Embraer entrega primeiro Super Tucano para Força Aérea dos EUA

Embraer entrega primeiro Super Tucano para Forças Aérea dos EUA (Foto: Divulgação/Embraer)Embraer entrega primeiro Super Tucano para Forças Aérea dos EUA (Foto: Divulgação/Embraer)

A Embraer apresentou nesta quinta-feira (25) a primeira das 20 aeronaves A-29 Super Tucano vendidas para Força Aérea dos Estados Unidos. Segundo a empresa, dois modelos já foram aprovados pelo o governo americano e devem ser entregues a partir desta sexta-feira (26).

O evento de apresentação aconteceu em Jacksonville, na Flórida  — onde estão sendo produzidos os produtos — e contou com autoridades locais e representantes da indústria. De acordo com a Embraer, as 18 aeronaves restantes devem ser entregues até julho de 2015.

Os aviões serão usados em apoio às missões militares dos EUA no Afeganistão. É a primeira venda de um produto de defesa da Embraer para o governo dos EUA, considerado o maior comprador de equipamentos de defesa.

O Super Tucano é uma aeronave de apoio tático e treinamento avançado utilizado atualmente por nove forças aéreas na África, Ásia-Pacífico e América Latina. Toda a produção tem sido realizada na fábrica da empresa brasileira em Jacksonville.

Contrato
O contrato com a Força Aérea dos EUA foi firmado no ano passado envolve a compra inicial de 20 aeronaves, no valor de US$ 428 milhões, além de peças e serviços de manutenção. Na época, a licitação foi contestada pela  concorrente Beechcraft, mas a venda foi mantida pela Força Aérea americana.

Guatemala
Em abril do ano passado, a empresa também vendeu seis unidades do Super Tucano para a Guatemala, com o objetivo de auxiliar nos voos de combate ao tráfego de drogas. Outras três aeronaves do mesmo modelo também foram vendidas para o Senegal.

 

Fonte: G1

Anúncios

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 09/25/2014, em Armas Brasileiras, Embraer, EUA e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    O “Tucano” é um produto “!estratégico” do Brasil e não deveria ser exportado para os EUA, os maiores inimigos potenciais do Brasil e muito menos para qualquer dos seus aliados ingleses, franceses, ou israelenses. Pra vender apenas 20 aviões, o Brasil poderia ter feito um melhor trabalho de marketing que outras nações comprariam. E sem a exigência norte-americana de construir uma fábrica nos EUA para montar o avião lá. Avareza da fábrica e burrica dos presidentes Luladrão e anta Dilma, que não são do ramo. De quebra, com “ministros” da Defesa políticos e totalmente alheios aos interesses estratégicos brasileiros, o que é que se poderia esperar? Mas pior que isso, é que em caso de guerra dos EUA contra o Brasil, eles bombardeariam a nossa fábrica, nós não poderíamos bombardear as deles (pois nem temos bombardeiros) e eles fabricariam Super Tucanos que lutariam contra nós. Vamos ser burros moçada, mas assim também é demais!

    Curtir

  2. Discordo, comprando da Embraer, o USA nos ajuda a fortalecer o nome da empresa em outros países potenciais clientes em todo o mundo. Mas um detalhe, essa compra foi mais uma maneira de pressionar o Gov. brasileiro com relação ao prg. FX2 . Agora transformou-se em um simples negócio bom p o BR.

    Curtir

  3. Aviões esses vendidos na America Latina!! Sei nãããããooooo…qualquer dia alguns deles serão encontrados em nosso território abarrotados de pó branco. E aí não poderão ser abatidos. Pois a tia D%$#@@ não vai autorizar.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: