Escócia conclui votação sobre independência e aguarda seu destino

Com 4.285.323 pessoas registradas a votar - 97% do eleitorado -, espera-se o maior comparecimento da história (Foto: Reuters)

Em dia histórico, a Escócia encerrou na noite nesta quinta-feira (18) o referendo sobre a independência do Reino Unido. O resultado deve ser conhecido entre 6h30 e 7h30 locais da sexta-feira (3h de Brasília).

Como programado, a votação foi concluída às 22h locais (18h de Brasília) e, no total, durou 15 horas.

Desde o início da manhã, milhares de escoceses lotaram as seções eleitorais para responder à seguinte pergunta: “A Escócia deve se tornar independente”?

No total, 4.285.323 pessoas – ou 97% do eleitorado – se registraram para votar no referendo.

A votação transcorreu tranquilamente em boa parte do dia nas 5.579 seções eleitorais espalhadas por todo o território escocês.

Segundo a Comissão Eleitoral, responsável pelo referendo, “as seções eleitorais estão cheias, mas não tivemos nenhum registro de longas filas”.

“Se você estiver em uma seção eleitoral às 22h (quando a votação se encerra), esteja certo de que conseguirá votar”, advertiu o órgão mais cedo.

Mau tempo
Segundo o repórter da BBC Escócia James Cook, o dia amanheceu cinza na capital escocesa, Edimburgo. Ele acrescentou, no entanto, que nem mesmo o tempo ruim foi capaz de afugentar eleitorais.

A polícia escocesa confirmou que uma mulher de 67 anos foi detida acusada de envolvimento em um ataque contra outra mulher em Glasgow.

Mais cedo, um homem já havia sido detido do lado de fora de uma seção eleitoral em Clydebank após uma tentativa de agressão.

Após o encerramento da votação, as cédulas começaram a ser contadas em cada uma das 32 administrações locais de Escócia.

A contagem incluirá os cerca de 790 mil votos enviados pelos Correios, o maior volume já verificado neste tipo de votação na história da Escócia.

Após a análise dos votos, um funcionário de cada comarca comunicará o resultado à diretoria do órgão central de contagem, em Edimburgo.

Concluída essa etapa, o resultado final será conhecido.

FONTE: G1

Publicado em 09/18/2014, em Notícias e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. eadem@ig.com.br

    A Escócia tem sido uma bosta porque está atrelada à Inglaterra, que há mais de 300 anos boicota o progresso desse infeliz país. Tomara que os escoceses se separem da Inglaterra, mandem os ingleses à merda e passem a cuidar das próprias vidas visando o próprio progresso e… boa sorte! Desde que não se metam em sair do UK pra continuarem sabujando e lambendo os sapatos britânicos…

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: