Suecos confirmam provocações de caças russos no Báltico

caça Su-27 russo aproxima-se perigosamente de avião de inteligência sueco - foto via Forças Armadas da Suécia

Em nota divulgada no início do mês, acompanhada de foto, as Forças Armadas da Suécia confirmaram que em diversas ocasiões nos últimos seis meses aeronaves russas têm mostrado ações provocativas, e incomuns, contra aviões de inteligência suecos. A nota foi acompanhada de foto (acima), em que um caça Su-27 se aproxima perigosamente de um desses aviões de inteligência, mostrando suas armas.

Segundo Lena Nyberg, chefe do Departamento de Inteligência de Sinais, “em geral a atividade militar no Mar Báltico aumentou nos últimos anos e, entre outras coisas, tomou a forma de caças russos se comportando de forma nova e mais provocativa, em várias ocasiões.”

FONTE / FOTO: Forças Armadas da Suécia, Poder Aéreo

NOTA DO EDITOR: em outras notas oficiais e em repercussões na mídia sueca, tem sido reiterado que as aeronaves suecas de inteligência realizam suas missões voando em espaço aéreo internacional e com transponders ligados (diferentemente do que fazem os aviões russos, que desligam seus transponders e frequentemente invadem o espaço aéreo sueco e de outros países da região) e que os caças da Rússia têm se aproximado dessas aeronaves suecas mais do que recomendam as normas de segurança.

Publicado em 10/09/2014, em Notícias e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    Eu não sou o chanceler sueco, mas se o fosse, na primeira invasão de espaço sueco aéreo, marítimo ou terrestre já teria advertido à Rússia. Na segunda, teria feito disparos de intimidação. Na terceira, teria abatido ou destruído os alvos invasores. Óbvio que tudo filmado, testemunhado, etc. para ser levado a alguma corte internacional, na qual seria solicitado primeiro imposição de sanções ou em segundo, justificativa de declaração de guerra da Suécia contra a Rússia. Ou então, se o cagaço fosse maior que o sentimento de soberania, não faria nada. O que não dá é um governo ficar reclamando na mídia internacional e n~]ao fazer nada. O que os suecos querem? Que os favelados do Brasil, ou de Durban na África, ou os negros do Harlen entrem em guerra contra os russos?

    Curtir

  2. Tai uma boa razão para os Suecos mostrarem a qualidade de suas aeronaves. É briga de “pit bulls” que todos queremos ver. Mas quem tem %# tem medo. Quem tiver o melhor, sera sem duvida uma bela propaganda para merchandising de armas. Daí é so encomendas que não param mais. kkkkkkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

  3. Chanceler = (Ministro das relações exteriores, nalguns países.) Que equivale a Embaixador de um Governo noutro país. Fonte: Dicionário Aurélio.

    Bem diferente de ministro das Forças Armadas á quem cabe declarar Guerra.

    Curtir

  4. Simpatizo com os dois países, e acredito q n qrm s confrontar de maneira alguma, oq aliás, seria um erro estratégico pois são vizinhos e continuarão sendo depois da crise com o “ocidente”. Mas n deixa d sr uma bela oportunidade d mostrar os dentes testando o equipamento.

    Curtir

  5. Os suecos passaram a espionar depois que a Rússia começou a simular um ataque nuclear a Estocolmo.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: