Alemanha culpa rebeldes pró-Rússia por queda de avião na Ucrânia

A agência de inteligência externa da Alemanha BND concluiu que os rebeldes pró-Rússia são os culpados pela derrubada do voo MH17 da Malaysia Airlines na Ucrânia, em julho, afirmou a revista semanal Der Spiegel neste domingo (19), a primeira agência europeia a fazer tal afirmação.

A queda em território controlado pelos rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia em 17 de julho matou todos os 298 passageiros e tripulantes e levou a uma maior deterioração das relações entre o Ocidente e o governo russo, que estão em disputa sobre o papel da Rússia na crise ucraniana.

O presidente da agência alemã, Gerhard Schindler, disse a uma comissão parlamentar secreta sobre assuntos de segurança no início deste mês que os separatistas tinham usado um sistema de defesa antimísseis russo Buk em uma base ucraniana para disparar um foguete que explodiu perto do avião da Malaysia Airline, segundo a Der Spiegel.

“Foram os separatistas pró-russos”, disse ele, de acordo com a revista.

A agência concluiu que os rebeldes eram os culpados após uma análise detalhada com base em fotos de satélite e de outras fontes, disse a Der Spiegel. Ninguém na agência estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

Kiev culpa os rebeldes pelo incidente e acusa Moscou de armá-los, mas os rebeldes e Moscou negam as acusações.

Os governos europeus têm evitado até agora culpar alguém, mas logo depois da queda, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse que havia fortes evidências de que os separatistas apoiados por Moscou tinham derrubado o avião.

O governo holandês, que tem duas investigações em curso sobre a derrubada do avião, ainda tem de determinar quem foi o responsável. Dois terços dos passageiros eram holandeses.

Um relatório preliminar do Conselho de Segurança da Holanda afirmou no mês passado que o avião caiu devido a um “grande número de objetos de alta energia” do lado de fora da aeronave, mas não chegou a conclusões sobre a origem deles.

Fonte: G1

Publicado em 10/19/2014, em Notícias e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    Não sei quem os alemães pensam que são para provocarem os russos acusando-os de um ato cometido pelos ucranianos mas provocado pelo imbecil e arrogante piloto do jato derrubado que deveria haver evitado uma zona de guerra. Na verdade, não só a Alemanha mas toda a Europa deveria manter boas relações com os russos não só por questões de segurança, mas principalmente pelo fornecimento de matérias primas das quais não dispõem para tocar suas competitivas mas deficitárias economias e principalmente para não morrerem de frio no próximo inverno, pois o gás que consomem vem da Rússia e se a Rússia não fornecer esse gás, ele terá que vir pelo dobro do preço do Oriente Médio (e não há gasodutos instalados para isso e esses gasodutos levarão pelo menos uns cinco anos para existirem e funcionarem passando por incertas zonas de conflitos) ou, pode ser fornecido pelos EUA através de navios butaneiros, o que custará quatro vezes mais aos estúpidos europeus. Vai daí, senhora Merkel, tenha mais tato nas relações com os russos e não complique a vida dos seus vizinhos europeus que depois, caso os russos cortem o fornecimento desse maldito gás, mas esses mesmos vizinhos europeus transidos de frio irão amaldiçoar à senhora e sua língua destravada. Ou a senhora pensa que os EUA garantem alguma coisa na OTAN? Seja loura mas não seja burra, pois a senhora não pode ser burra. Entenda isto e vá comer seu capinzinho…

    Curtir

  2. Russos não são tão burros de não venderem gás aos europeus. Afinal gás é combustível e não comestível. Haja vista a quantidade de carnes que os Russos ja importaram do Brasil em passado recente. Que eles tem culpa parcial tem sim. Deixar armas na mão de bandidos, delinquentes despreparados militarmente, para operar tal arma é no mínimo irresponsabilidade.

    Curtir

  3. Jonatan souza

    Está agencia de inteligência alemã não é a mesma que tem agentes americanos infiltrados e a mesma que espionou”grampeou”a chanceler alemã a mando de agencias americanas
    Se os russos tem culpa pelo derrube do mh17 os americanos e europeus tem culpa pelas centenas de milhares de mortes a onde eles financiaram revoluções principalmente no oriente médio aquilo que vemos todos os dias na NET massacres e mais massacres pelo estado islâmico é culpa de americanos e europeus que os treinaram e financiaram.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: