Jornal alemão faz campanha contra tanques soviéticos em monumento

O jornal Bild iniciou nesta terça-feira (15) uma campanha para a retirada dos dois tanques soviéticos que comemoram a libertação da Berlim pelo Exército Vermelho ao fim da Segunda Guerra Mundial, como forma de protesto contra o papel de Moscou na crise da Ucrânia.

“Quando os tanques russos ameaçam a Europa livre e democrática, não queremos os tanques russos no Portão de Brandeburgo”, afirma o texto da petição que deve ser enviada à Câmara dos Deputados (Bundestag).

Turistas passam por tanques soviéticos da Segunda Guerra Mundial expostos em memorial em Berlim nesta terça-feira (15) (Foto: John Macdougall/AFP)Turistas passam por tanques soviéticos da Segunda Guerra Mundial expostos em memorial em Berlim nesta terça-feira (15) (Foto: John Macdougall/AFP)

O jornal, que chama os tanques de “símbolos marciais da guerra”, lançou a iniciativa com o tabloide BZ e destacou que as tropas russas mobilizadas na fronteira ucraniana “ameaçam a liberdade de um Estado soberano”.os aceitar que no século XXI a força militar esteja novamente a serviço da política na Europa”, completa o texto do Bild, considerado o jornal mais lido da Europa.

O Bild, que afirma não questionar os “imensos sofrimentos” do povo russo durante a Segunda Guerra Mundial, convida os leitores a cortar o texto no jornal, assiná-lo e enviá-lo ao Bundestag.

O Monumento Soviético, situado na Avenida 17 de Junho, perto do Portão de Brandeburgo, é dedicado aos mais de 80.000 soldados do Exército Vermelho que morreram na batalha de Berlim, em abril-maio de 1945.

Os dois tanques são os primeiros que entraram em Berlim ao fim da batalha.

 

Fonte: O Globo

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 04/15/2014, em Europa, Russia e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: