Tupolev Tu-128 “Fiddler”, o maior caça do mundo!

O caça soviético Tu-128 Fiddler. (Foto: Airwar)

O caça soviético Tu-128 Fiddler. (Foto: Airwar)

Em 1959 a URSS fazia voar aquele que seria o maior caça jamais posto em serviço. Derivado do bombardeiro de ataque supersônico Tu-98, surgiu o Tu-102, projetado como avião de ataque de múltiplas funções, de reconhecimento e interceptação de longo alcance, dotado de um radar de grande tamanho, sem precedentes, o que lhe rendeu o código OTAN big nose.

 

Tu-128 Fiddler. Foi o maior caça do mundo em tamanho. (Concepção artística: argc-art.com)

Tu-128 Fiddler. Foi o maior caça do mundo em tamanho. (Concepção artística: Argc Art)

O desenvolvimento continuou e o avião foi reconfigurado para função única: Nascia o Tu-128. Um interceptador de longo alcance para qualquer tempo, maior do que qualquer outro caça no mundo! O Tu-128 era armado com quatro mísseis AA-5 “Ash”, sendo dois por orientação de IR (infra red) e dois por radar semi-ativo (SARH – semi active radar homing), seguindo a risca o padrão soviético. A designação TU-128P para serviço, a letra “P”, significava perekhvatchik (interceptador). Já para a OTAN, ele recebeu o código fiddler.

Com mais de 26 m de comprimento, necessitava de grandes áreas para aproximação, bem como de pistas mais longas do que qualquer outro avião.(Foto: aviapress.com)

Com mais de 26 m de comprimento, necessitava de grandes áreas para aproximação, bem como de pistas mais longas do que qualquer outro avião.(Foto: Aviapress)

O avião era propulsionado por dois turbojatos com pós queimadores, com cerca de 11.000kg de empuxo. A envergadura era de 18,1 m, altura de 7 m e comprimento de 27,2 m. Pesando cerca 40.000 kg, alcançava a velocidade máxima (com os quatro AAMs e alta altitude) de Mach 1,6. O seu raio de combate foi estimado em 1.250 km com um teto de serviço de 15.000m.

Em combate próximo ele seria praticamente indefeso, mas seu radar Big Nose e seu mísseis lhe permitiam atingir alvos até à distância de 48km, algo único na Década de 60! (Foto: farm5.staticflickr.com)

Em combate próximo ele seria praticamente indefeso, mas seu radar Big Nose e seu mísseis lhe permitiam atingir alvos até à distância de 48km, algo único na Década de 60! (Foto: Farm5)

Cerca de trezentas unidades foram construídas, entrando em serviço em meados de 1963. Em 1979 algumas unidades foram modernizadas. O caça ficou em operação até 1990 ,sendo substituído pelo MiG-31. O máximo de ação que o Fiddler viu, foi o abate de alguns balões de espionagem da OTAN.

FONTE: Força Aérea Soviética, Nova Cultural, 1986 – Adaptação do texto: CAVOK

NOTA DO AUTOR: Fazia sentido aos pragmáticos soviéticos um interceptador com tais dimensões. Abater os bombardeiros Ocidentais o mais distante possível.

NOTA DO AUTOR²: A designação soviética era Tu-28 e no Ocidente Tu-128.

NOTA DO AUTOR³: O AAM AA-5 Ash tinha um alcance de 21 km no modo IR e 55 km no modo SARH.

 

Cavok Brasil

Sobre Francisco Santos

Francisco Santos é jornalista a mais de 5 anos, hoj é correspondente do Jornal Diário do Estado (Paraná), em seus momentos livres escreve para o Blog Alvo na TV, com colunas críticas, imparcial, profissional ao extremo e dedicad ao mundo da TV. É fundador e dono do Blog de defesa Guerra & Armas, que já conta com um crescimento considerável e esta prestes a se tornar um dos maiores Blogs de defesa do país, com compromisso e credibilidade o jornalista Francisco Santos mostra toda sua qualidade e amor ao que faz.

Publicado em 04/08/2013, em Notícias e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: