Aeronaves antigas ainda em operação no mundo

F-14_IRÃ_nova camuflagem #1O site flightglobal listou 10 aeronaves militares que são cada vez mais raras nos céus de hoje.

1. Grumman F-14

#1

Apesar de suas diferenças consideráveis com os EUA, Teerã continua a apoiar uma frota envelhecida de 24 caças Grumman F-14A, que foram entregues à Força Aérea iraniana antes da revolução islâmica de 1979. Os Tomcats são apoiados em uso ativo por 42 McDonnell Douglas F-4 Phantom e 25 Northrop F-5E, incluindo vários destes que foram adaptados para uma configuração de cauda dupla chamado Saegheh.

2. North American Rockwell OV-10

#2

Fãs do North American Rockwell OV-10 terão o prazer de ver o Bronco voando por um trio de operadores. Otimizado para o papel de contra-insurgência, o modelo bimotor ainda é empregado pelas forças aéreas da Colômbia, Filipinas e Venezuela (foto), que voam sete, oito e cinco exemplos, respectivamente. Duas aeronaves foram recentemente modernizadas para o padrão OV-10G+ pelo Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos, e três são de propriedade da NASA.

3. Boeing 727

#3

A força aérea afegã adquiriu três Boeings 727 para aplicações de transporte. Kabul irá juntar-se apenas quatro outros operadores militares em voar o clássico trimotor. Combinadas, as forças aéreas da Colômbia, a República Democrática do Congo, Equador e México hoje pilotam um combinado 14 unidades.

4. Shorts SC.7 Skyvan

#4

O Shorts SC.7 Skyvan é um dos tipos mais raros de uso militar, com apenas dois operadores na ativa. A Força de Defesa da Guiana opera um no papel de transporte aéreo, enquanto a Força Aérea Real de Oman usa três em uma variante de patrulha marítima apelidado de “Seavan”.

5. North American T-2Buckeye

#5

Voando pela primeira vez em janeiro de 1958, o treinador norte-americana T-2 Buckeye foi desenvolvido para a Marinha dos EUA, que operou o avião até 2008. Hoje, o projeto é levado unicamente pela força aérea grega, que tem uma frota ativa de 40 da variantes ‘C’ que foram entregues em 1977.

6. Scottish Bulldog Aviation

#6

Um ex-fiel de armas de treinamento da Força Aérea em países incluindo o Reino Unido e a Suécia, o Bulldog ainda está em uso militar, com um combinado de oito unidades no Quênia (cinco) e no Líbano (três).

7. Dornier 28

#7

O Dornier 28 Skyservant retratado aqui é um exemplar de propriedade privada. Ainda está em uso pelas forças aéreas de Angola (1) e da Zâmbia (5).

8. AermacchiMB-326 / Atlas Impala

#8

O modelo italiano Aermacchi MB-326 e seu derivado do Sul Africano, desenvolvido pela Atlas, são ambos usados apenas por operadores individuais; respectivamente a força aérea de Togo, com seis EMB-326 de treinamento e Camarões, com cinco Impalas com capacidade de combate, adquirida após sua aposentadoria pela Força Aérea Sul Africana.

9. Hawker Hunter

#9

A imagem acima é de um Hawker Hunter da RAF sendo rebocado em uma base aérea da Jordânia em 1958. Embora nenhum nação ainda opere o modelo, ele ainda consta no inventário da força aérea libanesa, que tem três unidades monoplaces e um treinador.

10. Atlas Cheetah

#10

O Cheetah é um caça de terceira geração em mais de uma maneira, com seu caminho de desenvolvimento tendo sido executado a partir do Dassault Mirage III e do IAI Kfir. Hoje, o Equador é o único operador tanto do Cheetah – aqui retratado em sua variante C de assento único – e do Kfir, com uma frota combinada de 22 aparelhos. Cerca de 95 Mirage III permanecem em serviço ativo com as forças aéreas de Argentina e no Paquistão.

Fonte: Cavok

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 12/21/2014, em Aviação, Internacional e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: