A ”melhor” Tropa de Elite do Brasil

SEGUE-SE A BAIXO O COMENTÁRIO E PONTO DE VISTA DO LEITOR MARCELO COELHO A RESPEITO DA MATÉRIA:  A MELHOR TROPA DE ELITE DO BRASIL

BRASIL, ACIMA DE TUDO!
ACHEI INTERESSANTE E MUITO BOM O “POST” SOBRE A MELHOR TROPA DE ELITE DO BRASIL!
MAS TEM QUE SE TER MAIS CRITÉRIOS QUANDO FALAMOS EM “MELHOR TROPA DE ELITE DO BRASIL”, POIS PODEMOS COMETER ERROS DE JULGAMENTO COM MUITOS IRMÃOS DE ARMAS QUE TRABALHAM ÁRDUAMENTE NO SEU APRIMORAMENTO TÉCNICO PROFISSIONAL.
NÃO ESTOU AQUI PARA CRIAR CONTROVÉRSIAS, NEM PARA AFIRMAR QUE É AQUELA OU A OUTRA FORÇA A “MELHOR”, MAS SIM PARA ESCLARECER ALGUNS PORMENORES QUE DEVEM SER ABORDADOS.
O GATE – MG É UMA TROPA MUITO BEM TREINADA, COM UM NÍVEL TÉCNICO COMPARÁVEL AS MELHORES DO MUNDO! MAS TEMOS QUE LEMBRAR QUE QUANDO FALAMOS AO NÍVEL DE BRASIL NÃO PODEMOS ESQUECER AS FORÇAS ARMADAS E OUTRAS DAS FORÇAS AUXILIARES.
POR EXEMPLO: PODEMOS LEMBRAR O GERR-MEC (GRUPO ESPECIAL DE RETOMADA E RESGATE DOS MEGULHADORES DE COMBATE DA MARINHA DO BRASIL) OU MESMO DO GERR-COMANF (GRUPO ESPECIAL DE RETOMADA E RESGATE DOS COMANDOS ANFÍBIOS DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS).
O PRIMEIRO ALÉM DE SER O CURSO OPERACIONAL MAIS LONGO DAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS, É CONHECIDO POR SER UM DOS MAIS RIGOROSOS, DE CADA 30 INSCRITOS, EM MÉDIA 4 CONSEGUEM CONCLUÍ-LO, HAVENDO EDIÇÕES EM QUE NENHUM CANDIDATO SE FORMOU, COM DURAÇÃO DE 41 SEMANAS, DIVIDIDAS EM QUATRO FASES. EM TAIS FASES SÃO ABORDADOS: TÉCNICAS DE MERGULHO COM EQUIPAMENTO AUTÔNOMO DE CIRCUITO ABERTO E FECHADO (NÃO SOLTA BOLHAS PARA N SER IDENTIFICADO NA SUPERFÍCIE); PARAQUEDISMO BÁSICO PARA INFILTRAÇÃO; OPERADOR DE BOTES PARA INFILTRAÇÃO; TÉCNICAS DE INFILTRAÇÃO À PATIR DE SUBMARINOS IMERSOS OU EM SUPERFÍCIE; TÉCNICAS DE INFILTRAÇÃO POR RAPPEL E FAST-ROPE; TÉCNICAS DE COMBATE URBANO E EM SELVA; TÉCNICA DE OPERAÇÕES NÃO CONVENCIONAIS; TÉCNICAS COMBATE E SOBREVIVÊNCIA EM ÁREA DE SELVA, CAATINGA E CLIMA FRIO; OPERAÇÕES RIBEIRINHAS; DEMOLIÇÕES; ARMAMENTO; OPERÇÃO DE EQUIPAMENTO DE VISÃO NOTURNA E TÉRMICA; TÉCNICAS DE RECONHECIMENTO DE MARGENS DE PRAIA E RIOS; OPERAÇÕES ESPECIAIS SUBMARINAS (SABOTAGENS); SISTEMA MILITAR DE COMUNICAÇÕES EM ALTA TÉCNOLOGIA DE TRANSMISSÃO DE DADOS; INTELIGÊNCIA; RETOMADA DE NAVIOS, INSTALAÇÕES NAVAIS, PLATAFORMAS DE PETRÓLEO, BEM COMO O RESGATE DE REFÉNS QUE VENHAM A SER TOMADOS/DOMINADOS POR TERRORISTAS OU OUTROS CRIMINOSOS
DEPOIS DE FORMADO MEC, O MILITAR É DESIGNADO PARA SERVIR NO GRUMEC, ONDE PARTICIPARÁ DE UM COMPLETO PROGRAMA COMPLEMENTAR DE ADESTRAMENTO E REALIZARÁ CURSOS DE EXTENSÃO E ESTÁGIOS EM DIVERSAS ÁREAS, COMO DESATIVAÇÃO DE ARTEFATOS EXPLOSIVOS (DAE), MESTRE DE SALTO, SALTO LIVRE, MESTRE DE SALTO LIVRE, PRECURSOR PARAQUEDISTA, DOBRAGEM E MANUTENÇÃO DE PARAQUEDAS E SUPRIMENTOS PELO AR (DOMPSA), ESTÁGIO BÁSICO DE MONTANHISMO, CURSO DE OPERAÇÕES NA SELVA, ESTÁGIO DE OPERAÇÕES NO PANTANAL, ESTÁGIO DE CAÇADOR (SNIPER), TÉCNICAS DE TIRO DE PRECISÃO COM O FUZIL ANTI-MATERIAL BARETT .50, DENTRE OUTROS.
JÁ O GERR-COMANF, QUE PERTENÇE AO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS (TROPA DE ELITE DA MARINHA DO BRASIL) COM CERCA DE 25 SEMANAS DE FORMAÇÃO COM A MAIORIA DAS MATÉRIAS ABORDADAS NOS MERGULHADORES DE COMBATE, TENDO APENAS ALGUMAS VARIAÇÕES POR CONTA DA ESPECIFICIDADE DO SEU EMPREGO. MAS CONTANDO COM ALUNOS MUITO EXPERIÊNTES, PROVENINTES DOS QUADROS DO CORPO A QUE PERTENCE, ALGUNS COM MAIS DE DEZ ANOS DE SERVIÇO EM UMA TROPA QUE JÁ É CONSIDERADA DE ELITE PELAS PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS ESPECIALIZADAS E PELAS FORÇAS ARMADAS E A ÚNICA TROPA DO BRASIL DE CARÁTER EXPEDICIONÁRIO POR EXCELÊNCIA, SEGUNDO A ESTRATÉGIA DE DEFESA NACIONAL DO GOVERNO FEDERAL.
DEPOIS DE FORMADO COMANF, O MILITAR É INSERIDO NO BATALHÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS, ONDE PARTICIPARÁ DE UM COMPLETO PROGRAMA COMPLEMENTAR DE ADESTRAMENTO E REALIZARÁ CURSOS DE EXTENSÃO E ESTÁGIOS NAS MESMAS ÁREAS QUE OS MEC E EM ALGUNS CASOS COM TROPAS ESPECIAIS AO REDOR DO MUNDO.
EXORTO QUE MUITOS MILITARES DESSAS TROPAS ESTÃO EM MISSÕES REAIS NO HAITI E ATÉ MESMO DÃO APOIO AS FORÇAS DE SEGURANÇA DO RIO DE JANEIRO E OUTROS ESTADOS NO COMBATE AO TRÁFICO A MUITOS ANOS.
INFORMO TAMBÉM QUE O EXÉRCITO BRASILEIRO E A FORÇA AÉREA POSSUEM TROPAS DE ELITE IGUALMENTE TREINADAS E PRONTAS PARA ENTRAR EM AÇÃO EM QUALQUER LUGAR DO PAÍS.
MUITOS ACHAM QUE SER MILITAR PROFISSIONAL É APENAS PEGAR UM FUZIL E CORRER PRA CIMA DE UM INIMIGO QUE NUNCA EXISTIRÁ. MAS O COMBATENTE DE HOJE NUNCA FOI TÃO ESPECIALIZADO E TÉCNICO.
APENAS SABEMOS QUE SÃO EMPREGOS DIFERENTES PARA MISSÕES DIFERENTES! MAS LEMBRANDO DE QUE ESTAMOS TODOS DO MESMO LADO! COM INIMIGOS INTERNOS E EXTERNOS EM COMUM E LUTANDO POR UM BRASIL MELHOR.
A FARDA PRETA, CAMUFLADA, AZUL OU ATÉ MESMO BEGE SÃO COMPLEMENTOS, POIS A HONRA DE DEFENDER O BRASIL ESTÁ NA PELE.
PS.: NA FOTO ONDE É MOSTRADO O SUPOSTO “CAVEIRÃO” DO BOPE-RJ, NA VERDADE É UMA FOTO DO APELIDADO “PACIFICADOR” DO CORE-PCERJ.

NOTA DO BLOG:

Caro amigo, Marcelo Coelho, agradecemos o seu ponto de vista em relação a matéria ”A melhor tropa de elite do Brasil”, porém a matéria trata sobre os Grupamentos de Armas e Táticas Espaciais ( Grupo de ações táticas especiais/GATE/BOPE,GRE etc… ).

A matéria faz referência as tropas de elite das Forças Auxiliares, Polícia Militar e Polícia civil dos estados e do Distrito Federal.

A respeito das diversas forças especiais da Marinha, Exército e Força Aérea, essas são consideradas divisões, pelotões,companhias especializadas ou grupamentos táticos de ação em combate e de uso especial em conflitos de segurança nacional.

Não resta dúvida que todos os pelotões ou grupos especializados que mencionou são de longe melhores que todos os Grupamentos táticos de todas as polícias do Brasil, no entanto te lembro que como eu disse há pouco, não podem ser levadas em consideração como as melhores do Brasil em ação, pois nunca ou quase nunca entram em ação, a não cer que sejam acionadas para casos especiais que envolvam terrorismo ou a segurança nacional e a defesa de nossa soberania.

2º Editor-Sênior 
Rogério Linhaça de Oliveira Neto

Sobre Francisco Santos

Jornalista e Editor.

Publicado em 02/21/2012, em América do Sul, Armas, Armas Brasileiras, Brasil, G&A Interatividade, Guerra & Armas, Opinião, Polícia Militar e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 60 Comentários.

  1. Hipolito Herrera

    Melhor tropade elite do brasil : Pelopes da 1º Cia. do 4º BIB. onde servi em 1980.

    Curtir

    • ACOOOOORDA MARCELO COELHO…Que porr@ de organizado e preparado. A unica coisa Organizada nesse Brasil é o Partido Trapalhão que consegue manter fora das prisões os seus ladrões. Empurrando com a Maquina Administrativa Corrupta o castigo que nunca vem.

      E NÃO VENHA ME FALAR EM PRISÃO DOMICILIAR… O Miserável Aposentado passa a ser Prisioneiro Domiciliar por falta de recursos ate para fazer um pequeno passeio Ao centro da cidade onde mora.

      Curtir

  2. durval monteiro santos

    Eu gostaria de fazer um comentário,posso estar ate enganado em relação aos comentários postado neste blog, cada estado tem os seus indice de criminalidade as vezes vejo odatena
    no brasil urgente fazendo o maior escandalo quando a policia de são paulo serca de um a
    dois bandidinhos com 38 ele faz um maior sensacionalismo para policia de SP, eu pergunto se policia do RIO DE JANEIRO e o menor salário da federação,tem uma tropa de elite que a mesma foi protagonista de um filme que bateu recorde de bilheteria no brasil tem que encarar quatro facções criminosas com ramificação em todo o brasil e a mas equipada com elicopteros blindados veículos importados blindados com tecnologia de ponta de onde existe a maior favela da america latina(rocinha)com apreeção de toneladas de drogas.
    e teve que reunir varias istituições da força da segurança pública para pacificar as favelas,
    só pode ser mesmo o ponto de vista do leitor!no meu ponto de vista eu colocaria o seguinte
    (UMA DAS MELHORES TROPA DE ELITE DO BRASIL)ate porque a policia do rio de janeiro
    foi a primeira a ser criada no país!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

    • Errado caro amigo, a Polícia Militar de Minas Gerais é a mais antiga do país com 237 anos e foi criada em 1775, muio antes da PMERJ, segundo fato é que a Polícia do Rio é mal paga, mal treinada, não possuí carros em situação regular, não tem armamento moderno e o BOPE não é força tática e sim policia usual (age em todas as situações) já os GATE MG, SP e demais estados só agem como tropa de elite em situações especiais, e é preciso lembrar o fato que a PMERJ tem um indice de corrupção altamente elevado em relação com as demais corporações do Brasil e grande parte do mundo.

      Curtir

  3. Amigos,fui do EB e hoje sou policial militar no Rio Grande do Sul. Conheço as duas forças e posso afirmar que as forças armadas são só embuste,nunca enfrentam situações reais de risco,o que enfrentamos diariamente e houvi relatos de colegas do RJ que quando o bixo pegava lá durante a pacificação de morro os “ESPECIAIS” das forças armadas não faziam nada e ainda se escondiam. Eu mesmo ministrei algumas instruções para o pelopes do EB, é decepcionante ver um pelotão que se diz especial,tão mal preparado e com egos insuflados,pois como disse antes,são só embusteiros. Forte abraço aos irmão de farda.CAVEIRA!!!

    Curtir

    • negativo camarada vc foi do exercito onde civis entram como sargento ,onde cabos sao temporarios ,e soldados descartaveis ,morei em rio grande a policia do sul nao troca tiro para se tao especial assim um Soldado Fuzileiro e muito mais preparado do que um sargento policial porem temos diferentes missoes se nos fuzileiros fomos as ruas nos ,nao prendemos ,nos nao julgamos ,nos somos forjados para matar ,veja a funcao das forcar armadas antes de falar

      Curtir

    • Vamos começar do começo como se diz na marinha.Bom eu também sou policial militar gaúcho,servi no corpo de fuzileiros três anos e tive um rigoroso treinamento que supera de longe a policia militar.E pra quem não sabe o BOPE foi criado pela marinha portanto não se pode nem comparar as policias com os militares chega a ser um insulto a eles.
      Só se no exercito era só embuste,por que Os Fuzileiros estão prontos para qualquer situação seja no ar na terra ou no mar.

      Curtir

      • Porque os militates iriam se expor nesses morros se ao darem um tiro em defesa propria, serão processados, humilhados, e levados a sanções diversas, pois existe no atual governo uma resistencia as Forças ARmasdas e a constituição nao dá ´poder de policia a eles em tempo de paz. So os bate-bodas ja geraram noticias na imprensa nos jornais tvs, com perguntas capciosas e sem falar a provocação do povo para ver um soldado do exercito matar alguem e depois crucificá´lo. Vcs pms, estao acostumados a matar sem motivo, e a população aceita de certa forma, mesmo sabendo que a maioria das mortes sao forjadas.
        Soldados sao feitos para matar. e pontol. Nao o seu povo mas sim o inimigo real. bandidos de pé no chao, magrelos, raquiticos e que nao sabem atirar nao sao pareo para as Forças Armadas. Acho um erro coloca´los ao lado de pms….

        Curtir

    • Dilelio, certamente vc foi um daqueles recrutas mocorongos, ou seja, estava lá só fazendo numero e como muitos que nao tem condições e lá estão. Nao deve ter participado de nenhum treinamento especial, nao fez acampamento de tres meses na mata, nao foi para o MS, nao fez cursos no exterior. Um simples conscrito. Então nao tem argumentos para falar mal do EB. A funcao do EB, é defender a patria e nao correr atrás de NOIAS, BEBADOS, LADROEZINHOS DE ESQUINA, NEM “TROCAR TIROS” com bandidos descalços sem camisa, e que mal sabem empunhar um armamento. Veja a constituiçao. Fiz parte de um batalhao onde a maioria de seus componentes foram à Guerra. Lá existem fotos e fatos da bravura do soldado brasileiro (apesar do PT arrochar o salario) e a maioria dos oficiais das PMS nao passariam no concurso da AMAN. Sem falar pelo treinamento. Entao para que vc veja a honra dos militares o Brasil teria que estar em guerra. FORÇAS ARMADAS nao é para ser usada contra o povo, como voces, que matam, exterminan e depois colocam uma arma fria na mao do individuo para forjar resistencia ou troca de tiros. Sao sempre 20 contra 1. Lamento vc ter servido em uma unidade de menor importancia e ter sido apenas um conscrito. Agora pelo menos vc pode engordar a vontade e colocar um oculos escuro, segurando seu 38, o tipico macho-man sul americano. Enfrente os SEALS….. quero ver a PM, do que ela é feita. Só os SEALS……

      Curtir

    • Mpantaneiro

      Caro camarada Dilelio, respeito sua opinião, porém discordo das afirmações que você coloca sobre a condição dos militares das Forças Armadas. Não concordo que nas Forças Armadas Brasileiras reina o “EMBUSTE”, são diversos treinamentos táticos em combates na terra, no mar e no ar; missões reais que que não cabe a mim citar quando, onde e como foram realizadas pelos nosso militares. Caveiras de sangue, suor e lágrimas, onde o principal objetivo é o cumprimento da missão, mesmo que isso lhe custe a própria vida. Respeito a sua opinião, por você ser PM e num passado, não tão distante, foi militar das Forças Armadas, essa que você critica e ofende. Nós das Forças Armadas somos muitos profissionais e para seu conhecimento, o BOPE-RJ foi formado pelos Comandos Anfíbios da Marinha do Brasil, do Corpo de Fuzileiros Navais. Sempre atuamos em conjunto com as Froças Auxiliares e nunca tivemos problemas, e sabe porque? somos profissionais e não rancorosos como você. Um abraço e espero que essas palavras duras, porém necessárias te sirva de lição. Caveira não é aquele que diz ser e sim aquele que é e honra sustenta-la em seu coração.

      Curtir

      • Concordo com você. Os militares não tem porque estar cumprindo missões contra o povo brasileiro, dando tiros de bala de borracha, cacetada, gás, empurrando adolescerntes, velhos, crianças ou se vingar nos morros matando inocentes para provar a “macheza” da tropa, tem sim que treinar para momentos de guerra com inimigos de verdade, equipados com o mesmo armamento, a mesma força, ai sim, podendo mostrar quem é ou não a tropa de elite. Bater no povo é fácil. O povo não tem armas…

        Curtir

    • caro amigo da pm do sul v6 nao chegao perto de nos do eb e outra para cada 10 soldados do eb 1 e corrupto para cada 10 da pm 8 sao corruptos e na pacificaçao as forças armadas nao fazem nada pq nao recebem ordem para isso e se a pm e tao boa pq precisa das forças a
      rmadas para pacificar um morro deixa de ser mocorongo seu bizonho e aprenda a respeitar os mais antigos

      Curtir

    • Caro colega, vc não sabe o q fala ou estar desinformado. A origem de instruções e preparação são das FA. O fato de vc ter servido ao EB, imagino q vc pouco fez. Quanto a informação q os militares se escondiam por ocasião da ocupação das UPP, isso não é verdade. E só pra encerrar esse papo pq vc não merece minha atenção, se vc foi instrutor, como vc mesmo mencionou, para o PelOpEsp e q vc classificou como despreparado, então vc é prior q os alunos, pq é responsabilidade do instrutor motivar o aluno.

      Curtir

  4. caro amigo do sul eis aqui a minha deixa sem desmerecer as outras foças estamos atuando nesse pais desde 1808 sabemos bem o que missão muitas coisas acontece em nosso pais e ate para você esta colocando a sua cabeça no seu trvesseiro nos fuzileiros navais trapa de elite estamos te guardando quando estivereis dormindo lenbre-se tem um caveira de guardando a sua retaguarda nos fuzileiros navais nunca tivemos tempos faceis e nem assim os queremos “ADSSUMS” camarada e faca na caveira patrulha a noite inteira.

    Curtir

  5. Posso fala uma coisa marinha tem mais dinheiro melhor armamento.
    Melhor preparo todos tem muito bom para sarn, comandos do E.B mais nada esta a cima dos comanf e grumec terra,ceu e mar

    Curtir

  6. Senhores Leitores a matéria refere-se ”Tropa de Elite” e não grupamento, unidade ou força de elite das Forças Armadas, refere-se a Polícia

    Curtir

  7. so vou vou falar uma coisa; as melhores tropas de elite sao comanf gerr grumec comandos e ef do eb , e policial sao bope rj a melhor tropa policial do mundo, que deve muito as forcas armadas, porque 80 por cento do seu contingente sao fuzileiros e paraquedistas do eb. por isso que sao os melhores .adsumus

    Curtir

  8. Vanderson Rosa Poubell

    Ola´meus amigos eu sou um fuzileiro naval,antes passei pelo exercito 3 meses pelo serviço obrigatorio.Preste só atenção ,já começa por isso fui dispençado do exercito devido o concurso que prestava para marinha.
    Passando me formei fuzileiro naval depois de 3 meses,logo me preparei e me escrevi no curso de comandos anfibios.Torno a dizer fomos 37 militares incluzive militares de outros paizes só se formaram 8 militares.eu posso dizer foi o curso mais dificil que ja fiz,o grumec não chega nem aos pés.A minha turma de comanf foi a ultima para militares não estabilizados.Isso foi em 1997.Dai começou os treinamentos do bope.para quem não sabe o bope é o filho do comanf.O Dr.coronel Amendola treinou muito com agente,dia e noite.

    Curtir

    • Essa é a mais pura verdade como fuzileiro naval (comanfinho) participei de varios treinamentos ministrados ao hoje bope qe na verdad naõ era bope era (coe) se naõ me falha memoria.

      Curtir

    • VC é mentiroso, pois em 1988 o bope era conhecido como cioe e já fazia treinamento no tanque tático do batalhão tonelero se é que vc já pôs seus pés lá dentro.

      Curtir

  9. Quanta bosta! Acham que porque o BOPE RJ apareceu em filme é a melhor tropa de elite?
    Tropa de corruptos!

    Curtir

  10. Luiz Antônio Campos

    a melhor tropa para quaisquer que sejá a missão sejá ela querrilha ou combate em localidade (urbana ) é os comanf da marinha (corpo de fuzileiros navais) , a tropa do batalhão toneleiro que só tem ali homem que treinão operações espeçiais, que inclusive em caso de querra quem primeiro vai na linha de frente são o fuzileiros navais, adssumos .ass. luiz antônio Campos – salvador /Bahia

    Curtir

  11. Comandos anfíbios, BOPE, Fuzileiro Naval, tudo isso ai é tropa se considera tropa de elite (ou pelo menos acham que são), MILITAR DE VERDADE e preparado para o combate seja ele físico, mental, psicológico etc e etc é o (MARUJO), faça um teste, dê um fuzil ao marujo e que ele rapidamente estará adaptado a situação, agora tire todos os marujos da nave de guerra e embarque QUALQUER tropa de elite nela pra ver se ela vai a algum lugar, sou C.P.A, MARUJO! passem 4 anos servindo em um contratorpedeiro e verão que o que esses ”caras desas tropas de elite ai” fazem são brincadeiras de ”escoteiro lobinho”.

    Curtir

  12. Antonio Jorge

    Meu caro 2o editor senior, Sr. Rogerio Linhaca,

    O senhor escreveu CER (!) em lugar deu SER!
    Impressionante a agressao ao vernaculo.

    Curtir

  13. INICIALMENTE MEUS PARABENS A TODOS OS PROFISSIONAIS OPERACIONAIS E/OU NÃO OPERACIONAIS OU SEJA TÉCNICOS EM SUAS FUNÇÕES ESPECIFICAS, NÃO DEVEMOS CONFUNDIR E OU QUERER ESPECIFICAR E/OU QUALIFICAR QUAL A TROPA MAIS BEM OU MELHOR PREPARADA, CADA FORÇA E/OU TROPA TEM SEUS TREINAMENTOS, SUAS ATIVIDADES FINS E ESPECÍFICAS.
    NOSSO PAÍS É PREVILEGIADO PELA INDOLE GUERREIRA, ABNEGADA E DETRMINADA DOS SEUS PROFISSIONAIS E DO SEU POVO.
    INDEPENDENTE DA SUA FORÇA E TROPA, ALEM DE SUAS FORMAÇÕES PROFISSIONAIS, PRECISAMOS DE MATARIAIS E EQUIPAMENTOS MODERNOS E EFICIENTES PARA ESTES HOMENS OS QUAIS MUITAS VEZES EXPOEM SUAS PROPRIAS VIDAS EM SEU TEATRO DE OPERAÇÃO,, SEM FALAR EM SEUS MINGUADOS SALARIOS.
    MASERA ( Eco Bravo)

    Curtir

  14. Meu Deus do céu!!!O caras é comanf de 97 e diz que o curso foi difícil?!?!kkkkkkkkk,é pra rir e ele sabe porque!

    Curtir

  15. Vanderson,vc é um fanfarrão!!Os COMANF são a melhor tropa de elite do Brasil!Sou de 96,os caras do Bope,comandos parasar,polícia federal são mandados pra lá para poderem tirar o curso e tbm terem instruções.Marines,legião etc sempre vão lá para terem instruções.No Haiti,que o couro come mas a imprensa vagabunda não divulga os Comanf juntamente com os Fuzileiros “normais” estão dentro,eliminando rebeldes onde nem os Marines ficaram.O General do EB quer a guarda dele lá formada por Fuzileiros,porque será?!?

    Curtir

  16. Maj, Lemos

    Esquadrões de elite das Forças Armadas brasileiras mais bem preparadas e armadas:

    • Batalhão de Forças Especiais (Exército)

    • Comandos (Exército) *
    • GRUMEC (Marinha) *
    • COMANF (Marinha/Fuzileiros Navais) *
    • PARA-SAR (Aeronáutica)

    *Não necessáriamente na ordem (excepto pelo primeiro item, visto que esse único Batalhão de Forças Especiais em Goiânia realiza cerca de 98% de suas operações em território hostil).

    Curtir

  17. Joel Antonio

    O BOPE – RJ não passa de propaganda politica, comercial para emoldurar o ego dos governantes cariocas. Nunca enfrentaram condições reais de combate com forças igualmente armadas e preparadas, so com bandidos descalços, sem camisa, garotos que mal sabem empunhar uma arma. Nas Forças Armadas, aprendemos a combater sabendo que do outro lado, tem uma tropa igualmente treinada. Não somos policia. Não prendemos ninguém.

    Curtir

  18. Valdivino Mendonça

    Servi no EB em 1975/6 na cavalaria (Dragões da Independência) em plena ditadura militar
    (Geisel era o presidente, gostava de soldados, pois ceiou conosco no natal,Figueiredo era racista) tive na época o melhor treinamento e disciplina que carrego até hoje, tive treinamento de guerra mais duro do que o BOPE, fui um dos melhores atiradores do meu esquadrão, participei de missão real de defesa (caça no mato a terroristas) não tinha sossego, era 24hs. atento e pronto em minutos para qualquer missão.Nosso lema era: a pátria tudo se dá, nada se pede.

    Curtir

    • O. finalmente alguem do meu tempo. O terrorismo era real. O inimigo era real. Fiquei 03 meses na Serra da Bocaina e varias incursões de treinamento dia e noite. Nao tinha filhinho da mamae como tem hoje, so pra ganhar medalhas e diplomas…

      Curtir

    • Ola. Tambem sou dessa epoca em que governantes atuais pegavam em armas para assaltar bancos. Tive um treinamento duríssimo, fiquei 03 meses na Serra da Bocaina, com um unico conjunto de uniforme, testando sobrevivencia na selva, na caça a terroristas, tbem fui um dos melhores atiradores do batalhao e nao tinhamos medo de ninguem principalmente de policiais militares, que nem sequer olhavam em nossa cara, pois o pau comia pra valer, nao era como hoje, onde os conscritos sao tratados como coitadinhos, esse treinamento do BOPE era piada na época. Os PELOPES realizavam isso constantemente, e ainda treinávamos a PE, e os cadetes da AMAN. PMS quando se atreviam, choravam no sitio de treinamento, pois o negocio era duro. Mas nao podiamos atuAR NAs ruas, como hoje, devido a constituição. Acho que o policial tem que ser treinado para policial e nao para soldado. Ele não ´soldado. Soldado é treinado para matar, matar, matar. Policial para salvar vidas,, defender vidas, defender a sociedade. Nao confundam as coisas.

      Curtir

  19. washington

    Muito bom o trabalho da elites das policias mais nada em tomada e retomada do que os comanf do corpo de fuzileiros navais. ( Obs: unica tropa do brasil terra, ceu e Mar e reconhecida pela constituicao como profissional…

    Curtir

  20. geraldo ramos gomes

    Ola pra galera de comamdos ! Olha um bom grupamento bem treinado na hora da açao sabe ate o que o companheiro pensa .aprendemos mesmo e na pratica no dia dia na missao real .e muito importante vair na real.como por ex:os policiais de rua.valeu!

    Curtir

    • Policiais. Nao FORÇAS ARMADAS. a funçao delas é diferente….. ACHO QUE NAO ENTENDERAM NESSE BLOG. ESTAO CONFUNDINDO POLICIA COM EXERCITO, MARINHA E AERONAUTICA. AS FUNCOES SAO DIFERENTES EM DIFERENTES SITUAÇÕES. SOLDADO DAS FORÇAS ARMADAS NAO PODEM ATUAR NAS RUAS EM TEMPO DE PAZ………ACORDEM.

      Curtir

  21. Todos são muito bons,mas enquanto ficam se arranhando e ou rasgando seda as organizações criminosa crescem e lasca o povo,todos vcs são bons ,parem de massagear seus proprios egos e vamos por ordem nesta bagunça da bandida
    gem chamada BRASIL

    Curtir

  22. paulo santos camargo

    Que bobagem ! Uma atrás da outra , Gostaria de ver estes cidadãos brabos quando a pipoca desce valendo, porque vc ver ! Quando estão só, em um problema ninguém faz nada , neguinho caga de medo ai vc não ver preparo , nem coragem, nem atitude homem que valoriza a si e sua bandeira não foge da sua obrigação. mais só funciona quando estão em grupo. eu acho um monte de covarde principalmente a policia, que agride as pessoas de bem quando estão em grupos , vários contra um, se vc mandar encarar de homem para homem e sem arma! Acabou técnica e preparação monte de bundão.

    Curtir

    • Voce disse bem!;. A policia. As Forças ARmadas nao sao policia. Nao prendem, nao julgam, e nao atuam contra o povo. Por isso nao gostam de participar de incursões junto com policiais corruptos, covardes e que assassinam em grupo e depois vao aos batalhoes receber medalhas pela covardia. As Forças Armadas nao compactuam com isso. Medalha tem que ser merecida. E eles nao suportam policia…

      Curtir

    • GOSTEI PAULO. É BEM ISSO MESMO. SE FOR NEGRO ENTAO, TA FERRADO. Sao machos no escuro, sem cameras, sem testemunha ou em grupos de 20, 30 contra um.

      Curtir

  23. Estou de acordo com o comentário do Joel, o BOPE do Rio de janeiro é propaganda enganosa do Governo carioca,o fato de fazerem um filme sobre o batalhão foi a mídia do governo em resposta á sociedade carioca, só isso, o BOPE carioca quando faz uma ação nos morros é um risco calculado, aliás eles avisam o Rio de Janeiro inteiro que irão invadir o morro..
    A rota paluista

    Curtir

  24. A Rota Paulista além de serem bem treinados, tambem fazem incursões dentro de favelas,abordam suspeitos em ruas e avenidas, e encaram o PCC de frente, aliás é uma questão de honra da ROTA combater traficantes e o PCC.

    Curtir

  25. Paulo, seu comentário é ridículo, vc deve ser um NÓIA pra dizer uma bobagem destas

    Curtir

  26. Engraçado!este blog e destinado à tropas de elite policiais, pelo que eu notei muitos dos senhores leitores comentaram com a emoção, outros com o coração,cada um pelo que notei, puxou a sardinha para o seu lado,o certo porem, todas as instituições de segurança em nosso país tem o seu valor de acordo com as suas necessidades,o certo seria conhecer cada instituição pela internet ou conhecer pessoalmente ate porque muitas destas estão abertas a visitação pública, como por exemplo;(GUARDA MUNICIPAL)que também tem a sua tropa de elite!!!

    Curtir

  27. Existem pelo menos sete cursos de formação de policiais que são reconhecidos internacionalmente pelo grande grau de dificuldade. Dois deles são brasileiros. Um é o curso do Bope, da PM do Rio de Janeiro, que ganhou fama com o filme Tropa de Elite, que mostra o cotidiano de seus integrantes. Outro treinamento brasileiro casca-grossa é o do Gate, da PM de São Paulo. A Swat americana, o GIGN e o Le Raid da França, a Omon da Rússia e a GSG9 da Alemanha completam o grupo das unidades policiais com cursos top de linha. De acordo com o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel, co-roteirista de Tropa de Elite, em todas essas unidades os alunos são levados ao limite durante o período de formação. Confira nos quadros detalhes sobre o treinamento das sete tropas.

    BOPE (BATALHÃO DE OPERAÇÕES POLICIAIS ESPECIAIS)

    De onde é – Tropa da Polícia Militar do Rio de Janeiro

    Função – Criado em 1970, é especializado no combate ao crime em favelas

    Duração do treinamento – 3 meses e meio

    Como é – O primeiro mês é o “inferno”, de acordo com o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel: “O aluno dorme em média três horas por noite. Toda comida é negociada por alguma atividade. É mais duro do que aparece no filme”. Já houve turmas em que só quatro policiais foram aprovados entre cerca de 50 inscritos…

    Piores momentos – Uma marcha de 120 quilômetros a cavalo… sem sela! Há ainda um teste de defesa pessoal em que o aluno luta contra até oito oficiais ao mesmo tempo. Já rolaram vários casos de fraturas graves. “Na minha turma, um aluno teve lesão no baço após o teste de defesa pessoal”, diz Pimentel. Em 2003 um candidato morreu de frio no treinamento.

    Curtir

  28. Audazes e Implacáveis Fuzileiros….. ADSUMUS

    Curtir

  29. meus queridos ,è louvavel a carreira de tds vcs ,todos vocês se engressaram em uma carreira seja militar ou nao!mais com um mesmo intuito nao è servi o brasil? entao vamos começar pensar assim em nos unirmos em prol da sociedade do povo da naçao,cada um na sua especialidade seja ela especial ou nao cooperando entre si….fique bem claro que nenum de vcs tem culpa pelo o que o pais enfrenta somos nos cidadaos brasileiros que votamos e povocamos uma desigualdade social grande que gera violencia dentre outras mais …..obrigado conto com a compreençao de todos.

    Curtir

  30. rene ramos

    Rsrsrs .nao somos acionados? ??? O que os fuzileiros navais e o exercíto estao fazendo desde 2002 no haiti??? Em Kosovo??angola??? Republica dominicana nos anos 60? Congo???libano????? ADSUMUS!!!

    Curtir

  31. Forças de Pacificação – RJ

    Curtir

  32. Sgt. Piovesan

    Só os bizonhos comentando aqui… BOPE tá mais pra ser comparando com Tiro de Guerra do que com COMANF, PELOPES… os caras são ”força auxiliar” e acham que são gente… qual é que é, não teve capacidade de prestar ESA?

    Curtir

  33. essa merda so fala de policia mas neu acho que nao reconhesem os ocmandos brasileiro

    Curtir

  34. so tenho uma coisa a dizer,eu tirei um curso de pelopes no sul pelos fuzileiros,detalhe eu nao sabia q tava tirando o operaçoes especiais,o curso foi real ministrado na rua,objetivo do curso estar numa situaçao de vida ou morte real,nao foi treinamento dentro de quartel,foi treinamento de punhal e combate corpo a corpo contra bandidos reais,valendo a vida a vera,desarmado ou armado so como uma faca ,se forma qm nao morri,agora eu deixo a pergunta numa situaçao real de violencia como se sai vivo,pois e o curso e extra oficial e eu nao sei se existe em todas as unidades de fuzileiros ,nao tem cerimonia de formaçao nao tem entrega de gorros nem nada,e formado na real,e eu nem sei se era curso ou nao,as situaçoes foram reais e eu so soube q tinha formado e um curso depois de tudo,os breves sao as tatuagens q se ganha durante a vivencia nas ruas,posso estar ate falando demais,eu msm nao sei se era curso,mas recebi um parabens por nao ter morrido,fuzileiros navais e bem real e pago pau pros policiais tmb,principalmente do bope q durante o curso sobem favelas,podem dizer q estou viajando,mas esse tipo de curso existe,o meu foi nos fuzileiros,deve ter no eb,deve ter na fab,carrego com muito orgulho a tatuagem de caveira,sem nunca ter passado pelo curso tradicional de pelopes do eb,fui fuzileiro 3 anos e o meu foi real,valendo a vida

    Curtir

  35. acho q falei demais,e tudo mentira gnt esse tipo de curso nas forças armadas nao existe,eu devo ter variado enqnt tava nos fuzileiros navais,foi isso eu variei

    Curtir

  36. posso saber pq meu comentario foi removido,falei demais?

    Curtir

  37. Sem brigas pessoal! Somos uma nação livre e democrática. E viva a liberdade. Seja qual for o comando que esteja preparado e motivado a defender essa bandeira e nosso povo. Forças armadas ou forças especiais policiais-civil, militar ou federal. São todos juntos sob única bandeira. E que nossas forças especiais continuem a se desenvolver com a dignidade que todos merecem. Do mais, viva o Brasil! Abaixo a bandelheira que se estabeleceu.

    Curtir

  38. Prezados amigos,
    Como servidores públicos militares que são, vossas senhorias deveria se dar mais ao respeito.
    Primeiro, sendo brasileiros, deveria estudar melhor a própria língua. Não se defende uma nação sem identidade e identidade brasileira passa pela língua portuguesa.
    Segundo, no exercício de sua função, cada um deve buscar sua excelência sem competir com o companheiro de profissão que atua em área diversa. A seleção, o treinamento e a atividade exercida por um policial, seja ele civil ou militar, não podem nem devem ser comparadas às de um militar das Forças Armadas.
    Como bem dito acima, apesar do atentado à gramática, militares deveriam aprender à aniquilar o inimigo (e não apenas “matar”) enquanto o policial deve buscar a manutenção da ordem através da aplicação da lei.
    Um policial, por exemplo, deve buscar atingir um criminoso de forma não-letal (há situações excepcionais) enquanto um militar deve buscar a aniquilação do oponente (também há exceções).
    De nada adianta uma força policial “corajosa” que descumpre a lei e mata tudo que vê pela frente assim como de nada vale uma força armada que não consegue aplicar sua força eficazmente.
    Forças especiais são caras e não representam a realidade de uma tropa, seja militar seja policial.
    Deveríamos comparar assim: BOPE vs PMERJ; Comanf vs Fuzileiro; Comandos vs Infantaria (ex. a grosso modo); COT vs DPF; etc.

    Assim, sinceramente, veremos quanto longe estamos da elite, da perfeição e o quanto os egos inflados nos impedem de vermos a realidade.

    Abraço a todos!

    Curtir

  39. o que adianta achar que é a melhor tropa do brasil se nunca foi testada?! nunca sentiu o combate real?! BOPE RJ!!!!! só quem está lá naquela guerra diária sabe o que é ser OE de verdade!!!! o resto é revista em quadrinho!!!!! Guerra real!!!!

    Curtir

  40. Este tal de Junior ai em cima deve ser um bosta, realmente um peito liso que diz ser ComAnf de 96, creio que não seja digno nem de pronunciar nosso nome, não vou perder tempo com esse bosta.

    Curtir

    • CATEANO 15

      VOCES SAO TODOS UNS BABACAS NUNCA ESTIVERAM EM CONFRONTO E FICAM AI COM EMBUSTEIRAGEM .QUANDO ALGUM DOS SENHORES TROCAREM TIRO COM BANDIDOS DE VERDADE EM VEZ DE ALVOS DE PAPEL QUE NAO REVIDAM ME AVISEM POR FAVOR GOSTARIA DE SABER QUANDO ALGUM DOS SENHORES PASSAREM PELA EXPERIENCIA DE ENVIAR MALAS PARA O INFERNO . AGRADECO AO GATE DA PM DO CEARA ONDE FUI TREINADO POR HOJE ESTAR VIVO APOS PASSAR POR EXPERIENCIAS REAIS DE CONFRONTO NOS QUAIS VI COMPANHEIROS QUE NAO FORAM TRRINADOS COMO EU FUI PADECEREM.

      GATE ! CAVEIRA! BRASIL!

      Curtir

    • CATEANO 15

      VOCES SAO TODOS UNS BABACAS NUNCA ESTIVERAM EM CONFRONTO E FICAM AI COM EMBUSTEIRAGEM .QUANDO ALGUM DOS SENHORES TROCAREM TIRO COM BANDIDOS DE VERDADE EM VEZ DE ALVOS DE PAPEL QUE NAO REVIDAM ME AVISEM POR FAVOR GOSTARIA DE SABER QUANDO ALGUM DOS SENHORES PASSAREM PELA EXPERIENCIA DE ENVIAR MALAS PARA O INFERNO . AGRADECO AO GATE DA PM DO CEARA ONDE FUI TREINADO POR HOJE ESTAR VIVO APOS PASSAR POR EXPERIENCIAS REAIS DE CONFRONTO NOS QUAIS VI COMPANHEIROS QUE NAO FORAM TRRINADOS COMO EU FUI , PADECEREM.

      GATE ! CAVEIRA! BRASIL!

      Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!