A exemplo da Índia e China, Brasil irá remodelar o A-12 São Paulo

NAe São Paulo com Sea Gripen

Seguindo o exemplo da China, o Brasil irá remodelar o A-12 São Paulo do zero, na prática isso significa que o navio será todo refeito, porém utilizará seu casco , todo o processo levará mais de 1.400 dias, portanto o navio  deve entrar em Período de Modernização de Meio (PMM) no meio do ano que vem e só retornará em 2019 quando operara por mais 20 anos e terá baixa em 2039, mas é bom ressaltarmos aqui no Guerra & Armas que esta remodelagem não é um tapa buracos mas sim uma reconstrução e modernização com componentes de ultima geração e armamentos sofisticados colocando o A-12 no patamar de navios da mesma classe de  Europeus ou de seus parceiros Indiano e Chinês,.

Com a reforma o navio operará o Gripen BR versão naval que deverá ter o projeto iniciado já em 2015 (segundo estimativas da SAAB), o Guerra & Armas através do Site Poder Aéreo levantou os principais pontos que será reformados ou remodelados:

  • a reforma de seu interior, melhorando significativamente as condições de habitação para sua tripulação;
  • substituição de tubulações e fiações;
  • implementação de um novo sistema de propulsão, geração e distribuição de energia;
  • revitalização das fontes de geração de vapor;
  • revitalização geral (com substituição de diversas peças) das duas catapultas, permitindo que ambas lancem aeronaves com até 20,5 toneladas;
  • revitalização (com substituição de diversas peças, incluindo os cabos) do aparelho de parada, permitindo o pouso de aeronaves mais pesadas e de alto desempenho;
  • revitalização (com substituição de diversas peças) de ambos os elevadores de aeronaves, fazendo com que cada um deles tenha a capacidade superior a 20 toneladas;
  • modernização do sistema ótico de pouso;
  • modernização dos sistemas de controle de avarias do convoo e do hangar;
  • modificações e modernização dos sistemas de tratamento de águas servidas;
  • modificações e modernização do sistema de ar condicionado;
  • modificações e modernização das câmaras frigoríficas;
  • modificações e modernização nos sistemas de ar comprimido;
  • instalação de novos sistemas de defesa de ponto;
  • substituição dos radares de busca combinada e de aproximação, integrando-os ao SICONTA Mk. IV; e
  • instalação de novo sistema integrado de comunicações.

A modernização do NAe “São Paulo” permitirá que o projeto e viabilização da construção de seu substituto – que deslocará entre 50.000 e 60.000 toneladas – sejam estendidos, aguardando condições orçamentárias mais favoráveis. (Trecho de matéria retirado do site Poder Aéreo).

Redação Guerra & Armas

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 12/09/2014, em Armas Brasileiras, Marinha e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. NO MEU VER ,SE O BRASIL CONSTRUÍSSE UM PORTA AVIÃO NOVO E COM ENERGIA NUCLEAR ,SERIA MELHOR .SE TEMOS A TECNOLOGIA DE FAZER UM MOTOR NUCLEAR PARA UM SUBMARINO ,PQ NÃO FAZER UM NUM NAVIO !

    Curtir

  2. Florencio Costa Nascimento

    Sob essa ótica dos experts, estamos no caminho certo. Bravo Zulú!!!

    Curtir

  3. eadem@ig.com.br

    Pode até ficar um bom porta-aviões, mas nos dias atuais e principalmente no futuro, este já é um conceito obsoleto. Mas se querem gastar dinheiro…

    Curtir

  4. Porta aviões ja é hoje me dia algo obsoleto pois não levaremos guerra a lugar nenhum. Em vez de reformar o SUCATÃO, poderiam ate construir submarinos atomicos ja que temos a tecnologia para tanto

    Curtir

  5. Não vai acontecer nada disso. Sera mais um escândalo tipo Petrolão. Alguém vai fazer lavagem dos parcos recursos dos Brasileiros, Petralhas de m3rd@s, escândalo dos Cartões Corporativos de todo tipo.

    Curtir

  6. luiz anselmo pias perlin

    Suo mais construir um novo gerando empregos no pais e ao mesmo tempo botando serviço nas costas de nossos engenheiros navais com a modernização do são paulo,COLOCAR SEU APRENDIZADO EM PROVA PARA VER SE O INVESTIMENTO FEITO NAS ESCOLAS DE ENGENHARIA NAVAL POSSUEM VALOR.

    Curtir

  7. luiz anselmo pias perlin

    Lanço um desafio a engenheiros navais do Brasil QUAL A POSCIBILIDADE DE AUMENTAR A ESTRUTURA DO PORTA AVIÕES SÃO PAULO EM 17 METROS VAMOS TEXTAR A COMPETENCIA DE NOSSOS ENGENHEIROS NAVAIS.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: