Governo chinês decide que aeronave furtiva J-20 não será exportada!

J-20
A decisão de Pequim foi recebida com surpresa nos meios especializados, haja vista, desde 2011, quando o Chengdu J-20 foi visto pela primeira vez, analistas ocidentais acreditavam que essa aeronave estaria disponível para exportação.

Com essa decisão, o objetivo da China é evitar que tecnologia sensível de 5ª geração presente em sua aeronave termine parando em mãos hostis. Essa é a mesma linha de raciocínio adotada pelo Congresso dos EUA quando, em meados do ano 2000, foi proibida a exportação do caça stealth F-22.

A decisão chinesa também é vista com ironia pelo mercado, em parte pelo fato de existirem fortes indícios de que parte da tecnologia sensível presente no J-20 foi obtida ilegalmente, através de hackers chineses, e espionagem, provenientes do programa do F-35.

Apesar da surpresa com a proibição de exportação para o J-20, as coisas, efetivamente, começam a fazer mais sentido, uma vez que o parque aeroespacial chinês trabalha em uma segunda aeronave com características furtivas, o Shenyang J-31 (FC-31), que, ao contrário do primeiro, declaradamente destina-se ao mercado externo.

Voltando ao J-20, seu desenvolvimento está em estágio acelerado. Existem cinco protótipos em testes, construídos sucessivamente, de forma que cada um deles incorporta avanços tecnológicos em relação ao modelo imediatamente anterior. Estima-se que até o final de 2017, a aeronave já estará operacional na PLAAF (Força Aérea Chinesa).

FONTE: War Is Boring, Medium – EDIÇÃO: Cavok

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 12/21/2014, em Ásia, Internacional e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. eadem@ig.com.br

    Concordo. Um avião desses não pode ser compartilhado com prováveis in imogops potenciais da China e puxa-sacos dos americanos e judeus.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: