Força Aérea Brasileira avalia a melhor maneira de resgatar avião envolvido em acidente

(Imagem: fabiocampana.com)

Comitiva brasileira retornou de navio até o sul do Chile.

Passada uma semana do acidente envolvendo um avião Hércules C-130 durante um pouso na Antártica, a Força Aérea Brasileira (FAB) avalia os danos e a melhor maneira de resgatar a aeronave. Sem registro de feridos, o acidente ocorreu em 27 de novembro na base área Presidente Eduardo Frei Montalva, mantida pelo Chile na Ilha Rei George, no arquipélago das Shetland do Sul, na área peninsular do continente gelado.

O Hércules teria tido um problema no trem de pouso, informação não confirmada pela FAB. Em virtude da falha, a aeronave bateu na pista e deslizou. Trem de pouso, parte do motor e uma hélice teriam quebrado. Cerca de 40 pessoas, entre militares e civis, estavam a bordo do avião, que cumpria uma missão do Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

Os brasileiros foram socorridos por militares chilenos, que fecharam a pista. Os pousos e decolagens só foram retomados no começo da semana, após a remoção do avião e reparos no aeródromo.

Sem condições de deixar a ilha, a comitiva brasileira seguiu de navio até Punta Arenas, no extremo-sul do Chile. Já a aeronave segue na base chilena, onde são avaliadas as avarias e as melhores formas de retirá-la do local. Não há prazo para o retorno ao Brasil. A FAB informa que apura as causas do acidente.

Não é o primeiro registro de problemas com aviões brasileiros. O Hércules C-130 é o modelo usado pelo país para levar e buscar militares, pesquisadores, equipamentos e mantimentos, dentro da Operação Antártica, que assegura a presença nacional na região — o Brasil possui uma estação na Ilha Rei George, a Comandante Ferraz, destruída por um incêndio em 2012 e substituída por módulos emergenciais.

Em março, pesquisadores ficaram cerca de uma semana retidos na mesma base aérea chilena em virtude das severas condições climáticas e de uma pane em um dos quatro motores do Hércules.

FONTE: Zero Hora

Anúncios

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 12/05/2014, em Notícias. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    No país do Luladrão e da anta Dilma a FAB tem avião novo pra levar o trenzinho da alegria tupiniquim até Moscou, Paris, Lisboa, Londres, etc e com todas as despesas pagas pelos idiotas da Pátria… nós!

    Mas pra FAB defender a soberania nacional é isso aí: Um Hércules C-130 com mais de 50 anos pegando no pesado e sem chance de ser reformado e muito menos, trocado por coisa melhor.

    Mas pro povão “tá bão” né? Votaram na “mãe” Dilma, né? Pois tomem nas roscas que vocês merecem!

    Curtir

  2. Os brasileiros foram socorridos por militares chilenos, que fecharam a pista. Os pousos e decolagens só foram retomados no começo da semana, após a remoção do avião e reparos no aeródromo. (citação da matéria)

    EEETA redação! Uma coisa contradiz outra. (após a remoção do avião e reparos no aeródromo. (citação da matéria) Afinal; foi reparado? ou vai ser reparado?

    Curtir

  3. Acho que é melhor deixar do jeito que esta. Se não vai vazar dinheiro pro ralo de novo.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: