Congresso dos EUA condena Obama por troca de cinco presos talibãs por sargento preso

Foto não datada mostra o sargento Bowe Bergdahl do exército dos EUA, que foi libertado após ser mantido prisioneiro quase cinco anos no Afeganistão (Foto: U.S. Army/AP)

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos adotou nesta terça-feira (9) uma resolução condenando a administração do presidente Obama por ter trocado o sargento americano Bowe Bergdahl por cinco talibãs que estavam presos em Guantánamo, sem que o Congresso fosse informado.

A resolução, que teve impacto apenas simbólico, foi emitida pelos republicanos e recebeu o apoio de parte dos democratas (22 de 199), com um total de 249 votos a favor e 163 contra.

Segundo a lei americana, a administração de Obama deveria ter notificado o Congresso de seu plano de troca de prisioneiros com 30 dias de antecedência. Mas os políticos só foram informados no dia da troca, em 31 de maio, em uma clara violação da lei, de acordo com um relatório do Escritório de Prestação de Contas (GAO, na sigla em inglês).

O sargento Bergdahl desapareceu no Afeganistão em 2009. Depois de cinco anos de cativeiro, Washington temia por seu estado de saúde, o que levou à sua troca por cinco talibãs detidos na base militar de Guantánamo. Os talibãs foram transferidos depois para o Catar.

A troca causou polêmica em Washington. Para alguns conservadores, o preço pago por Bowe Bergdah – que alguns acusam de ter desertado – foi alto demais. A troca causou descontentamento entre aqueles que consideram que negociar com “terroristas” abre um perigoso precedente.

“Ao negociar com terroristas, o governo Obama estimula nossos inimigos”, declarou nesta terça John Boehner, presidente da Câmara.

“Ao libertar cinco presos talibãs, o governo Obama comprometeu a segurança dos Estados Unidos. E ignorando a lei que obriga a Casa Branca a notificar o Congresso pelo menos 30 dias antes desse tipo de troca, o governo Obama enfraqueceu nossas instituições democráticas”.

FONTE: G1

Publicado em 09/10/2014, em Notícias e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. O Congresso dos USA. Deveria pedir a opinião das mães dos Homens Talibãs e da Mãe do Soldado preso. Dizer que esse soldado desertou e uma acusação barata e sem responsabilidade. Pior fez o Piloto do U2 sobre antiga URSS, quando seu avião foi abatido, ele deveria ter-se suicidado com a Pilula de Cianeto; e afinou.
    Mas Política e igual em qualquer País do Mundo.

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Imbecilidade de um Congresso civil idiota, eivado de veados e lésbicas, que não entende nada de necessidades ou mesmo de conveniências militares e de segurança nacional.

    Congresso esse formado por incompetentes e apenas desejoso de encobrir sua própria mediocridade aparecendo para a mídia a fim de faturar dividendos politiqueiros com isso.

    Ora, tecnicamente o presidente dos EUA – seja ele quem for, mesmo um babaca como o Obama – é o comandante-em chefe OPERACIONAL de todas as forças armadas norte-americanas.

    Como tal, obviamente ele dispõe de assessores qualificados do Pentágono e do Departamento de Estado para orientá-lo quanto à legalidade ou não das suas decisões militares.

    Vai daí, ele quis libertar imediatamente seu subordinado cativo em mãos inimigas e para que isso ocorresse sem delongas, nada mais óbvio que PARLAMENTAR com o inimigo e fazer a tal troca.

    É óbvio que Obama partiu do pressuposto de estar levando vantagem na troca, senão não a teria aceito/proposto.

    E se o Congresso quer aparecer, porque não legisla para tirar os EUA da decadência em que se debate? Seus membros não foram eleitos pra isso?

    Sem apelações… claro!

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: