Grã-Bretanha anuncia envio de armas e munição ao Iraque

A Grã-Bretanha informou nesta terça-feira (9) que vai enviar metralhadoras e munição ao Iraque para ajudar o novo governo iraquiano na batalha contra militantes do grupo Estado Islâmico (EI). Trata-se do primeiro fornecimento de armas do país desde a escalada do conflito em junho.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, tem dito que não descarta nenhum esforço para “espremer” os militantes “para fora da existência”, mas sinalizou que a Grã-Bretanha não se uniria aos ataques aéreos dos Estados Unidos antes da implementação de um novo governo iraquiano.

O ministério da Defesa da Grã-Bretanha disse que vai enviar metralhadoras e munições no valor de cerca de 1,6 milhão de libras (US$ 2,6 milhões) a pedido do governo iraquiano, e que as armas serão usadas pelas forças do Iraque e do Curdistão iraquiano.

“As forças curdas continuam significativamente menos equipadas (que o Estado Islâmico) e nós estamos respondendo ajudando-os a se defender, proteger os cidadãos e conter os avanços (do Estado Islâmico)”, disse o ministério em nota.

O Iraque estabeleceu um novo governo nesta segunda-feira sob comando do primeiro-ministro Haider al-Abadi, dividindo cargos entre a maioria xiita e os sunitas e curdos. O envio de armas deve ser entregue na próxima quarta.

O grupo muçulmano extremista tomou importantes cidades do Iraque e da Síria, e anunciou a criação de um califado entre as zonas conquistadas.

Islâmicos sunitas, seus militantes consideram os xiitas, grupo predominante no Iraque, como infiéis que merecem ser mortos e afirmam que os cristãos têm que se converter ao Islã, pagar uma taxa religiosa ou enfrentar a pena de morte.

Os militantes do Estado Islâmico são chamados de jihadistas, nome dado aos integrantes da jihad, termo traduzido no Ocidente como “guerra santa”.

FONTE: G1

Anúncios

Publicado em 09/09/2014, em Notícias e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Condenam tanto o Nazismo e o Japão pelas matanças na Segunda Guerra; e estão fazendo a mesma mérd@.

    Curtir

  2. eadem@ig.com.br

    Pra vocês verem como a OTAN é valente e está disposta a se sacrificar pelos “aliados” que puxam o saco dessa entidade destinada a proteger os EUA mas que é comandada pelos judeus de Tel Aviv e dos que moram no Ocidente. Os FDP judeus, ingleses e norte-americanos estão se borrando de medo dos malucos desse Estado Islâmico de merda que vem aí, mas não têm coragem pra enviar suas forças para decidir a parada na região. Aí ficam enviando armas leves pra combater os bem-treinados islâmicos que acabarão capturando essas armas pra eles. Tomara! Quyero ver os islâmicos expulsando não só europeus e norte-americanos do Oriente Médio, mas principalmente aos miseráveis judeus. No dia em que matarem o último judeu e Israel for riscado do mapa, a paz voltará ao mundo.

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: