Últimas tropas britânicas e dos EUA encerram operações no Afeganistão

Fuzileiros americanos participam de cerimônia após terminar oficialmente suas operações no Afeganistão neste domingo (26) (Foto: Omar Sobhani/Reuters)

A última unidade de fuzileiros navais dos Estados Unidos e as últimas tropas britânicas de combate no Afeganistão terminaram oficialmente suas operações no domingo, fazendo as malas para deixarem o país e transferirem uma grande base militar para os militares afegãos.

As bandeiras norte-americanas e britânicas foram abaixadas e dobradas pela última vez na sede regional da unidade militar internacional, 13 anos após a derrubada do regime radical islâmico do Talibã ter lançado a guerra mais longa dos EUA.

O calendário de retirada das tropas a partir da base na província estratégica de Helmand não foi divulgado por razões de segurança.

O acampamento Leatherneck é a maior base dos EUA a ser entregue ao controle afegão conforme a coalizão termina a sua missão de combate no final do ano, deixando a maior parte da luta contra uma resiliente insurgência do Talibã para o exército e polícia afegãos.

As forças britânicas transferiram o acampamento vizinho Bastion ao mesmo tempo.

Uma vez composta por cerca de 40 mil pessoas, a base combinada Comando Regional, da coalizão, se assemelhava a uma cidade fantasma bem fortificada, varrida pela poeira.

A mais recente estimativa oficial das tropas internacionais combinadas na base era de 4,5 mil pessoas, sendo que essas últimas em breve deixarão o local, disseram autoridades.

Após a retirada, o Exército Nacional Afegão ficará sediado na base de 6.500 acres, com quase nenhuma presença militar estrangeira restando em Helmand.

FONTE: G1

Anúncios

Publicado em 10/26/2014, em Notícias e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Assim foi o fim da potencia do Egito, no momento que acabaram com os “GATOS” Sagrados que cuidavam das safras abundantes dos Faraós, os “ratos” fizeram a festa. Foi um tal de saquear todos as tumbas faraônicas debaixo das PIRÂMIDES ate os dia atuais.

    Via acontecer igualzinho o que esta acontecendo no IRAQUE nesse exato momento. Mas o petróleo de cada dia esta garantido.
    Me lembro do tempo que eu era garoto; fuçava o formigueiro de saúva só pra ver as coitadas se ferrarem no sol quente. Depois molhava-as todas com querosene e tocava fogo. Eu era mau.. não é atoa que hoje estou sendo castigado! hihihihihii

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Foram necessários 13 anos de lutas, derrotas, muitas perdas humanas e imenso dinheiro desperdiçado para afinal os arrogantes norte-americanos e ingleses se convencerem de que são incapazes de vencer qualquer inimigo aguerrido e só agora abandonam o Afeganistão, onde nunca deveriam haver entrado.

    Os incompetentes militares norte-americanos e ingleses saem do Afeganistão escorraçados e sem condição de explicarem ao mundo o fracasso e a enorme vergonha que colecionam em obterem derrotas desde a Guerra da Coréia.

    Infelizmente esses líderes do EIXO DO MAL arrastaram para esse conflito outros inocentes países da OTAN, como a Alemanha a qual no entanto, limitou-se a cumprir ações humanitárias e apesar de ainda continuar lá por mais alguns dias, sairá dentro em breve deixando uma população agradecida com as tropas alemãs, enquanto os norte-americanos e inglêses saem de lá amaldiçoados e envergonhados.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: