Tejas da Marinha pronto para ensaios com ski-jump

LCA Tejas NP-1

Um novo capítulo na história da aviação naval da Índia.

O protótipo do Tejas naval NP-1 (Naval Prototype-1) está pronto para proceder com os ensaios críticos no INS Hansa (uma grande réplica de um porta-aviões, porém, baseado em solo) pela primeira vez.

Fontes confirmam a One India que o NP-1 passou por “extensivos pré-requisitos de voo” no Aeroporto da HAL em Bengaluru. A aeronave está em uma boa forma. Nas últimas duas semanas cinco voos foram realizados, visando especificamente aferir velocidade, altitude, ângulo de ataque, as operações de material e acelerações de terra. Todos foram testados e considerados satisfatórios”, disse um funcionário.

INS Hansa

O NP-1 foi lançado com grande alarde em julho de 2010 e a aeronave realizou o primeiro voo em 27 de abril de 2012. Para o NP-1 executar a desafiadora tarefa, uma equipa avançada de especialistas já desembarcou no INS Hansa em Goa.

Ski-jump é uma tecnologicamente já alcançado pela Índia. Só poucos países podem se orgulhar de uma instalação como a da Índia, disse um oficial. Atualmente a Marinha utiliza regularmente o INS Hansa com o MiG 29K, antes de suas operações a bordo INS Vikramaditya, realizando decolagens com ski-jump e pouso enganchado. Serão duas semanas de preparação antes da primeira missão.

Um segundo protótipo (NP-2) também está sendo preparado nos hangares da HAL, e deverá fazer seu voo inaugural antes do final deste ano. O LCA se tornou o maior programa da India na arena aeroespacial militar.

Ski-jump do INS Hansa

O INS Hansa está equipado com ski-jump (capaz de regular o ângulo) para a decolagem e um sistema de para o pouso enganchado. Ele também usa um sistema óptico de pouso, sistema de controle de pouso por TV, sistema de sinalização luminosa e uma série de unidades auxiliares.

FONTE: One India – Tradução e edição: CAVOK

Anúncios

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 12/09/2014, em Aviação, Internacional e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    Tecnologia experimental tem vários inconvenientes:

    1) Pode não dar certo e desperdiça-se enormes somas de dinheiro e recursos.

    2) Às vezes os testes em terra dão certo, mas quando vai-se ás operações, mesmo de treinamento, dá merda. Vejam o decantado Rafale…

    3) País pobre paga esse tipo de “mico”. Suponha-se que estoure uma guerra e o que fará a Índia se esse projeto só ficar pronto em 2020. Isso, se tornar-se operacional.

    Tem muito mais, mas deixa pra lá… o mico é deles…

    Curtir

  2. É o famoso fatia de bolo. Caso haja uma guerra eles cortam as margens do grafico e arrasta ate o Oceano…kkkkkkkkkkkkk

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: