Uma fortaleza militar dentro de Belo Horizonte

O titulo não poderia ser mais objetivo, o Guerra & Armas visitou nesta manhã a imponente fortaleza militar do 1º BPM em Minas Gerais, apesar de ser “primeiro batalhão de polícia”, ele não foi o primeiro de Minas Gerais, no entanto é o primeiro batalhão da capital mineira, construído para policiar e defender a recém criada Cidade de Minas, hoje a atual cidade de Belo Horizonte, capital do estado.

Sua construção teve inicio em 1897, e foi o primeiro edifício público da nova capital sua área de atuação era toda a nova capital, que antigamente se resumia entre a Contorno, no projeto inicial para pouco mais de 100 mil habitantes. veja imagem abaixo:

 

 

A fortaleza foi projetada para suportar tiros de canhões, suas paredes variam de 75 cm de espessura a ate 1,10 metros de diâmetro, pensando para suportar ataques e invasões, a fortaleza possui Torres em suas extremidades projetadas para metralhadoras de calibres ate .50, pronta para repelir qualquer ataque a fortaleza nunca foi invadida.

Na imagem vemos a Fortaleza Militar do 1º batalhão de Polícia, na imagem notamos a imensa muralha em estilo castelo medieval e uma de suas torres, projetadas para metralhadoras e canhões.

Na época de sua construção o Brasil ainda vivia entre as revoluções e revoltas  do final da monarquia e inicio da recém proclamada República, a Fortaleza Militar de Belo Horizonte pode ser considerada a primeira grande obra de engenharia militar da República.

Ainda Hoje, o Quartel como é carinhosamente chamado pela população de BH, é responsável pelo policiamento na área da Contorno, sua área inicial desde a inauguração do prédio, que inicialmente foi o Batalhão de Guardas do palácio da Liberdade, antigo palácio do Governo de Minas Gerais, substituído recentemente pelo Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa.

O Guerra & Armas teve a oportunidade de ter acesso ao interior dessa fortaleza que defende os mineiros a mais de 122 anos, e fomos recebidos gentilmente por todo o pessoal, desde o sentinela ao Tenente Moura e a assistente administrativa, e o Guerra & Armas e universitários do curso de História e Letras da PUC Minas estão preparando uma reportagem e um pequeno documentário sobre a visita e a história desse empreendimento que em breve será postado aqui.

Editor-Chefe do Guerra & Armas entrevista o Tenente Moura do 1º BPM sobre a ação da PM nas revoluções de 30, 32 e no Golpe de 64. Ao centro Editor-Chefe.Foto: Guerra & Armas/Isabela

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 09/10/2014, em Exército, Minas Gerais, Polícia Militar e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    Esses repórteres escrevem cada besteira… “fortaleza militar”… procurei nos quatro cantos do mundo e não tive notícia, em toda a história, de que tivesse havido uma FORTALEZA CIVIL! Bah tchê! Mas coo é em MG… uái, sô! Ki trem feio!

    Curtir

    • Amigo e desde quando a Polícia Militar é civil? Pelo amor de Deus, reveja as fontes que você pesquisou nestes seus 4 cantos do mundo, pois no Dia que a Polícia Militar for civil (Veja a contradição na própria escrita) o mundo acaba.

      Denomina-se “militar” a todas as instalações das Polícias Militares e Corpos de Bombeiro

      Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: