SORA-e, 1º avião elétrico tripulado da América Latina

São Paulo – Técnicos e engenheiros do Programa Veículo Elétrico (VE), lançado pela Itaipu Binacional (Foz do Iguaçu – PR), e da empresa ACS Aviation, de São José dos Campos (SP), começaram a fase de pré-comissionamento do primeiro avião elétrico tripulado da América Latina, baseado no esportivo acrobático ACS-100 SORA, para duas pessoas (O modelo com propulsão elétrica será denominado SORA-e). O avião foi entregue na última sexta-feira (22), ao Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade (CPDM-VE) da binacional. O centro também desenvolve com sucesso uma versão elétrica do veículo QT 4×4 Marruá, fabricado pela brasileira Agrale e utilizado na sua versão convencional pelo Exército Brasileiro, e começou os estudos para desenvolver um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) com tecnologia 100% nacional.

A expectativa do primeiro voo com SORA-e é de que este aconteça entre outubro e novembro deste ano, em local ainda a ser definido com base em questões logísticas, ou Foz do Iguaçu, onde está Itaipu, ou São José dos Campos, onde boa parte da tecnologia da aeronave e das modificações foram integradas eou desenvolvidas. Com 8 metros de envergadura e 650 quilos de peso total, o SORA-e terá autonomia de uma hora de voo e velocidade máxima (VNE) de 340 km/h, utilizando um motor elétrico duplo, fabricado na Eslovênia, com potência máxima de 140 kW, e um conjunto com seis packs de baterias, contendo 16 células cada um. A estrutura é feita com fibra de carbono e o painel terá tela com tecnologia touch screen. O modelo chegou a Foz do Iguaçu com praticamente 90% do trabalho concluído, toda a parte estrutural está pronta e o motor, instalado, faltando as baterias e a hélice, fabricada especialmente para o modelo nos Estados Unidos.

A parceria entre a Binacional Itaipu e a ACS vai permitir a primeira dominar tecnologias de fabricação de estruturas em fibra de carbono, mais leves e resistentes, necessárias ao desenvolvimento de vários tipos de Veículos Elétricos (VE), e a segunda, posicionar seu produto, o ACS SORA versão elétrica, em mercados promissores onde esse tipo de propulsão é tida como o futuro da aviação: Estados Unidos e a Europa.

 

Fonte: infodefensa.com

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 09/13/2014, em Notícias e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    Idéia e ação muito boas… mas com o desgoverno imbecil que temos, sem visão estratégica, vamos ver no que vai dar… Ou no que não vai dar!

    Curtir

  2. Isso não é invenção..Isso é montagem, e no final fica-se dependente da Eslovenia. A menos que alguem “Inteligente” copie a vontade como fazem todas as nações de 1º MUNDO.

    Curtir

  3. Muito bom, é assim q se desenvolve tecnologia. Precisa fazer e ter incentivo, oq está tendo, melhoraria se uns e outros pensassem positivamente p o bem do projeto e do país.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: