécia e às medidas de austeridade como quer renegociar parte da dívida grega.

Essas promessas têm gerado nervosismo nos mercados financeiros e já se especula sobre uma possível saída da Grécia da zona do euro.

De acordo com o correspondente da BBC na Grécia, Mark Lowen, muitos no país parecem dispostos a dar uma chance a Tsipras.

Outros, porém, acreditam que uma vitória do Syriza poderia aprofundar a crise no país e levar a um confronto entre a Grécia e a União Europeia.

G1

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das principais notícias do mundo e das Forças Armadas Brasileiras.

Clique aqui e curta!

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 01/26/2015, em Europa, Internacional e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    O grego Tsypras governará com maioria comunista contrária à União Européia e favorável ao calote da impagável dívida grega de 175% do PIB desse país que além do turismo e azeite de oliva, não produz porcaria nenhuma e nem possui recursos naturais que lhe dê algum tipo de sustentação alternativa.

    Se a Grécia cismar de sair da zona do Euro os EUA baterão palmas porque ferrará com a Europa e principalmente a Alemanha, credoras dos gregos. Mas sem dinheiro, ninguém fará negócios com os gregos, a não ser algum governo composto por cretinos, incompetentes e irresponsáveis como o do Luladrão ou da anta Dilma, que no auge da crise grega emprestaram milhões de dólares das reservas brasileiras para os patifes corruptos do desgoverno helênico.

    Mas alguns nazistas também se elegeram na Grécia, mas como são minoria não pesam muito na balança. Todavia se a crise piorar demais, eles poderão aparecer como uma boa solução.

    Que para desespero dos judeus e seus parceiros gangsters norte-americanos poderão contaminar toda a Europa e aí, com sorte, a vaquinha do EIXO DO MAL (Israel, USA, UK, França e alguns satélites escravos aliados) irá para o brejo e dali, com mais um pouco de sorte, direto para os quintos dos infernos!

    Curtir

    • Paulo Kelson Freitas

      Você não passa de um extremista e antissemita que pensa que globalistas é somente ocidentais. Talvez pode ser um dos inúmeros “eurasianos” que acreditam que a melhor solução é o ‘paraíso’ russo do psicopata e ex-coronel e torturador da KGB, Vladimir Putin.

      Curtir

  2. o jornal britânico “Financial Times” publicou um texto em que questiona se a nova liderança poderá vir a ser “um Lula” ou “Chávez”, (CITAÇÃO DA MATÉRIA)

    Lula ele não podera ser, para isso teria que ser mais analfabeto do que o Molusco, cujo eleitores são mais “burros” do que o Molusco.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: