Execução de jornalista é ‘ataque terrorista’, diz conselheiro de Obama

A execução do jornalista americano James Foley por jihadistas do grupo Estado Islâmico representa um “ataque terrorista” contra os Estados Unidos, afirmou nesta sexta (22) o conselheiro adjunto de Segurança Nacional do presidente Barack Obama, Ben Rhodes, três dias após a publicação de um vídeo de sua decapitação no Iraque, informa a agência France Presse.

“Quando vemos alguém matar uma outra pessoa de maneira tão horrível, isto representa um ataque terrorista contra nosso país e contra os cidadãos americanos”, declarou Rhodes.

O Estado Islâmico é um movimento radical que atua na Síria e no Iraque e que busca implantar um Estado fundamentalista islâmico na região.

Rhodes também disse que o grupo está mais perigoso agora do que há seis meses.

A Casa Branca disse nesta sexta que os Estados Unidos estão prontos para tomar ações adicionais contra os combatentes do Estado Islâmico e que não vão se restringir à fronteira do Iraque com a Síria. Autoridades consideram lançar ataques contra posições na Síria.

Os EUA realizam ataques aéreos contra posições de combatentes do EI no Iraque. No entando, James Foley foi morto na Síria, por radicais do mesmo grupo.

A Casa Branca também reafirmou que o governo dos Estados Unidos se opõe ao pagamento de resgate para obter a libertação de reféns de “organizações terroristas” por considerar que esta “não é uma boa política”.

James Foley em foto de 5 de novembro em Aleppo, na Síria (Foto: Nicole Tung/AFP)

Autoridades norte-americanas tentaram resgatar reféns dos EUA nas mãos do EI, mas a operação falhou. Rhodes também disse que os EUA estão fazendo, e continuarão a fazer, qualquer coisa que puderem para resgatar americanos detidos pelo grupo na região.

O secretário de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, anunciou nesta quinta que seu departamento deu início a uma “investigação criminal” para apurar o assassinato do jornalista americano James Foley.

James Foley foi sequestrado em novembro de 2012 quando se dirigia à fronteira com a Turquia, e embora a princípio tenha se pensado que era refém de milícias pró-governo, mais tarde se soube que foi detido pelos jihadistas do Estado Islâmico na Síria.

Presos no Marrocos
Autoridades marroquinas anunciaram nesta sexta a prisão de dois membros do EI que estavam prestes a “ir para os campos de treinamento dessa organização” na Síria e no Iraque.

Os dois, que não tiveram a identidade revelada, “planejavam receber treinamento militar” antes de agir no Marrocos, “de acordo com os planos do Estado Islâmico de expandir o campo de suas operações”, declarou o Ministério do Interior em um comunicado.

FONTE: G1

Publicado em 08/22/2014, em Notícias e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. eadem@ig.com.br

    O FDP dos norte-americanos bombardeiam o Iraque com aviões navais, causam mortes e destruição e acham que estão certíssimos e não são terroristas?

    Mas bastou alguém dar a resposta fingindo matar um idiota norte-americano que deu bobeira indo sem autorização à uma zona de guerra e logo são tachados de “terroristas”?

    Sem essa: No mundo inteiro todos sabem que os ´´unicos governos terroristas no planeta são Israel, EUA, Inglaterra, França e alguns aliados de ocasião.

    Os que eles chamam de “terroristas”, nada mais são que resistentes. Gente séria que arrisca suas vidas para darem respostas contra os opressores da humanidade!

    E essa gente nunca acabará… e eles são muitos como os grãos de areia… e um dia dominarão a terra! Allah Akbahr!

    Curtir

  2. Antonio Cordova

    Concordo, se será bom eu não sei. Por outro lado, Os verdadeiros terroristas também não deixaram de aproveitar oportunidades como essa para calibrar suas máquinas de guerra e dar lucro aos seus fornecedores. E o mundo vai girando, girando…

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: