PUTIN AMEAÇA INVADIR POLÔNIA, ROMÊNIA E PAÍSES BÁLTICOS, DIZ JORNAL ALEMÃO!

O presidente russo Vladimir Putin ameaçou invadir a Polônia, Romênia e os países bálticos numa conversa privada com o presidente ucraniano Petro Poroshenko, diz o The Telegraph. A notícia foi avançada pelo jornal alemão Suddeutsche Zeitung nesta quinta-feira e, a ser verdade, é a primeira vez que Putin ameaça invadir países membros da OTAN ou da União Europeia.
“Se eu quiser, em dois dias tenho tropas russas não só em Kiev, como em Riga [Letônia], Vilnius [Lituânia], Tallin [Estônia], Varsóvia [Polônia] e Bucareste [Romênia]“, disse alegadamente Putin ao presidente ucraniano, segundo o jornal alemão.
Caso Putin avance com as ameaças, o Reino Unido pode entrar em guerra com a Rússia, avança o Telegraph. Todos os países nomeados por Putin estão cobertos pela garantia de segurança da OTAN, que diz que “um ataque a um dos países é um ataque a todos”. No início do mês, o presidente dos Estados Unidos da América confirmou o compromisso com esta doutrina num discurso em Tallinn.
No início de setembro, Vladimir Putin também disse ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso que, se quisesse, poderia tomar a capital ucraniana em duas semanas, segundo o jornal italiano La Repubblica. Depois de Putin ter ameaçado divulgar a conversa toda, Durão Barroso veio a público lamentar que a conversa privada com o presidente russo tenha sido divulgada de forma “distorcida” e “fora do contexto”.
Segundo a publicação alemã, Durão Barroso ter-se-á encontrado com o presidente ucraniano Poroshenko na semana passada, onde terá surgido a divulgação sobre a ameaça decorrente das conversas que os líderes dos dois países tiveram durante o cessar-fogo.
Além de ameaçar com a invasão de mais países, Putin alertou o presidente ucraniano para que não tenha “muita fé” na União Europeia, porque a Rússia poderia exercer a sua influência e lançar uma “minoria de bloqueio” entre os Estados membros.
Os países bálticos estão particularmente nervosos com as intenções da Rússia, mas o presidente norte-americano Barck Obama tentou tranquilizá-los com o discurso que fez em Tallinn no início do mês, dizendo que a OTAN “está com a Estônia, com a Letônia e com a Lituânia”.
A Comissão Europeia não confirmou nem negou se é verdade que Durão Barroso se reuniu com Poroshenko. “O que importa para a Comissão e para a União Europeia é contribuir para que haja uma paz duradoura, estabilidade e prosperidade na Ucrânia”, disse Pia Ahrenkilde Hansen, porta-voz da Comissão Europeia.
O presidente ucraniano Petro Poroshenko reuniu-se nesta quinta-feira com Barack Obama na Sala Oval da Casa Branca, para pedir mais assistência militar norte-americana na luta contra os rebeldes russos, segundo a Fox News.
“A imagem do presidente Poroshenko sentado na Sala Oval vai valer mais do que mil palavras – em inglês e em russo”, disse Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca.

FONTE: OBSERVADOR – http://observador.pt/2014/09/18/putin-ameaca-invadir-polonia-romenia-e-paises-balticos-diz-jornal-alemao/

Anúncios

Publicado em 09/19/2014, em Notícias e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. acho essa noticia falsa, Putin é um profissional não um amador

    Curtir

  2. Bastou estar em contato direto com seu mentor e Poroshenko já sai com a mesma balela do Barroso. Todos estão esperando o inverno. “Alguém”, “alllllguéééém” vai cortar o gás e aí vão acusar a Rússia. O resto já sabemos no que vai dar. Este submundo diplomático é de dar nojo até em giárdia.

    Curtir

  3. eadem@ig.com.br

    Não sei quem é o repórter que “requenta” essas matérias aí no G&A pra fazer sensacionalismo, mas essa conversa é mais velha que a atual crise Kiev-Moscou.

    Claro que Putin disse isso e realmente poderia fazer isso e muito mais, mas isso foi dito há cinco meses atrás!

    Porém, quanto às declarações inglesas de irem à guerra contra a Rússia deve ter sido o repórter do G&A quem inventou isso, pois pelo que eu sei, a estória foi bem diferente.

    E fiquem sabendo: Ninguém da OTAN, nem toda a OTAN e muito menos os EUA, entrariam em guerra contra Moscou se Putin invadisse a Ucrânia, a Bessarábia, a Bielo-Rússia, a Romênia, a Bulgária, a Polônia, a Eastônia, a Lituânia, a Estônia, a Finlândia, à Hungria, a antiga Tcheco-Eslováquia e mesmo a ex-Iugoslávia porque todos eles juntos não valem uma Bélgica, ou o estado de Nova Iorque.

    Os babacas da OTAN só se mexeriam se a Europa Ocidental (incluída a Austria) fosse invadida, mas assim mesmo com enorme relutância, porque todos temem o poderio de Moscou.

    Vale lembrar que as maiores bombas de hidrogênio do mundo são russas e bastaria apenas uma dela para arrasar toda a Inglaterra… por exemplo.

    Ou o esperançoso e ufano americanista deslumbrado repórter do G&A vai encarar essa parada?

    Fala sério!

    Curtir

  4. Tô com o Pr Vladimir Putin, esses caras precisam de limites. Acham q podem fazer tudo o tempo todo e se vangloriam ainda. Analisa aquela : “a imagem do Pr Poroshenko na sala oval vai valer mais q mil palavras – em inglês e em russo”. Que prepotência, q falta de semancol. Por isso são as pessoas mais odiadas do mundo. Merecidamente diga-se de passagem.

    Curtir

  5. luiz carlos

    ahahah esses pseudos russos acham que os americanos que adoram uma guerrinha nao vao confrontar com esse ditador russo..o Obama esta saindo…quero ver se o putin tem peito é em colocar armas em cuba como os americanos colocaram na polonia e paises vizinhos da russia…ou mexam com a australia, korea, japao, filipinas e outros…a russia so tem gogo..e ela nao esta sozinha em armas ..os amercianos tem muito mais avanços em novos armamentos e nao fical ladeando por ai…

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: