Egito amplia largura de faixa de segurança na fronteira com Gaza

O Egito vai dobrar para 1 km a largura da zona de segurança que o país está abrindo na sua fronteira com a Faixa de Gaza, após a ocorrência de alguns dos piores atos de violência contra o Estado desde que o presidente Mohamed Mursi foi deposto no ano passado.

O Egito declarou estado de emergência na área de fronteira depois que pelo menos 33 agentes de segurança foram mortos no mês passado em dois ataques na Península do Sinai, uma região remota, mas estratégica, entre Israel, Gaza e o Canal de Suez.

O país também acelerou planos para criar uma faixa de segurança, até então com 500 metros de largura, na fronteira, retirando casas, árvores e destruindo túneis subterrâneos que, diz o Egito, eram usados para contrabandear armas de Gaza para militantes no Sinai.

“Foi tomada a decisão de aumentar a largura da zona de segurança ao longo da fronteira em Rafah para 1 quilômetro. A decisão se deu depois da descoberta de túneis com comprimento total de 800 a 1.000 metros”, disse a Mema, agência oficial de notícias.

Moradores do Sinai dizem que eles dependem do comércio de produtos pelos túneis para sobreviver, e a criação da zona de segurança tem gerado insatisfação.

Soldado egípcio inspeciona túnel na fronteira com Rafah, na Faixa de Gaza, no dia  de novembro (Foto: AFP PHOTO / MOHAMED EL-SHERBENY)

FONTE: G1

 

Anúncios

Publicado em 11/17/2014, em Notícias e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    Segurança de fronteira não se discute e cada país toma as providências que achar melhor pra defender sua integridade territorial.

    Mas alí naquela área, nem precisa dizer que os culpados de toda essa patifaria são… ISRAEL e EUA!

    É que Israel cria o clima de instabilidade na região e os agentes norte-americanos se aproveitam disso, encarregando-se de encher a região de armas.

    Já andei por aquela área de eterno conflito e creio que 1 km será pouco: O melhor seriam 2 km.

    Isso, com total remoção de qualquer acampamento, ou povoado civil para no mínimo uns 5 km dessa área de exclusão.

    E com os agentes egípcios atirando pra matar…

    Curtir

  2. Começam com um túnel para passar “alimentos” e outros itens de necessidades. Depois vira passagem para “armas” e munição para destruir vidas inocentes. Se esquecem esses aloprados, que tais armas sempre alimentam os Fabricantes da Grandes Potencias.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: