Escócia começa a divulgar resultados de referendo sobre independência

Cédulas são contadas no Aberdeen Exhibition and Conference Centre, em Aberdeen, na Escócia (Foto: AFP Photo/Ben Stansall)Cédulas são contadas no Aberdeen Exhibition and Conference Centre, em Aberdeen, na Escócia (Foto: AFP Photo/Ben Stansall)

O “não” saiu na frente na apuração dos votos do referendo sobre a independência da Escócia. No distrito de Clackmannanshire, primeiro a encerrar a contagem, o resultado foi de 19.036 votos contra e 16.350 a favor da separação do Reino Unido. Um dos menores colégios eleitorais do país teve uma taxa de 88.59% de comparecimento às urnas. Vinte e cinco votos foram considerados inválidos.

Clackmannanshire é o 29º entre os 32 distritos escoceses em número de eleitores. A divulgação do resultado local aconteceu à 1h30 (21h30 no horário de Brasília) e a notícia foi recebida com festa pelos integrantes do “Better Together”, movimento que coordenou a campanha contra a independência.

O segundo distrito a divulgar seus resultados foi Orkney Islands, que tem apenas 17.806 eleitores e é o menor colégio eleitoral da Escócia. Lá a vitória do “não” foi ainda mais representativa, com 67% a 33%

A votação começou às 7h (3h, no horário de Brasília) em 2.608 postos em toda a Escócia, e a apuração teve início assim que o processo foi encerrado, às 22h (18h, em Brasília). A contagem dos votos será feita regionalmente por 32 autoridades locais, que enviarão suas parciais para o Escritório Eleitoral. A expectativa é de que o resultado seja conhecido já na manhã de sexta-feira (19).

G1

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 09/18/2014, em Notícias e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    Bem… tomara que essa tendência mude e o SIM ganhe. Se não ganhar, é porque tudo quanto se apregoa dos escoceses é mentira, de que são um povo valente, etc.. e eles também não passam de uns bundões e com espírito de escravos dos ingleses. Mas se a tendencia mudar e a Escócia separar-se do UK, melhor pra ela.

    Curtir

  2. Nas ilhas Falklands (Malvinas p/ Argentino) Um povo inteligente preferiu continuar dependente de uma Potencia de Respeito e sempre disposta a defender seus descendentes. Agora e a vez dos escoceses mostrarem que também sabem escolher a proteção de uma Potencia de Verdade. Parabéns a Escócia.

    So os medíocres não entendem. Inteligencia não e privilegio de tolos.

    Curtir

  3. Dano-se, continuam sendo um feudo na servidão, e reverenciando a dita majestade daquela ilhota de fazedores de terninhos e comida ruim. Ôh decepção.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: