Quais as melhores polícias do Brasil?

J.P para Guerra & Armas

O Guerra & Armas, já fez minuciosa pesquisa para saber qual  a ” Melhor Tropa de Elite do Brasil” dedicando uma matéria inteira ao assunto  (confira a matéria clicando aqui), agora é a vez de sabermos: Qual é a Melhor Polícia do Brasil.

Todos já devem ter feito essa pergunta, e com certeza responderam que é a polícia de seus respectivos estados, hoje vou trazer a resposta aqui nessa matéria , mas lembro a todos os leitores que não somos amadores e todas as informações tidas como base em nossa informação foram pesquisadas e calculadas vamos lá ao TOP 5 das melhores polícias do país.

EM 5º LUGAR

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) entra para o TOP 5  EM 5º LUGAR por ser a Polícia com melhor treinamento tático do país.

O Bope foi criado em 19 de janeiro de 1978 e denominado inicialmente como Núcleo da Companhia de Operações Especiais. No dia 07 de abril de 1982 recebeu a designação de Companhia de Operações Especiais (COE).

Em 27 de junho de 1984 mudou novamente de nome, desta vez para Núcleo da Companhia de Operações Especiais (NuCOE). No dia 23 março de 1988 novas mudanças criaram a Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE). Finalmente em 01 de março de 1991 teve a nomeação de Bope.

O Batalhão é diferenciado por apresentar um treinamento rigoroso com dois cursos preparatórios para ingressar na equipe: o Curso de Ações Táticas (CAT), com duração de dois meses, direcionado ao resgate de reféns e o Curso de Operações Especiais (COE), que dura entre três e cinco meses, preparando o policial para intervenções em áreas de conflito.

Além disso, o voluntário precisa ter pelo menos dois anos de atividades na Polícia Militar, excelente condicionamento físico e ser aprovado nas avaliações médica e psicológicas.

No COE, o soldado ganha experiência em operações de alto risco em favelas, na selva ou em regiões de montanha. Nesta fase, os alunos dormem pouco, quando dormem, alimentam-se de forma precária e são submetidos a tarefas exaustivas.

A tese que os comandantes do Bope defendem é que passar por situações de extrema privação e humilhação faz com que o aluno aprenda a controlar sua agressividade. Apenas 20% dos voluntários que se prontificam a fazer o curso concluem a missão.

Quem consegue superar todas essas provas passa a integrar a tropa considerada, atualmente, uma das melhores do mundo em operações de conflito armado em áreas urbanas. O modelo de excelência adotado é fruto de uma atitude mais rigorosa em relação aos maus policiais.

No batalhão, o policial é excluído ao menor sinal de irregularidade que apresente. Comandantes do Bope afirmam que uma simples suspeita é mais do que suficiente para que um policial seja afastado.

Depois do filme ‘Tropa de Elite’, o Bope virou um sucesso. A unidade recebia uma média de 400 e-mails por semana e passou a 400 por dia, trazendo mensagens de cumprimentos pelo combate ao crime e pedidos de visita ao batalhão.

Porém o BOPE não é considerado a melhor polícia do Brasil, porque simplesmente ele não é  e nem representa a Polícia do Rio de janeiro, ele simplesmente é um batalhão parte integrante da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro ( Não se esqueçam de ver o resto do ranking)

Leia também: Guerra entre Brasil e Argentina

EM 4º LUGAR:…

A Brigada Militar foi criada em 18 de novembro de 1837 com a denominação inicial de Força Policial. Em 05 de maio de 1841 passou a se chamar CORPO POLICIAL. E em 1873]] passou a denominar-se Força Policial e a partir daProclamação da República no Brasil, em1889, recebeu as seguintes denominações: Guarda Cívica (1889),Corpo Policial (1889) e finalmenteBrigada Militar (1892).

A história da Brigada Militar confunde-se com a própria história do Estado do Rio Grande do Sul. Desde a sua criação, a Corporação participou de inúmeras revoluções históricas do país, como as de:1893 a 1895 (Revolução Federalista),1923 (Revolução Assisista), 1924 (emSão Paulo), 1926 (em Santa Catarina eParaná), 1930 e 1932 (no Rio Grande do Sul e em São Paulo), demonstrando uma forte cultura militar e guerreira. Após o movimento revolucionário de 1932, a Brigada Militar, já com missões de Segurança Pública, ainda participou de outras Revoluções (Estado Novo em 1937, Legalidade de1961 e Golpe Militar de 1964).

A partir de 1935, em decorrência Constituição Estadual da época, a atividade policial passou a ser competência exclusiva do Estado: A Guarda Civil e a Guarda de Trânsito passaram a fazer o policiamento ostensivo na Capital, enquanto a Brigada Militar assumiu o policiamento no interior. Em meados de 1950, a Corporação passou a preocupar-se em organizar formas de policiamento adequadas a locais e objetivos específicos, originando-se dessa preocupação o Policiamento Rural Montado. Nesse período, surgiu também o Policiamento Urbano, com emprego de duplas de policiais militares, que passaram a ser conhecidas como “Pedro e Paulo”, inspirados no Rio de Janeiro, onde eram denominados “Cosme e Damião”.

A partir de 1968, a Brigada Militar passou a executar, com exclusividade, as atribuições de policiamento ostensivo. O texto Constitucional de 1988 atribuiu à Corporação as atividades de Polícia Ostensiva, de preservação da ordem pública, de prevenção e combate a incêndio, de busca e salvamento e de defesa civil.

Banda da Brigada Militar na Semana Farroupilha, 2005

A partir de 2001 (sendo que uma efêmera experiência preliminar havia ocorrido em 1995), a Brigada Militar foi pioneira no país a constituir-se na primeira Polícia Militara efetuar o chamado “Ciclo Completo de Polícia”, no que tange aos crimes de menor potencial ofensivo, consoante positivação constante às leis 9.099/1995 e 10.991/2001, na medida em que o policial militar, a partir de então, oportuniza ao cidadão efetuar registro policial quando do acontecimento destes tipos penais (crimes cuja pena imputada ao autor é de até 02 anos, na época hoje com a implantaçao de uma nova lei, sao com as penas ate 04 anos), em quaisquer locais em que se encontrar, pois o próprio policial é o responsável pelo registro e, inclusive, pela formalização da marcação da audiência preliminar entre as partes envolvidas, perante o juízo competente – JEC (Juizado Especial Criminal) -, a fim de buscar a transação penal.

Um posto da Brigada Militar no bairro Arroio Grande, em Santa Maria

Essa modificação (anteriormente o cidadão necessitava se deslocar até o distrito policial mais próximo), em muito facilitou a agilidade e a dinâmica do processo, desonerando o indivíduo de uma série de entraves de ordem administrativa. Tal medida estimulou, inclusive, dentre inúmeros aspectos, o efetivo registro policial dos delitos, trazendo maior fidedignidade no que tange ao trabalho policial e o mapeamento dos crimes recorrentes.

EM 3º LUGAR

Em 3º Lugar esta a Polícia Militar do Distrito Federal, por ser uma das mais bem estruturadas polícias do país e contar com um quadro de policiais bem treinados que são ate mesmo responsáveis pela segurança dos palácios presidenciais do executivo, legislativo e judiciário .

A polícia do DF, é bem equipada e conta com veículos novos, mas apesar de ser uma polícia bem paga, se diverge com muitos erros grotescos que afloram na mídia, na minha decisão de coloca-la como a 3ª melhor e não a 1ª talvez pesou muito o fato de a Polícia do DF cometer muitos erros de brutalidade, tortura e privação dos direitos do bem comum, vira e mexe tem-se notícias de abusos da autoridade policial.

A Polícia do DF é uma das polícias mais antigas do país, no entanto ela se transferiu da antiga capital para o DF, sendo assim mesmo que o DF possua pouco tempo de existência sua polícia já existia antes mesmo de o DF ser idealizado.

2º LUGAR ( Colocação Dupla )

Em segundo lugar aparecem a Polícia Militar de Minas Gerais e a Polícia Militar de São Paulo, ambas aparecem em segundo lugar, por que são polícias bem treinadas, bem preparadas e possuem os maiores efetivos de policiais do país:

A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais é a instituição mais antiga dentre todas as Polícias do Brasil, com 235 anos de existência. Segundo ensinam os historiadores, a corporação tem a sua origem no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em 9 de junho do ano de 1775, no distrito deCachoeira do Campo, município de Ouro Preto, o qual tinha como missão guardar as minas de ourodescobertas na região de Vila Rica (atual Ouro Preto) e Mariana.

O patrono da Polícia de Minas Gerais é Alferes Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira, e que serviu no Regimento Regular de Cavalaria de Minas. Todos os anos, no aniversário de sua fundação, a Polícia Militar de Minas Gerais concede a sua mais alta comenda, a Medalha Alferes Tiradentes, à autoridades civis e militares que se destacaram por suas atuações junto à sociedade.

Atualmente, nos 853 municípios do Estado de Minas Gerais, a Polícia Militar de Minas Gerais conta com aproximadamente 50.000 integrantes, sendo a segunda maior Polícia do Brasil.

A Corporação além de possuir 56 Batalhões Operacionais responsáveis pelo policiamento ostensivo geral, também possui unidades especializadas como o Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE), o Batalhão de Rádio Patrulhamento Aéreo (BRPAER) (presente nas cidades de Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora e Montes Claros), o Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE) (antigo Batalhão de Choque), o Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (RCAT) (Policiamento Montado), o Policiamento Rodoviário (PMRv), o Policiamento Ambiental (PM MAmb) e o Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (ROTAM), que juntamente com as demais unidades da Corporação buscam assegurar a ordem pública, em diversos aspectos, aos brasileiros e estrangeiros que vivem neste Estado da Federação brasileira.

A independência desorganizou a Guarda Real de Polícia, que era composta em sua maioria por portugueses, neste momento através da Regência Provisória, foi criada provisoriamente, em 14 de junho de 1831 o corpo de Guarda Municipal provisória, ficando a segurança da cidade sob sua competência. Com a Regência Trina estabelecida, em 10 de outubro de 1831, mediante lei foi então criada o Corpo de Guardas Municipais Permanentes da Corte, e autorizava que fosse feito o mesmo nas províncias. Era a inovação da antigaGuarda Real de Polícia, agora com integrantes brasileiros e não mais os portugueses que integravam a extinta Guarda Real de Polícia.

Criação

Em São Paulo, a 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial, proposta pelo Presidente da Província, Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo; eram os “cento e trinta de trinta e um”. Estava fundada a Polícia Militar do Estado de São Paulo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó. Rafael Tobias de Aguiar, se tornou o patrono da corporação.

Dentro do Província e, futuramente do Estado de São Paulo, a Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública de São Paulo.

1ª LUGAR ABSOLUTO 

E a campeã é a Polícia Federal, bom mas ai você deve estar dizendo que a PF não vale pois ela é federal ou seja é oblívio que é a melhor pois atua em todo o território federal, e é ai que esta a resposta, a PF atua em odo o território e só pega peixe grande, o treinamento da PF é diferente a de todas as polícias pois eles são treinados para farejar tubarão e não peixe pequeno, todas as grandes investigações que se tem notícias tem o envolvimento da PF, e se a PC ou PM fazem grandes prisões de traficantes nacionais podem ter certeza que a PF esta por trás oferecendo informações e partes de investigações cruciais.

Departamento de Polícia Federal (DPF) ou simplesmente Polícia Federal (PF) é um órgão subordinado ao Ministério da Justiça, cuja função é, de acordo com a Constituição de 1988, exercer a segurança pública para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

A Polícia Federal, de acordo com o artigo 144, parágrafo 1º da Constituição Brasileira, é instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira. Atua, assim, na clássica função institucional de polícia.

Leia também: Guerra entre Brasil e Argentina

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das principais notícias do mundo e das Forças Armadas Brasileiras.

Clique aqui e curta!

Sobre Francisco Santos

Jornalista e Editor.

Publicado em 02/21/2012, em Brasil, Minas Gerais, Polícia Militar, São Paulo e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 74 Comentários.

  1. Seria comico se a pm do rio fosse a melhór do Brasil, a bahiana (tambem com um governador dakele) nem si fala não obedece nem a lei da gravidade gaucha a tal brigada e famosa dona da verdade de onde naun sei, de Brasilia só tem marajá e não se v nada, mas vou terminar vou ler pra saber qual a melhór mas tem de ser para gente boa pq pra vagabundo tem de ser ruin então ja eliminamos por tabela a d SP por que é muito boa pra mete o kct em póbre exemplo Pinheirinho, ja ofuscado pelo carnaval.

    Curtir

  2. Ah esqueci por falar em BOPE alguem teria noticia do capitão Venancio, após sua ultima entrevista durante um tiroteio nos morro ele disse, Isso aqui ja virou uma guerrilha civil coitado advinha? cade o homem?

    Curtir

  3. KCT MEOS CONSIDERADOS NÃO ME CAUSOU ESPANTO ALGUM ACERTEI TUDO E OLHA Q NAUN SOU DESSA CLASSE ADMIRO MUITO POR SINAL, MAS INCISTO COMO ACERTEI SEM LER A MATÉRIA E CONCÓRDO Q A PF É MUITO BOA EXEÇÃO A ALGUNS PF RODOVIARIOS, DUVIDAS PERGUNTEM A MOTORISTA DE CAMINHÃO EU MESMO NA BR 342 SE NÃO ME ENGANO, TOMEI UMA MULTA PELA PRF RITA EU ESTAVA DE MOTO E NÃO SEI ATÉ HOJE ONDE ELA ACHOU O ARTIGO Q ME ENQUADROU NA VEIO ASSIM “””” USO INDEVIDO DO PISCA ALÉRTA ””””’ DETALHE EU ESTAVA DE MMMOOOOTTTTOOO JA VIRÃO MOTO COM PISCA ALERTA ORIGINAL DE FABRICA? ELA A POLICIA RODOVIARIA FEDERAL FEMININA RITA ACHOU.ENTÃO PRA MIM NÃO É A PRIMEIRA,COM RESSALVAS.E PRONTO………………………………………..

    Curtir

    • HAHAHAHA, Multa em BR? só você mesmo. A PF não e a PRF são instituições federais distintas e a PRF não entrou no TOP 5 mas esta no TOP 10 que saíra em breve.

      PS: USE UM PISCA ALERTA COM OS DIZERES ” MULTE-ME SE FOR CAPAZ” E LEMBRE-SE DE ESCONDER A PLACA KKKKKKKKK

      brincadeira, o G&A é contra qualquer tipo de contravenção penal hsuhsushus

      Curtir

  4. gente mas falam tanto que a polícia militar de SP é ineficiente alguem me explique por favor

    Curtir

    • HAHAHA Tem policia melhor que a CIPE-caatinga da bahia nenhuma policia enfrenta a caatinga igual ela

      Curtir

      • denis santos

        Eu acho que não existem policia perfeita em todo Brasil. Mais a Polícia de sp e o estado que mais tem policia e a que mais estrutura para trabalhar emquanti rio subir o Morro com fuzil e um bom efetivo até eu vou os bandidos do rio não tem raciocínio os de sp sim.as policiais da bahia não tem nem viatura como vão ser as melhores is cara roubam na frente deles eles vao embora uma viatura pra 50 mil moradores sem contar que o treinamento são péssimos só sabem bater em bêbados se tivessem uma rota na Bahia os bandidos teria mais medo vergonha Bahia

        Curtir

  5. sergio ricardo

    Falta conhecimento ao autor, pois dizer que se as policias estaduais pegam grandes traficantes, quer dizer que a PF está participando. Meu colega, me desculpe, mas vc não entende nada de inteligência das polícias.. Além do mais, o critério que vc usou é sem pé e nem cabeça.

    Curtir

  6. TA CERTO QUE A POLICIA DO RIO É A MAIS CORRUPTA DO MUNDO MAIS SÃO OS MELHORE QUERO VER QUALQUER POLICIA DO MUNDO SUBIR FAVELA

    Curtir

    • Na década de 80” a ROTAM (Polícia de Elite de Minas) foi chamada para resgatar um grupo de empresários mineiros na Favela da Rocinha, ate então a PMMG foia única a subir a rocinha em operação padrão.

      Não tiro o mérito de parte da PMERJ, mas você dizer que é a melhor do país já é demais né?

      Melhor policia mostra resultados.

      Curtir

      • Mg a melhor ? Kkkkkk
        A polícia do rio é a melhor sem dúvidas, filhão coloca no youtube ” factual rj” e veja você qual é a melhor polícia .

        Curtir

    • Ninguém se torna melhor por subir em favelas,trouxa e sim pelo seus resultados em operações. Que visão essa sua kkk.

      Curtir

  7. eu queria saber qual foi o metodo, pois se usar a equação de numeros do tipo manter taxas de homicidios (por qua policiamento ostensivo também serve pra isso); manter taxas de crimes contra o patrimonio (e lembro flagrantes e veiculos reuperado; capturados; atendimentos ao cidadão ou inteversões e abordagens. quero saber qual policia é melhor que SP

    Curtir

  8. quem escreveu isso naum sabe o que é policia. a principio não existe condição segura de apontar a melhor policia considerando suas diferenças, peculiaridades estruturais, atribuições constitucioanis e principalmente os investimentos a merce de politicos. Fora da realidade prática. Não merece crédito

    Curtir

  9. Cb Minas Gerais

    Bom, minha opinião é a seguinte: Eu não concordo com a Policia Federal fazer parte dessa pesquisa, ao contrário do que esta escrito nessa matéria, quem leva a informação para a Federal, é a Militar que realizou a prisão de pequenos traficantes que foram trabalhados pela própria Militar e repassados para a Civil, que de posse das informações repassa ainda mais uma informação para a Federal e somente depois que eles estudam e trabalham os presos, 80% das prisões como o relator dessa pesquisa disse, “Peixe Grande”, são iniciadas naqueles usuários que a PM prendeu, não estou defendendo o meu lado que sou Militar, mas tanto a Civil como a Federal sempre está pedindo informações de detratores que agem em nossas áreas como, modus operandi, local de moradia, etc, pelo menos aqui em Minas Gerais, os maiores responsáveis pelas grandes apreensões de drogas e armas, fica a encargos da PM e Civil, aqui a Federal nos dá um grande apoio, como em uma operação que realizamos para prender uma quadrilha de falsificação de dinheiro. E para encerrar o tópico, a Policia Federal é somente uma em todos os Estados do Brasil, e ela somente se destaca nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste, onde ela tem um maior efetivo, e as Militares são independentes em cada Estado, não podendo também comparar tecnologia, logística, e principalmente salários, se colocarmos a Federal nesta briga, também temos que colocar a Força Nacional, que da apoio a todas as Policias do Brasil.

    Curtir

  10. Isso ae é palhaçada, O BOPE está quase sempre em confronto, o BOPE estaria em primeiro lugar pela experiência de combate, enfrentam traficantes fortemente armados ( com ak47, ak74, m16, m4a1, bazucas, granadas, morteiros, FN-FAL, etc..) é sim a melhor, o soldado do BOPE NUNCA para de treinar e não tem aquele tal de Capitão Nascimento??? Então, esse cara ae existe mesmo e está até hoje em combates na favela do Rio e o filme Tropa de Elite foi feito em base de muitos documentários sobre o treinamento do BOPE. Manda esses caras ae de São Paulo fazer oque eles fazem. O pessoal do BOPE foram nomeados os melhores policias de favela do mundo.

    Curtir

    • José Eduardo Lira Criado

      Pessoal como que o BOPE é o melhor se quem ensina as taticas de patrulhamento é a ROTA? Aliás quem recebeu o ultimo premio nesse quesito foi a mesma. Tem muita gente aqui que não sabe o que diz.

      Curtir

      • vc ta maluco rate?? onde a ROTA treina o BOPE? ta doidão vc? ja pensou a rota enfrentando os traficantes do rj? aqui meu filho a bala come. concerteza a ROTA ia jogar as armas pro alto , pq não estão acostomados com essa realidade do rj. entao meu querido sao duas situação diferentes(em são paulo o desafio é assalto a banco ja no rj é guerrilha urbana e combate aproximado).nao tem nem como comparar.

        Curtir

  11. AMIGOS MELHOR POLICIA DO BRASIL E DO MUNDO E A DO RIO DE JANEIRO; A QUE MAIS MATA E É VITIMIZADA; A QUE TEM O MENOR SALARIO DO PAIS; A MAIS CRITICADA; PORÉM A ÚNICA QUE NAO FOGE A GUERRA , VTR COM 2 HOMENS PATRULHANDO AREA VERMELHA CERCADA DE FAVELAS C ELEMENTOS C ARMAS DE GUERRA, QUE ANDAM EM “BONDES”(COMBOIO DE VEICULOS C MARGINAIS ARMADOS ATE OS DENTES),MESMO SEM NENHUM RESPALDO POLITICO,E S/ CONDIÇÕES MINIMAS DE TRABALHO; A UNICA QUE INSTRUI MEMBROS DE POLICIAS DO EXTERIOR EX SWAT AGO 2005 EM SEU CFAP; AMIGOS PARA VESTIR ESTA GLORIOSA FARDA TEM QUE TER VOCAÇÃO.”SER POLICIAL E SOBRETUDO UMA RAZAO DE SER, E ENFRENTAR A MORTE ,MOSTRAR SE FORTE NO QUE ACONTECER. HURRA…” 2 TEN REF PM 23ANS DE COMBATE.

    Curtir

  12. Engraçado que só os cariocas eé que defendem o BOPE com unhas e dentes.

    Não conseguem enxergar de uma visão geral. Ja li ali em cima que “o bope é a melhor policia do mundo”…. ta bom, certamente, o bope faria facilmente operações no Iraque, pegaria o Osama Bin Laden facilmente, sobreviver em terrenos desconhecidos como num deserto africano, guerras não convencionais, e outras missões que hoje sao mundialmente conhecidas, que só um soldado da FORÇA DELTA ou dos SEALS conseguiram fazer e etc.
    Se voce me dissesse que o BOPE é o melhor no que faz (subir favela), eu concordaria. Eles nao sao perfeitos em tudo. Deixa de ser egocentrico. Carioca tem a mania de achar que são melhores em tudo só porque a Globo fica lá.
    (Conseguemsermaischatosquecorinthianos)

    Curtir

    • deixa de ser recalcado natham o bope é melhor em combate aproximado isso é fato, é a que mais enfrenta a bandidagem mais ousada do rj(pq o bandido carioca é o unico no brasil q INFELIZMENTE enfrenta a policia de peito aberto aberto. me diga ql bandidagem do brasil q é semelhante a do rj. vejo reportagem nacional , e nao vejo nada parecido)entao o bope pelo que enfrenta é sim A MELHOR TROPA DO BRASIL! me indique um video no you tube de alguma policia do brasil exceto a do rj, subindo uma favela e sendo recebida a tiros de FUZIL ? Me indique , ai entao eu apago o que eu disse.

      Curtir

    • Nathan, A própria SWAT americana já declarou que o BOPE é a melhor policia do mundo, pois eles já vieram várias vezes fazer treinamento com o BOPE, se você duvida pesquisa no youtube….e outra coisa, “sim” nós Cariocas realmente somos melhores em tudo.

      Curtir

  13. Nada a ver essa pesquisa! Que tipo de critério e pesquisa é esse sem critérios!? Se está avalliando a melhor PM do Brasil (que foi os outros 5 lugares) não tem como colocar a PF na pesquisa. Não dá nem para comentar.

    Curtir

  14. E a policia civil?

    Curtir

  15. em cada lugar tem uma policia melhor no rio por esemplo o bope a para subir morros no parana é a rotam /grupo de elite da policia militar

    Curtir

  16. Vinicius José

    Oi, gostei da matéria, mas acho que no lugar do BOPE deveriam colocar o COE da Policia Militar do Estado de São Paulo, até porque é a unica unidade policial reconhecida como “Comandos” pelo Exercito Brasileiro, sem contar que é a forca que treina outras unidades especias brasileiras incluindo o Para-SAR da Força Aérea Brasileira.

    Curtir

  17. Policia do RJ (Bope) não é a melhor policia do brasil, pode até ser a melhor em subir em favelas, mas em outros aspectos passa longe de ser a melhor. Pior de tudo vê carioca achar que eles são os melhores, na minha opinão a ROTA de SP ROTAM de MG são melhores que o BOPE.

    Curtir

  18. Policial experiente

    Ra ra ra ra… Estou ate agora dando risadas das tuas bobagens e ignorancia total de conhecimento policial. Pf a melhor policia do brasil? Rararara! Qualquer leigo sabe que e so abrir um jornal, olhar um noticiaria, ou melhor perguntar para qualquer delinquente, VERAS QUE A POLICIA QUE MUITO MAIS APARECE ( TRABALHA ), SENDO QUANDO VOCE MOLHA AS CALÇAS E LIGA 190, QUE MAIS METE MEDO EM METIDOS A BANDIDINHO, E A PM NACIONAL… OS MAIS ODIADOS POR TE PARAR QUANDO ERRADO, mas o lembrado no perigo. Ligue 190 =PM

    Curtir

    • Amigo, você está insinuando que o Departamento de policia FEDERAL; a qual cuida de crimes da federação, deve cuidar de crimes civis e diários? O fato da polícia militar sempre está em todos lugares na hora do perigo civil, é porque a jurisprudência atribuída a ela é essa.
      Essa pesquisa foi feito no sentindo de infraestrutura e não de competências. E acho que não tem nexo comparação Polícias com as jurisprudência estaduais e regionais, com uma da Federação.

      Curtir

  19. Totalmente sem parâmetro dizer que a Brigada Militar está entre as cinco, meu rei o treinamento da brigada militar é um lixo, eles tem oficial miojo que fica pronto em 3 meses e nunca bota as caras na rua, não ter uma academia digna pra formar um oficial é um absurdo, um soldado lixeira não sabe nada de nada, não consegue nem preencher um BO, se forma naquele curso lixo, nem faz um tiro tático. O autor confundiu história com preparo de uma PM. O pior de tudo é um Soldado achar que é autoridade. Os 50 tiros que ele dá em um ano eu pratico com qualidade em uma semana. Soldado sem qualidade e nem preparo pedir aumento e um oficial ficar somente na buroca isso é uma plocia acéfala. Peçam treinamento para depois pedir aumento. Digo isso pq participei de algumas operações

    Curtir

    • grupo.elite.minas

      As melhores na minha opinião, por fazer o que está na Constituição pelo seu artigo 140° que é a preservação da ordem pública, é a POLICIA MILITAR DE MINAS GERAIS E A POLICIA MILITAR DE SÃO PAULO, inclusive a de São Paulo, pois pela quantidade de habitantes, a criminalidade é baixa por incrível que pareça. att;   Cb PM Atirador

      Curtir

    • Você não vive aqui pra saber seu lixo, Rei ? por acaso estamos em uma monarquia ?
      Vc deve ser um baiano energúmeno que sabe ao menos se expressar, Se informe melhor antes de criticar, aposto que a polícia do seu estado falido não está nesse post, claro devem estar descansando a sombra em uma rede, bando de vagabundo

