Famosa batalha da Primeira Guerra é recriada no interior da França

Réplica de avião do exército alemão fez parte da recriação da Primeira Batalha do Marne (Foto: Charles Platiau/Reuters)Fãs da história da Primeira Guerra Mundial recriaram na cidade de Chauconin-Neufmontiers, a leste de Paris, na França, uma das mais famosas batalhas da Primeira Guerra Mundial. Trincheiras, cercas de arame farpado feita com uma rede de tênis, uniformes, armas, sacos de areia, tudo foi fielmente reproduzido com base em documentos de época para a encenação da Prmieira Batalha do Marne.

Campo de batalha com trincheiras foi recriado com base em documentos da época (Foto: Charles Platiau/Reuters)Campo de batalha com trincheiras foi recriado com base em documentos da época; ao fundo, público assiste à encenação

A encenação foi no sábado (6), mas as fotos foram divulgadas nesta quarta-feira (10) pela agência Reuters. A batalha aconteceu de 6 a 12 de setembro de 1914 ao lado do Rio Marne. Foi a contraofensiva franco-britânica que conteve o avanço das tropas alemãs – que já haviam ocupado parte da Bélgica, invadido a França e se encontravam a menos de 40 km da capital francesa. O general que comandava as tropas recrutou todos os táxis de Paris para levar cerca de 4 mil homens ao fronte.

Agricultores vestiram roupas de soldados para participar da encenação (Foto: Charles Platiau/Reuters)Agricultores vestiram roupas de soldados para participar da encenação

Uma nova batalha na região, a Segunda Batalha do Marne, aconteceu dois anos depois, já com os Estados Unidos lutando na guerra no lado da França e da Grã-Bretanha, houve a segunda batalha do Marne, que marcou o início do recuo geral das forças alemãs. Em julho de 1918, com a ajuda dos americanos, os exércitos aliados conseguiram barrar o avanço do exército alemão, em um conflito que causou centenas de milhares de baixas em ambos os lados.

Voluntários representam as forças franco-britânicas na encenação (Foto: Charles Platiau/Reuters)Voluntários representam as forças franco-britânicas na encenação

Ao final, os participantes comemoraram a encenação posando juntos para fotos (Foto: Charles Platiau/Reuters)

Ao final, os participantes comemoraram a encenação posando juntos para fotos

Publicado em 09/10/2014, em Notícias e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    Os franceses deveriam se envergonhar de lembrar de todas as batalhas em que se meteram, tanto na Primeira quanto na Segunda guerra mundiais… porque se acovardaram perderam todas, só sendo salvos pelos demais aliados, que lutaram para devolverem a França aos franceses!

    Franceses esses – vale lembrar – que perderam o segundo império então existente no mundo…

    Curtir

  2. Bem nostálgico, afinal um número “respeitável´´ de pessoas morria em conflitos naquela época.

    Hoje?

    Morri um ali e aqui e todo mundo se desespera achando que é a 3ª guerra mundial!

    Curtir

  3. Morreu mais gente em pequenas escaramuças depois da 2a Guerra, do que nas duas somadas juntas. Acho que os Franceses na visão “mediocre” de pretensos ‘Historiadores de fundo de Quintal metidos a sabidos, devem ter convidaos os Alemães Nazista para que atravessassem as fronteiras territoriais.
    O QUE DA DE COMENTARIO “ESCROTO” NÃO É MOLE!!!

    Curtir

    • Pequena escaramuças só se for em outra dimensão, nem todos os conflitos da guerra da Coreia, até hoje matou tanta gente quanto a 2ª guerra, comparar é até uma ofensa aos veteranos desses dois conflitos mundiais.

      Você imaginou ter que correr em um campo aberto minado, bombardeado por artilharia e em direção a metralhadoras fuzilando seus pelotão em segundos, nesse mesmo conflito onde os britânicos perdiam em media 80000 soldados por quilometro que avançavam e imaginar que foi tudo em vão porque um conflito maior estorou pouco mais de 20 anos depois inicialmente com quase os mesmo atores?

      Todo o conflito é péssimo por natureza, mais é um feito pelo homem e as pessoas em que parar de serem alarmista já que o mundo tá tão violento com alguns anos, porem nada se compara as guerras mundiais.

      Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: