Putin é o homem mais poderoso do planeta; Dilma é 31ª

O presidente russo Vladimir Putin fala após o 10º Encontro Ásia-Europa em Milão, na Itália (Foto: AFP Photo/Vasily Maximov )

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi apontado pela revista “Forbes” pelo segundo ano seguido como a pessoa mais poderosa do mundo, superando novamente o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

A lista, composta por 72 personalidades, manteve os cinco primeiros colocados iguais a 2013: em terceiro lugar está o presidente da China Xi Jinping, em quarto o Papa Francisco e em quinto a chanceler alemã, Angela Merkel –considerada a mulher mais poderosa do mundo.

A revista assume que não se pode considerar o presidente russo um exemplo de “boa pessoa”, lembrando que ele se envolveu em conflitos armados na Ucrânia este ano. Entretanto, ressalta que a lista é uma avaliação de poder. No ano passado, quando Putin liderou a lista pela primeira vez, a Forbes justificou a decisão porque ele “continua solidificando seu controle sobre a Rússia e o cenário internacional”.

Completam os 10 primeiros lugares Janet Yellen, presidente do Federal Reserve (que saltou do 72º lugar em 2013 para sexto em 2014), Bill Gates, co-presidente da Bill & Melinda Gates Foundation (passou do sexto para o sétimo lugar), Mario Draghi, presidente do Banco Central da Europa (apareceu em nono em 2013), Sergey Brin, co-fundador e diretor de projetos do Google e Larry Page, CEO do Google, empatados em nono lugar (ambos apareciam na 17ª posição no ano passado), e David Cameron, premiê do Reino Unido (em 11º no ano passado). Veja a lista completa (em inglês).

O ranking deste ano nove mulheres, o mesmo número que em 2013, o que representa apenas 12% das pessoas mais poderosas do mundo. Em 2009, a lista tinha somente três mulheres. Esta é a primeira vez que duas mulheres – Merkel e Yellen – aparecem no top 10.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, aparece em 31º lugar – uma queda em relação à posição do ano passado, quando ela apareceu em 20º lugar.

A Forbes considera quatro fatores para selecionar as 72 pessoas: sobre quantas pessoas exercem poder; os recursos financeiros sob seu controle; se têm influência em mais de uma esfera; e como utilizam seu poder para mudar o mundo.

A lista completa tem 17 chefes de estado, 39 CEOs de empresas (entre eles 14 fundadores das companhias) e 29 bilionários.

Embora os Estados Unidos sejam o país com mais nomes na lista (26), a Forbes destaca a presença de 19 pessoas da região Ásia-Pacífico, incluindo seis empresários.

Entre as doze novidades do ranking de 2014 estão o primeiro-ministro indiano Narendra Modi (15º), o presidente da companhia Alibaba e homem mais rico da China, Jack Ma (30º), e o “califa” do grupo jihadista Estado Islámico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi (54º).

FONTE: G1

Anúncios

Publicado em 11/05/2014, em Notícias e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    Não seria mais prático e elucidativo fornecer a maldita lista completa com todos os nomes e, em adendo, fazer os tais comentários?

    Dizem que fulano é o 1º, não sei quem é o 24º, outro é o 69º, aí fulana é a 51ª e a compara com um que desceu do 10º para o 589º e reflete aleatoriamente sobre um namibiano que subiu do 8.531º para o honroso 8.530º e acaba que ninguém fica sabendo quem é mais, nem quem é menos.

    Um contra-senso nitidamente oportunista e sensacionalista mas de conteúdo destinado apenas a causar ansiedade no leitor e portanto, uma merda que desinforma mais do que informa!

    Curtir

  2. Concordo plenamente com o Comentário do colega “acima”. Quanto alguns nomes não passa de “baba ovismo” tal como os concursos de miss, desde sua primeira edição no mundo. Sempre uma forma de tentar bajular países de Interesse do Tio Sam. Ja teve ate miss “negra”, não lembro o ano.

    Quanto ao 31º lugar e um verdadeiro anacronismo a escolha dessa beócia anta. Este (e o “califa” do grupo jihadista Estado Islámico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi (54º). Da bem uma ideia diabolicamente escolhida, uma forma de “meá culpa” para não enfurecer ainda mais a féra. Parece mais a atitude do Político Claudio Lembo, quando teve que ir ao preso Marcola pedir “pinico” na ocasião que houve a matança de Policiais na Capital Paulista e cidades de todo Estado de São Paulo.

    Curtir

  3. Primeiramente eu gostaria de dizer que postei o link da lista completa junto ao post. Segundo: Se tivessem lido a matéria iriam saber,então que tal lerem antes de criticar?

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: