Países em conferência concordam com ‘ajuda militar’ ao Iraque

Cerca de 30 países presentes na Conferêbncia de Paris sobre o Iraque concordaram nesta segunda-feira (15) em fornecer ajuda militar apropriada a Bagdá para combater insurgentes do grupo radical estado Islãmico, em um comunicado divulgado após o início das conversas. Segundo o texto, emitido por autoridades francesas, combater o grupo é “uma questão de emergência”, embora não haja ainda detalhes sobre o tipo de ajuda militar que seria enviada.

O presidente francês, François Hollande, fez um chamado por uma ação internacional unificada para enfrentar a ameaça dos militantes do Estado islâmico, ao abrir a conferência sobre o Iraque que reúne os membros de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos.

Os EUA revelaram esta semana um plano geral para combater os militantes islâmicos simultaneamente no Iraque e na Síria. O governo norte-americano acredita poder forjar uma aliança sólida, apesar da hesitação entre alguns parceiros e questões sobre a legalidade das ações, especialmente na Síria, onde o grupo militante tem uma base de poder.

“Qual é a ameaça?” o líder francês indagou enquanto abria a reunião de um dia de autoridades de cerca de 30 Estados, em Paris.

“É mundial, portanto, a resposta tem de ser mundial … a luta do Iraque contra os terroristas é também a nossa luta. Devemos empenhar-nos juntos, este é o objetivo desta conferência”, disse Hollande, que na semana passada viajou para Bagdá para se reunir com membros do novo governo do Iraque.

Ministros das Relações Exteriores dos principais países europeus, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, os vizinhos do Iraque, mais o Catar, Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos (países do Golfo Pérsico), se reuniram para discutir os aspectos humanitários, políticos e de segurança no combate ao Estado Islâmico.

O Irã, que é muito influente no Iraque, país vizinho, não está participando da conferência.

FONTE: G1

Anúncios

Publicado em 09/15/2014, em Notícias e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    Nessa “ajuda” todo mundo venderá alguma coisa pro Iraque, que ficará endividado com todos. Querem saber? Esse Estado Islâmico não passa de uma armação judaica e norte-americana criada justamente com essa finalidade: SOCORRER mas à indústria ocidental de armnamentos a qual, sem guerras, está caindo pelas tabelas e quase falindo!

    Curtir

  2. Gostei do Blog. Veja:”Dizem todas as religiões e filosofias que prestamos conta dos nossos atos, portanto, cuide mais de seu universo.” https://www.youtube.com/watch?v=S9n-_a61aJE

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: