Conversa de Putin e Poroshenko foi cheia de ‘mal-entendidos’, diz Kremlin

O premiê da Itália, Matteo Renzi, fala com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Petro Poroshenko, em reunião em Milão nesta sexta-feira (17) (Foto: Daniel Dal Zennaro/AFP)

As conversações entre a Rússia, Ucrânia e governos europeus nesta sexta-feira (17) estavam “repletas de mal-entendidos e desentendimentos”, disse o Kremlin.

O presidente russo Vladimir Putin apertou a mão do líder ucraniano, Petro Poroshenko, no começo de uma reunião com líderes europeus, à margem de uma cúpula Ásia-UE, com o objetivo de se chegar a uma solução para um cessar-fogo no leste da Ucrânia e resolver uma disputa sobre fornecimento de gás.

Diversos líderes emergiram uma hora depois contando a repórteres que havia sido feito progresso e prometendo conversas futuras.

“Foi bom, foi positivo”, disse um sorridente Putin a repórteres após a primeira reunião, realizada nos bastidores de uma cúpula entre líderes asiáticos e europeus em Milão.

No entanto, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, depois jogou um balde de água fria nas esperanças de qualquer avanço, dizendo que “certos participantes” haviam tido uma abordagem “absolutamente enviesada, não-flexível, não-diplomática” sobre a Ucrânia.

“As conversas são de fato difíceis, repletas de mal-entendidos, desacordos, mas, no entanto, elas estão em andamento, a troca de opiniões está em progresso”, acrescentou.

A chanceler alemã, Angela Merkel, também deu declarações pessimistas, ao afirmar que as conversações com o presidente russo, Vladimir Putin, em uma reunião de cúpula na Itália não tinham levado a um avanço no impasse sobre a Ucrânia.

“Não posso ver avanços aqui, de modo algum, até agora”, disse Merkel após líderes da UE se reuniram com Putin e Poroshenko. “Vamos continuar a falar. Registaram-se progressos em alguns detalhes, mas a questão principal é a contínua violação da integridade territorial da Ucrânia”, acrescentou.

Uma mensagem similar emergiu durante a noite após Putin ter se encontrado com Merkel, uma relação antes cordial que tem sido colocada à prova perante o apoio de Moscou a rebeldes pró-Rússia no leste da Ucrânia.

A reunião, segundo relatos de ambos os lados, teve pouco progresso, e o Kremlin alertou para “sérias diferenças” que permanecem na análise da crise.

O Ocidente impôs sanções sobre a Rússia em resposta à sua anexação da Crimeia, antes território ucraniano, e por seu apoio aos separatistas na Ucrânia.

Líderes europeus pediram que a Rússia tome mais providências para encerrar as constantes e mortais violações de um cessar-fogo acertado entre Putin e Poroshenko no mês passado em Minsk, dizendo que a Rússia precisa cumprir seus compromissos.

Crise do gás
A reunião em Milão era um sinal encorajador para Moscou, Kiev e para o Ocidente, em vista de um embate sobre a decisão da Rússia de cortar o abastecimento para a Ucrânia por causa da crescente dívida.

A Ucrânia enfrenta uma possível falta de energia neste inverno se nenhum acordo for alcançado, o que pode levar também à interrupção do abastecimento de gás para a Europa – o que aconteceu em 2006 e 2009. A Europa recebe um terço de sua demanda de gás da Rússia, e metade disso vem de gasodutos que passam pela Ucrânia.

A produtora russa de gás natural Gazprom GAZP.MM cortou o fornecimento para a Ucrânia em junho, após Kiev não ter pago dívidas que, segundo a Rússia, agora somam mais de US$ 5 bilhões.

Os esforços para se chegar a um acordo foram complicados pelo conflito no leste da Ucrânia. O país e aliados ocidentais acusam a Rússia de fornecer ajuda a separatistas, algo que Moscou nega.

O conflito causou o maior impasse nas relações de Moscou com o Ocidente desde a Guerra Fria, e os EUA e a União Europeia impuseram sanções sobre a Rússia por conta da crise.

FONTE:G1

Publicado em 10/17/2014, em Notícias e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. A julgar pelo tom !pessimista! dos declarantes á reunião, não houve mal entendido por$@ nenhuma. A coisa ta mais preta que fruto de Jaboticaba.

    Vai sobrar pra quem???? pro “zé povinho” patrioidióta.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: