Porque o Brasil optou por não ter armas nucleares?

Opinião Guerra & Armas : Por Francisco A. S.

O  Brasil não possui armamento nuclear, pois é signatário do tratado de não proliferação de armas nucleares, o que acho que foi a maior burrice de toda nossa história, porém temos que lembrar que se o Brasil optasse por ter armas nucleares isso traria um efeito dominó desagradável.

O Brasil possui uma área geopolítica chamada de ”ÁREA GEOPOLÍTICA DO BRASIL”  que abrange toda a América do Sul, toda a costa Oeste da África e alguns países do Caribe, essa área é fortemente influenciada pelo Brasil, por sua economia, indústria, política e acreditem se quiser seu poderio militar, agora  imaginem só se Argentina que é inimiga declarada do objetivo de liderança do Brasil no continente, resolve-se também ter armas nucleares, e depois o Chile que é inimigo da Argentina também quisesse essas armas porque não aceitaria que a Argentina as tivesse, só que ai o Equador também iria querer, e sua inimiga a Colômbia também iria querer e assim por diante… Eles usariam esse pretexto de ” Se o Brasil pode ter, porque é que eu não posso?”, e é por isso que nossos políticos ignorantes, corruptos e político-analfabetos fizeram uma escolha difícil mais porém inteligente. Abriram mão de um super poder para preservar a segurança futura de nossa nação e do continente.

Agora imagine só uma coisa:

Se um dia a Argentina por ventura detona-se uma arma nuclear contra a frota Britânica destruindo toda a armada inglesa em alto mar com o impacto de uma explosão nuclear em alto mar (caso a Argentina tivesse uma bomba atômica), qual seria a reação dos EUA, Inglaterra e Rússia? obviamente o contra ataque não é mesmo, ai o Brasil entraria para tirar satisfações e seriamos levados ao holocausto nuclear.

Ao abrir mão da Bomba Nuclear o Brasil manteve a segurança no continente, não tenho dúvidas de que o Brasil seria o país mais confiável para possui essa arma, pois é talvez o único país pacifico do mundo atualmente que não tem inimigos ou não busca a guerra, mas fica uma pergunta no ar:

Argentina, Chile, Venezuela, Bolívia, Equador, Paraguai e Uruguai, teriam mesmo a paciência e sabedoria de administrar bombas nucleares sem usa-las por qualquer motivo ou qualquer briguinha territorial?

Guerra & Armas 2010-2012. Todos os direitos reservados ao Guerra & Armas.

Publicado em 03/11/2012, em Geral. Adicione o link aos favoritos. 21 Comentários.

  1. Hipolito Herrera

    Até quando, será assim, pois o mundo esta passando para uma perigosa disputa religiosa entre mulçumanos e cristão pois a primavera arabe esta colocando via eleições democraticas fanaticos no poder que a principio estão a esconder suas verdadeiras faces ai está o verdadeiro perigo num futuro talvez não tão distante, mulçumanos e asiaticos unidos o mundo vai ferver podem ter certeza, a união deles não sera com a Russia e sim com a China.

    Curtir

  2. “é por isso que nossos políticos ignorantes, corruptos e político-analfabetos fizeram uma escolha difícil mais porém inteligente”

    Esta é, sem dúvida, a maior besteira que eu já li num site de defesa. O Brasil abriu mão de desenvolver armas nucleares, assim como o desenvolvimento de mísseis, porque é um país fraco. Devia fazer o mesmo que os EUA fazem: Eu posso, vocês não.

    Curtir

  3. Na minha opinião não é por que somos um país de paz que vamos estar despreparado,se não vamos investir em armas nucleares ótimo,mas nossos políticos deveriam usar de consciência e investir na segurança nacional,parar de desviar dinheiro que nosso povo ganha com suor e sacrificio,e as nossas forças armadas defasadas,com fúsil antigo,salário de fome dos nossos militares. Quem garante que não tem nenhum estrangeiro de olho em nossas riquezas,nossa amazônia,se formos atacados de surpresa estamos prontos eu pergunto. Acorda Brasil nossos governantes querem levar nosso país a nada,só pensam neles.
    Vamos defender o que é nosso,o Brasil tem dono. É de todos nós.

    Nós te amamos pátria amada.

    Curtir

  4. Até onde vai o desrespeito á criação?já nos foi dada a última chance e se escolhermos a guerra vai ser o pior caminho.NÃO á guerra e armas nucleares…não ao haarp,não aos chemtrails,não ao projeto big ben,não á nova ordem mundial!!!Queremos poder cultvar nossos direitos á uma terra melhor e mais evoluida!!!Vamos optar pela paz povo de Deus.Já esta na hora.Orem!!!

    Curtir

    • O texto mais idiota que ja li na vida!!

      Curtir

    • Concordo com vc Daniela. O Brasil tem tantas outras coisas para se preocupar. A pobreza e a educação por exemplo. Seria bom se as pessoas parassem de se-preocupar em como vão atacar o seu vizinho e olhar mais para o lado, e pensar em como ajudar o seu irmão.

      Curtir

  5. Marcus Vinícius Silveira

    Não acho que o principal motivo pelo qual o Brasil não tem Bombas atômicas seja esse. O Brasil, há muito, tem tentado conseguir uma cadeira permanente na ONU. Caso o Brasil construísse a bomba, não haveria um efeito positivo sobre nosso país, querendo ou não, e isso atrapalharia os planos de nosso presidente. Com relação aos outros países da América do Sul que, dito aqui, iriam querer ter bombas, acho EXTREMAMENTE improvável que isso acontecesse, se o Brasil possuísse. Nenhum outro país na América Latina tem o potencial de produzir bombas, a não ser o Brasil. Nenhum outro tem o dinheiro que o Brasil tem, nem os investimentos que há anos o Brasil faz. Não adianta falar que não há grande diferença do Brasil para os outros países latino americanos por que há, e muita. A última vez que vi os dados, o Brasil era o país mais rico da América Latina, com o PIB de, aproximadamente, 3,5 TRILHÕES de dólares, seguido da Argentina, a qual tem o PIB de 2,2 BILHÕES de dólares. É uma imensa diferença, que não se pode negar. Outro aspecto seria que o Brasil tem uma excelente imagem para praticamente todos os países do mundo; tem nome no exterior, diferentemente da Argentina e dos outros países da América Latina, a qual tem o nome vinculado a pobreza a miséria e a certos conflitos internos e externos.. Esse último aspecto também é vinculado ao Brasil, mas em bem menor escala do que com relação aos nossos vizinhos. Esse fator, facilitaria, e muito, a construção de armas de destruição em massa. Na minha opinião, o Brasil deveria construir essas armas rapidamente. Nosso país tem crescido economicamente, e até mesmo socialmente, muito rapidamente. Precisamos de ter uma imagem mais respeitada lá fora. O brasil já é respeitado, mas os que possuem essas armas, querendo ou não, são vistos de uma maneira diferente. Isso não significa que iremos usar. Os EUA possuem mais de 10000 bombas atômicas e apenas usaram 2 vezes, na S.G.M., contra o Japão. É uma questão de poderio, o qual o Brasil necessita.

    Curtir

  6. Trata-se de direito internacional.Exatamente como é dito no texto: se eles podem, porquê nós não podemos ? O Brasil é um país livre, soberano e deveria sim ter armas nucleares.Nunca se atira para matar, você deve atirar para ficar vivo.O Vice José Alencar tinha razão.

    Curtir

  7. CARA SE UM DIA EU FOR PRESIDENTE, EU VOU CRIAR PROJETOS PARA BOMBAS E ARMAS NUCLEARES, QUE SE DANE O RESTO!!!

    Curtir

    • Marcus Vinícius Silveira

      Não é assim que se faz, GUILHERME SOARES. Nosso país tem que passar por muitos obstáculos antes de conseguir desenvolver esse tipo de armamento. Tenho certeza que nossa presidência sabe que precisamos de armas de destruição em massa, mas se quisermos certas coisas… Temos que “atrasar” um pouco.

      Curtir

    • Marcio Augusto

      CARA TU FALOU POR MIM!!

      Curtir

  8. pesoas inquinorantes a paz não se conquista asim parapens BRASIL

    Curtir

  9. apesar de o brasil não utilizar dessas armas, o país tem conhecimento sobre elas e caso quisese utilizalas poderia fabricalas pois domina o enriquecimento de uranio,coisa que é raro no mundo,melhor dizendo para poucos.

    Curtir

  10. SEUS IDIOTAS,A NOSSA “PATRIA AMADA” NÃO CONSEGUE DEFENDER NEM NOSSAS CRIANÇAS DA FOME,A NOSSA AMAZONIA DO DESMATAMENTO OS NOSSOS JOVENS DAS DROGAS O NOSSO TRANSITO DOS MAUS MOTORISTAS SEM CONTAR NA IMPUNIDADE QUE DOMINA ENTRE OS POLITICOS RICOS E POBRES DE NOSSA NAÇÃO,COMO PARA QUE,VAMOS DEFENDER AMEAÇAS QUE VEM DE FORA SE NÃO CONSEGUIMOS DEFENDER AS QUE VEM DE DENTRO,ENQUANTO NOS NÃO PENSARMOS COM A CABEÇA DOS GRANDES NÃO VAMOS TER NEM BOMBA NUCLEAR E NEM UM TRAQUE QUE SEJA,INFELIZMENTE É ASSIM…

    Curtir

  11. Cleber Carvalho da Rocha

    O BRASIL QUER TER UMA CADEIRA PERMANENTE NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU, MAS NÓS SABEMOS QUE NÃO SÓ A ECONOMIA DE UM PAÍS É SUFICIENTE, TEMOS QUE TER PODER DE PERSUASÃO, E ISTO SÓ SE CONSEGUE COM ARMAS COM PODER DISSUASÓRIO. ERA COMO NA ROMA ANTIGA, EM QUE O IMPÉRIO TINHA INFLUENCIA EM TODAS AS PROVÍNCIAS MAS O PODER DO EXÉRCITO ROMANO DAVA “LEGITIMIDADE” A ESTA INFLUENCIA.

    Curtir

  12. Brasil tem que ter. Asenal nuclear

    Curtir

  13. Não entendi o que ele quis dizer , caso a Argentina tivesse armas nucleares e utilizasse contra a Inglaterra, os EUA com certeza apoiariam os ingleses,
    agora a Rússia apoiaria os Argentinos.

    Curtir

  14. Marcos Vinícius

    Agora pense comigo, o Brasil não iria se desenvolver sem a ajuda de outros países como os EUA, se nós tivéssemos uma bomba atômica, teríamos mais respeito só que também os nossos “aliados” iriram se distanciar então não seria conveniente ter respeito sem ter ajuda

    Curtir

  15. Nessa guerra os fraco sobrevive pois num pais bastante vuneravel é preciso abrir mão de armas atomicas pois essa vulnerabilidade acabaria em tragedia aqui mesmo… É como diz o ditado quem brinca com fogo pode se queimar pois deixa essa brincadeira no fogo baixo pois queremos proteger nossa nação de se queimar por inteiro sauve esse país vulnerável desse fogaréu nao queira armas onde nao existe poder… que deus nos proteja… Donald Trunk novo presidente americano??????? indenpedente de quem seja tenha a conciencia nas suas atitudez pois seu país vulneravel ou nao depende muito de voce tenha conciencia pelos seus atos pois a vida em primeiro lugar pois onde a guerra nao a vida pense em sua familia filhos e nos que estao por vim pense no futuro de seu país e que tenha sucesso em sua carreira e que deus ilumine seu caminho… QUEREMOS VIVER A VIDA SEM GUERRA POIS A GUERRA É IMPREVISÍVEL NUNCA SABEREMOS DO PODER POR TRÁS DOS INIMIGOS SEJA CIENTE DISSO…

    Curtir

  16. In this war the weak survive because in a country quite vuneravel it is necessary to give up atomic weapons because this vulnerability would end in tragedy right here … It is as the saying goes who plays with fire can burn because it leaves this game in the low fire because we want to protect Our nation of burning itself whole sauve that vulnerable country of that blaze do not want weapons where there is no power … may god protect us … Donald Trunk new american president ??????? Indenpendent of who is to the conscience in its attitudez because its country vulneravel or it does not depend very much of you has conscience by its acts because life in the first place because where the war does not the life thinks about its family children and those that they are come to think In the future of your country and have success in your career and may God enlighten your path … WE WANT TO LIVE LIFE WITHOUT WAR BECAUSE WAR IS IMPREVISIBLE WE WILL NEVER KNOW ABOUT THE POWER BEHIND THE ENEMIES BE AWARE …

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!