      Curtir

  20. melhor policia do Brasil e o melhor treinamento tatico sem duvidas é do COT,maior força de elite do brasil e uma das melhores do mundo,dispondo dos melhores armamentos,como fuzil G36 que é o padrão

    Curtir

  21. sem querer puxar sardinha + faltou a Policia da Bahia aee

    Caatinga – Caema
    ou
    COE

    Pois são instituições de elite e te garanto que teria espaço aee neste Ranking

    Curtir

  22. Parabéns a pesquisa, mas não. haverá polícia Melhor nunca ” Enquanto forem subordinadas aos Governos de Estados, todos nos somos sabedores disso, imaginem vocês, a policia perde o poder. , pois fazer o que realmente a Justiça Brasileira exige como escrito na LEI, então não poderia estar controlada ou hatada por NINGUÉM . Como vocês mesmo relataram. A policia federal e subordinada ao Minist.da Justiça essa e a grande diferença, diferenca essa que torna impossível a real função da Polícia de Estados, não podemos minunciar mais a miúdos o assunto pois questões Óbvias desvincular a policia do poder do Estado , tirando dos Governadores a função. De CHEFE das Policias e Crucial, torna-se urgentemente emergencial, pois a criminalidade. Esta aumentando e quando uma empresa vai mal a gerencia da Loja tem que ser substituída ou trocar o comando para a gerencia do dono. Com certeza. Haveria melhorias. De serviço. A qualidade melhoraria tudo ficaria mais eficiente E CLARO, mais isso custaria caro ninguém. Perde o poder de uma instituição primordial sem ter ALGUNS. CONTROLES de segurança seria Desastroso …..enfim sabemos onde e que ponto estamos a chegar senhores pesquisadores de melhores policias.. ….mais uma vz parabéns a todos vocês…. e espero que quem ler essa minhas palavras desperte para a Realidade…

    Curtir

  23. O que me deixa indignado é a arrogância dos cariocas , eles acham que são melhores que todos em tudo . Claro que o BOPE é uma polícia muito eficaz , afinal não a polícia que sobe favelas como eles , mas ser o melhor do Brasil definitivamente não é , e tem carioca que fala que é o melhor do mundo ? Pelo amor … BOPE está muito longe de ser o MELHOR DO MUNDO , assim como a maioria das polícias no Brasil , com todo respeito ao BOPE e aos outros . Mas na minha opinião , a Polícia Federal COT ( Comando de Operações Táticas ) é a melhor do Brasil mas não afirmo ser uma das melhores de mundo , porque não tenho um grande conhecimento policial ainda , mas estou pesquisando para me tornar erúdito no assunto , mas enfim , de acordo com seu treinamento tático , eles se preparam contra selvas,matas,missões táticas,infiltrações,afogamento, entre outros preparos especiais que os mesmos possuem .

    Curtir

    • As tropas de elite mais temidas do mundo
      Sejam civis, militares ou federais, a missão desses policiais é basicamente a mesma: intervir quando os convencionais não dão conta. É como dizia o pôster do filme “SWAT”: Até a polícia disca 911
      Emiliano Urbim
      • Comente a matéria
      • Leia os comentários
      • Envie a um amigo
      • Versão de impressão

      >>> 1. SWAT (Estados Unidos)
      Nome completo: Special Weapons and Tactics (armas e táticas especiais, em inglês)
      Criado em: 1967 (Los Angeles)
      O que é: unidade especial da polícia de várias cidades norte-americanas. A mais famosa é a da cidade de Los Angeles, na Califórnia
      Especialidade: eram os quebra-quebras nos guetos, mas hoje o grupo se preocupa mais com terrorismo e atentados em escolas
      Destaque: seus integrantes já receberam centenas de comendas, citações e prêmios por heroísmo na linha de combate
      B.O.: os caras são meio folgados. Em 2003, atenderam 255 ocorrências. Ou seja, tiveram 110 dias tranqüilos
      Multimídia: além da clássica série de TV setentista, que rendeu um filme em 2003, a SWAT inspirou videogames, reality shows, brinquedos e um quadro clássico no extinto programa “Os Trapalhões”, da Globo
      >>> 2. YAMAN (Israel)
      Nome completo: Yehidat Mishtara Meyuhedet (unidade policial especial, em hebraico)
      Criado em: 1974
      O que é: unidade especial da polícia civil israelense
      Especialidade: operações de resgate de reféns e ofensivas antiterror em áreas civis
      Destaque: diferentemente da maioria das tropas de elite policiais, eles recrutam seus agentes nas forças armadas
      B.O.: mataram muita gente nas ações. Pergunte aos palestinos o que eles acham do grupo
      Multimídia: seus soldados popularizaram um tipo de arte marcial chamado Krav Magá

      >>> 3. BOPE (Brasil)
      Nome completo: Batalhão de Operações Policiais Especiais
      Criado em: 1978
      O que é: divisão especial da polícia militar do Rio de Janeiro
      Especialidade: incursão, patrulha e combate ao crime em favelas, muitas vezes no veículo blindado conhecido como Caveirão – o nome oficial é Pacificador
      Destaque: um membro da Guarda Nacional dos EUA fez curso no Bope e disse que “nossas tropas no Iraque deveriam aprender com eles”
      B.O.: ONGs atribuem ao Bope um grande número de mortes de civis e abuso dos direitos humanos
      Multimídia: o livro “Elite da Tropa”, que detalha o dia-a-dia do Bope, virou best-seller e inspirou o filme “Tropa de Elite”, maior sucesso das bancas de camelô e do cinema brasileiro em 2007. Além de inspirar vários funks cariocas, seu símbolo (uma caveira com uma faca enfiada e duas pistolas) virou moda .
      FONTE: GALILEU .EDIÇÃO:196 NOV DE 2007.
      NAO PRECISA DIZER MAIS NADA NÉ? CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMNETOS!

      Curtir

  24. ismaejsjstk

    nadaa ver isso ta de cabeica para baixo o bope e a caatinga na bhia sao as melhore!!

    Curtir

  25. Pmerj bope em 5°???? Meu caro acho que vc é um leigo, faz o seguinte pega todas essas policias e joga la no morro pra trocar tiro com traficante mas tem que ser toda semana viu? Ai vc vai ver qual é a melhor ja é?

    Curtir

  26. kkkkkkkkk BOPE em 5º lugar? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk PM de Minas em 2º kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Qualquer um sabe que o BOPE é a policia de elite mais bem treinada do País, vai estudar mais autor! Pega a sua merenda aluno!

    Curtir

  27. SD PMMG Nasci pra ser policia

    Eu sou suspeito a dizer mas o nosso trabalho realizado aki em MG não deixa a desejar, temos força e preparação suficiente para estar nessa colocação.
    Nosso serviço juntamente com o da PC se deve ao nosso juramento

    Curtir

  28. arthur donna

    A PF não cabe nesta lista ela é policia judiciaria, para que ela entre na lista é necessário todas as policia civil tbm.

    Curtir

  29. Porra e o exercito

    Curtir

  30. afonso R +

    Rota enfrenta bandidos meia boca em um estado onde o crime mata um pm por dia
    Minas, brasília e DF …
    Não dá nem pra começar a comparar com o que a pm fluminense enfrenta.
    Más respeito a opinião do blog.

    Curtir

  31. pablo juan

    so quem acha que o bope e bom sao os cariocas
    a melhor ea policia federal

    Curtir

  32. pablo juan

    a melhor é policia federal mas precisamente é a cot- comando de operacoes taticas da pf..

    Curtir

  33. Cabo Atirador

    Não podemos ser tão leigos de responder que a melhor Policia do Brasil é a federal. Estamos falando de Policias Estaduais, a PF é uma Policia do Sistema Federal com muito mais recursos, salários elevados, instrumentos avançados e material bélico bem melhor que no setor Estadual, vamos acordar para as respostas. Policia Civil e Militar esquecem a Policia Federal.

    Cb Atirador

    Curtir

  34. E a Polícia Legislativa Federal ?

    Curtir

  35. Victor Freire

    É cada babaca falando besteira. Pra quem conhece a realidade do Rio de Janeiro sabe muito bem que o BOPE é disparado a melhor polícia urbana do mundo. Essa configuração da cidade do Rio de Janeiro é única no mundo e os confrontos ( em plena cidade ) são milhões de vezes diferentes que confrontos em qualquer outra cidade brasileira. Vocês são loucos em achar que alguma polícia de São Paulo e etc é melhor que o BOPE. A maioria que comenta aqui, comenta sem saber de nada, por simples “defensoria” do seu estado. Venha no Rio e conheça a fama do Bope: Eficaz, Rápida, Silenciosa e muito bem treinada. Aqui eles lidam com traficantes fortemente armados e não com bandidos pé de chinelos que assaltam postos de gasolina e supermercados. O tráfico no Rio é cruel. Não existe policia melhor do que a Carioca. Os confrontos aqui são diários e constantes. Pare de ver noticiário erroneo e sai do facebook pra você entender o contexto.

    Curtir

  36. BOM DIA , A ADSEMERJ E A PRIMEIRA ENTIDADE DE CLASSE RECONHCIDA UNIFICANDO A DEFESA DOS DIREITOS DOS ERVODORES PUBLICOS DAS SECRETARIAS DE SEGURAÇA E DEFESA CIVIL , A ATIVIDADE POLICIAL DO BRASIL NAO PODE ESPECIFICAR E NEM INDICAR A MELHO CORPORAÇAO , POIS CADA ESTADO TEM SEU CORPOTAMENTO , A POLICIA FOI INSTITUIDA PARA PROTEGER A FAMILIA REAL NO BRASIL , E ATE HOJE VIVE ESTA PRATICA DEFENDENDO SOMENTE QUE TEM MAIS RECURSO ,DEVEMOS IMPLANTAR UMA NOVA GESTAO DE POLICIA , COMO UMA POLICIA MAIS PARTICIPATIVA , COMUNITARIA , ORIENTADORA ,PROTETORA , CIENTIFICA E CONFIANTE, TEMBEM TEMOS QUE AVALIAR MELHORES SALARIOS E DIREITOS FAMILIARES ,MATERIAIS DE TRABALHO , COMO POR EXEMPLO AS PATRULHAS UTILIZAREM CARROS BRINDADOS , COLETES DE PROTEÇAO MAIS SEGURO E MELHOR VIA DE COMINICAÇAO, DESTA FORMA TEREMOS UMA MELHOR POICIA NO BRASIL , A GARANTIA DA ORDEM PUBLICA E UM DEVER DE TODOS , TAMBEM PODEMOS IMPLANTAR CONSELHO COMUNITARIO DE DISCIPLINA MILITAR ONDE A SOCIEDADE POSSA HAVALIAR MELHOR OS JUGAMENTOS DAS ATIVIDADES PROFISSIONAL E O SER HUMANO.
    PODEMOS TAMBEM REVINDICAR QUE AS INDICAÇAOES PARA ASSUMIR OS COMANDOS DE POLICIAS SEJA PRIMEIRO AVALIADO PELO CONSELHO COMUNITARIO DE SEGURANÇA E EM SEGUIDA OS APROVADOS SERIA COLOCADO A DISPOSIÇAO DAS CAMARAS DE ASSEMBLEIAS LEGISLATIVA DO ESTADOS E ELEITO PELO PRESIDENTE DA MESMA SENDO TAMBEM A SSENBLEIA RESPONSAVEL EM POR SUA EXONERAÇAO , ASIM TEREMOS UMA POLICIA IMPARCIAL PARA TRABALHAR A FAVOR DA SOCIEDDE E NAO SUBORDINADO A DIREÇAO POLITICA DOS PARTIDOS POLITICOS , ADSMERJ
    VEM PARA DEFENDER A CLASSE E SUGERIR NOVAS POLITICAS DE GESTAOES
    DE POLICIA E POLICIAMENTO PARA O RIO DE JANEIRO E BRASIL, POILICIA NA
    UM REPRESSOR DA SOCIEDADE , POLICIA E A GARANTIA DA LIBERDADE, JUSTIÇA E DINIDADE HUMANA DO NOSSO POVO , NAO PODEMOS TER UMA POLICIA PARA COMBATE CIVIL , TEMOS QUE TER UMA POLICIA CAPAZ , RESPEIVEL , CONFIANTE E SEGURA . POR QU CONSTRUIMOS UM CAMINHA ATRAVES DA ADSEMERJ, FAÇA CONTATO CONOSCO VIA SITE OU E-MAIL
    021 2 3549 4912 TEN. CEL PMRJ SODRE FRANCISCO SOLRAC.BROTAS@HOTMAIL.COM

    A MELHOR POLICIA NO BRASIL NAO E A MAIS EQUIPADA , E SIM AQUELA QUE ATENDE MELHOR O NOSSO CIDADÃOS E SEUS DIREITOS DEMOCRATICOS

    CONSTITUIDOS ATRAVES DA NOSSA CONSTITUIÇAO FEDERAL DO BRASIL.

    Curtir

    • BOM DIA , A ADSEMERJ E A PRIMEIRA ENTIDADE DE CLASSE RECONHECIDA UNIFICADA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS SERVIDORES PUBLICOS DA SECRETARIA DE SEGURAÇA E DEFESA CIVIL , A ATIVIDADE POLICIAL DO BRASIL NAO PODE ESPECIFICAR E NEM INDICAR A MELHOR CORPORAÇAO , POIS CADA ESTADO TEM SEU CORPOTAMENTO DE AÇAO E DEFESA DA ORDEM PUBLICA , INICIALMENTE A POLICIA FOI INSTITUIDA PARA PROTEGER A FAMILIA REAL NO BRASIL , E ATE HOJE VIVE ESTA PRATICA DEFENDENDO SOMENTE QUE TEM MAIS RECURSOS FINANCEIROS ,DEVEMOS IMPLANTAR UMA NOVA GESTAO DE POLICIA , COMO UMA POLICIA MAIS PARTICIPATIVA , COMUNITARIA , ORIENTADORA ,PROTETORA , CIENTIFICA E CONFIANTE, TEMBEM TEMOS QUE AVALIAR MELHORES SALARIOS E DIREITOS FAMILIARES ,MATERIAIS DE TRABALHO , COMO POR EXEMPLO AS PATRULHAS UTILIZAREM CARROS BRINDADOS , COLETES DE PROTEÇAO MAIS SEGURO E UMA MELHOR VIA DE COMUNICAÇAO, DESTA FORMA TEREMOS UMA MELHOR POLICIA NO BRASIL , A GARANTIA DA ORDEM PUBLICA E UM DEVER DE TODOS , TAMBEM PODEMOS IMPLANTAR CONSELHO COMUNITARIO DE DISCIPLINA MILITAR, ONDE A SOCIEDADE POSSA HAVALIAR MELHOR OS JUGAMENTOS DAS ATIVIDADES PROFISSIONAL E O SER HUMANO.
      PODEMOS TAMBEM REVINDICAR QUE AS INDICAÇAOES PARA ASSUMIR OS COMANDOS DE POLICIAS SEJA PRIMEIRO AVALIADO PELO CONSELHO COMUNITARIO DE SEGURANÇA E EM SEGUIDA OS APROVADOS SERIA COLOCADO A DISPOSIÇAO DAS CAMARAS DE ASSEMBLEIAS LEGISLATIVA DO ESTADOS E ELEITO PELO PRESIDENTE DA MESMA, SENDO TAMBEM A ASSENBLEIA LEGISLATIVA RESPONSAVEL POR SUA EXONERAÇAO , ASIM TEREMOS UMA POLICIA IMPARCIAL E JUSTA PARA TRABALHAR A FAVOR DA SOCIEDDE E NAO SUBORDINADO A DIREÇAO POLITICA DOS PARTIDOS ELEITOS ,
      ADSMERJ
      FOI CONSTITUIDA PARA DEFENDER A CLASSE,A FAMILIA E SUGERIR NOVAS POLITICAS DE GESTAOES DE POLICIA E POLICIAMENTO PARA O RIO DE JANEIRO E BRASIL,
      A POLICIA NAO NAO PODE SER UM REPRESSOR DA SOCIEDADE ,A POLICIA E A GARANTIA DA LIBERDADE, JUSTIÇA E DIGNIDADE HUMANA DO NOSSO POVO , NAO PODEMOS TER UMA POLICIA PARA COMBATE CIVIL ,
      TEMOS QUE TER UMA POLICIA CAPAZ , RESPEITAVEL , SOCIAVEL ,CONFIANTE SEGURA E ACIMA DE TUDO PROFISSIONAL ,
      ADSEMERJ ABRE UM CAMINHA ATRAVES DO CONHECIMENTO , INTELIGENCIA , SABEDORIA E EXPERIENCIA INTERNACIONAL, ATRAVES DO DIALAGO PODEMOS UNIR FORÇAS A FAVOR DE NOSSA SOCIEDADE , QUEN INTERESSAR PELO NOSSO TRABALHO FAÇA CONTATO CONOSCO VIA SITE OU E-MAIL
      021 2 3549 4912 TEN. CEL PMRJ SODRE FRANCISCO SOLRAC.BROTAS@HOTMAIL.COM

      A MELHOR POLICIA NO BRASIL NAO E A MAIS EQUIPADA , E SIM AQUE ATENDE MELHOR O NOSSO POVO E SEUS DIREITOS DEMOCRATICOS

      CONSTITUIDOS ATRAVES DA NOSSA CARTA MAGNA CONSTITUIÇAO FEDERAL DO BRASIL,

      ABRAÇOS ,.

      Curtir

  37. guilherme palhano

    que lixo de ranking

    Curtir

  38. Mas o treinamento com viaturas da PF é melhor que o da ROTA?
    No documentario “A Verdadeira História da Rota” ,eles dizem que sao os melhores pilotos ,combatentes do crime organizado ,etc… ,sera que a PD é melhor em tudo ?

    Curtir

  39. maria jussara cardoso alves benavides muñoz

    ACHEI RELEVANTE A CLASSIFICAÇÃO, PORÉM QUERO DESTACAR QUE NÃO FOI FEITA JUSTIÇA, A POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ É UMA CORPORAÇÃO EFICIENTE, SOLICITA E GARANTIDORA DA ORDEM PÚBLICA. OS AGENTES DE REPRESSÃO SÃO BEM TREINADOS E MUITO EDUCADOS COM O POVO DE BEM. ESTÁ SENDO MUITO PERSEGUIDA PELA IMPRENSA PORQUE EXISTE INTERESSE DOS POLÍTICOS PETISTAS POR ESTAR SENDO FEITA EM CURITIBA A INVESTIGAÇÃO DA LAVA JATO. É TUDO PERSEGUIÇÃO POLÍTICA. DECLARO QUE NÃO SOU, NEM TENHO NENHUM FAMILIAR NA POLÍCIA.

    Curtir

  40. maria jussara cardoso alves benavides muñoz

    NÃO CONHECIA, ACHEI MUITO INTERESSANTE. A MÍDIA ALTERNATIVA É IMPORTANTÍSSIMA POIS HOJE A IMPRENSA ESTÁ AMORDAÇADA.

    Curtir

  41. Faz batalhões de operações especiais, tipo o BOPE, GRUMEC, ROTA, só os tops kkkkk

    Curtir

  42. Pqp, esse autor tem que ser mineiro, td oq eh de bom vem de Minas no texto dele,desde qnd a polícia de lá é melhor que a de SP, eles só tem uma história bonita e nd mais…
    Só uma nota pro escritor (Minas Gerais não é o país Mais rico do país e nem será por conta de Belo Horizonte.

    Curtir

    • Falcao 777

      Sim realmente a polícia do rio de janeiro e a melhor sou paulista e já fui ao rio de janeiro 3 vezes e lá a situação e mais caótica do que em outros estados , o BOPE e a polícia que tem menos condições de trabalho e para enfrentar aqueles traficantes fortemente armado com armas importadas e com tecnologia avançada e preciso muito treino e muita coragem para enfrentar , porque não e só os traficantes tem muito mais além disso , por que o rio de janeiro e o cartão postal do Brasil e vem muita gente de fora , bom e o que passou no filme aquilo e um filme de fixao logo no início já fala , na verdade a realidade e muito pior do que vcs pensam , mais pra concluir esse site a melhor polícia e a aquela que trabalha com justiça e com a verdade .. Assim como todas as profissões , um abraço a todos e fiquem com Deus…

      Curtir

  43. Foram usados critérios subjetivos nessa matéria, sem dúvida a PRF deveria estar entre os top 5.

    Curtir

  44. Naruto terrível

    Acho a polícia de santa Catarina. Já morei em sampa , rio, Ceará ,curitiba, e d todos a q melhor tem resultados. Não precisam subir morro p provar bosta nenhuma. Respeita o cidadão é faz um bom trabalho. A q não confiaria nem um pouco e a de sampa e a do Rio d Janeiro. Atiram primeiro p depois investigar .

    Curtir

  45. Cada coisa q eu leio o bope n é a melhor polícia do Brasil n. Então coloca a federal para subir um morro com uma recepção como o bope ganha e só ver o caveirao q o tiroteio começa quero ver quem tem coragem de fazer Oq o bope faz

    Curtir

    • A questão é: Que nenhuma outra polícia tem a estrutura de “blindados” que o BOPE tem por justamente ser eficiente o suficiente para evitar que bandidos tomassem morros como exército inimigo.

      Curtir

  46. jose wberto da Silva

    Eu fui abordado varias vezes em sp e bém tratado com a educação dos mesmos em uberlandia a aula de educação os policiais fautou

    Curtir

  47. Derik Falkman

    Morei uma epoca no RJ , a 100 metros da Av.Brasil , ou seja facil acesso , asfalto , guia , predios populares , na epoca não via nenhum bandido , hj me disseram que os caras andam de fusil na rua [ beleza realidade carioca ] ……agora disca 190 e fala que bandidos estão com fusil a 100 metros de uma avenida principal em São Paulo , para vc ver se os mesmo não seram difunto no dia seguinte …. os bandidos mandam ai no RJ e vcs vem me falar de Bope …rs … [ TENHA FÉ ] ……………………………………ROTA

    Curtir

  48. Derik Falkman

    O problema é tem que gente sem noção , confunde policiais burro que bate boca com trabalhador estudante e com quem ta tomando uma cervejinha ou açai no boteco [ na net ta cheio disso ] com eficiencia , resultado efetivos .

    Curtir

    • Carlos Frank

      A questão é simples……quais os critérios para se definir qual a melhor polícia do Brasil. …bando de babacas

      Curtir

  49. Ricardo Julian

    Bom só acho que a algo na matéria que esta errado.

    Primeiro não ficou claro se estamos classificando as Policias Militares dos Estados,

    Segundo, se a reposta for sim para a pergunta anterior então deveríamos separar da classificação as suas organizações (batalhão, companhia, etc.). Acredito que se fosse dessa forma ficaria melhor.

    Terceiro se formos olhar pela perspectiva de Instituição não poderíamos comparar o Bope que é um batalhão dentro de uma instituição com uma Instituição que é a PF, nesse caso deveríamos classificar por PF, PM, PC, PRF, etc… que seria o mais correto.

    Bom olhando por essas três perspectivas vou deixar a minha opinião e ai vocês me dizem se concordam.

    AS 5 MELHORES PMs + DF

    Bom aqui é bem complicado, mas vou usar a ótica do país como um todo, pois tenho a oportunidade de viajar todos os anos para praticamente todas as capitais do Brasil seja a trabalho ou a lazer, então vou dar a minha opinião como a parte mais interessada que a de cidadão que se sente a sensação de estar protegido ou não em um determinado lugar (a famosa sensação de segurança).
    Em segundo lugar vou levar em consideração histórico e aparelhamento da policia.
    Bom, olhando essas perspectivas vamos lá:

    5° LUGAR (POLICIA MILITAR DO ESTADO DO AMAZONAS)

    Apesar de muitos provavelmente questionar essa, mas logo ficará evidenciado o pq da resposta.
    A PM do Estado do Amazonas é uma das mais antigas instituições deste tipo no país.
    É de imprescindível importância conhecermos os antecedentes que alicerçam a criação da briosa sesquicentenária Polícia Militar do Amazonas, as mudanças ocorridas no transcorrer da história brasileira, desde o Brasil Colônia até a instalação da República Federativa do Brasil, estendendo-se até a data atual.

    REVOLTA DOS CABANOS

    Nesse contexto, no Brasil, com a denominação Guarda Policial nasceu a Força Militar Estadual, através do então Presidente da Província do Grão-Pará – General Soares de Andrea, expede as “Instrueçoenes geraes”, autorizando a criação em qualquer vila da Região Amazônica de uma Guarda Policial, cuja missão primeira seria combater a revolta dos Cabanos (1835 – I840), em 04 de abril de 1837, cujo efetivo inicial era de 1.339 homens, sendo o primeiro Comandante o Tenente Coronel de Artilharia Albino dos Santos Pereira.

    GUERRA DOS CANUDOS

    Atuou na 4ª Expedição enviada a Guerra de Canudos, a tropa amazonense foi composta por 24 Oficiais e 249 Praças, partindo de Manaus no dia 04 de agosto de 1897, no navio a vapor Botelho, seguindo para Belém de onde partiu no Vaso de Guerra Carlos Gomes, passando pelo Maranhão e Pernambuco, chegando à Salvador no dia 24 de agosto de 1897. De forma conjunta com as Milícias de São Paulo-SP e Para-PA, os amazonenses participaram de vários combates, no período de 24 de setembro a 1º de outubro de 1897. Se destacaram também durante a Batalha na conquista do ponto estratégico Uauá, estrada que levava ao Sítio de Canudos, Vilarejo rebelde que estava sob a influência do fanático Antônio Conselheiro, estreitando o Arraial até a Batalha final que foi a tomada do reduto dos Rebeldes instalados nas igrejas velha e nova, durante o entrave houve terrível combate corpo-a-corpo tombando do lado amazonense 47 homens por mortes, 15 extraviados e desertores, 8 gravemente feridos e 15 com ferimentos leves, quando no dia 08 de novembro de 1897 os amazonenses retornaram a Manaus-AM vitoriosos e cumpridores do papel que lhes foi exigido pela República em nome da unidade nacional.

    “(…) em Canudos com sangue balizados, na luta com jagunços foram heróicos (…)”

    Em reconhecimento ao ato de bravura a abnegação a pátria, a Corporação ao retornar da Bahia-BA, em 08 de novembro de 1897, recebeu uma bandeira brasileira, bordada com ouro e prata, ofertada por uma mulher baiana. Também foi agraciada com uma coroa de louros em prata, prestada pelo povo do Pará-PA, especialmente em homenagem aos mortos do Batalhão Amazonas nos sertões baianos (relíquias que se encontram guardadas no museu Tiradentes).

    AÇÃO NO ACRE

    Atuou, ainda, contra a invasão boliviana no início do século, quando ocuparam o rio Acre e seus afluentes. Garantindo o território a posse do atual estado do Acre a unidade nacional.

    DEFESA DE MANAUS DURANTE O BOMBARDEIO DE 8 DE OUTUBRO DE 1910

    “…As cinco e meia da manhã do sábado oito de outubro, Manaus é acordada com o bombardeio pelos navios da Flotilha, sem comunicação ou intimação, às seis horas um grupo de marinheiros tentou tomar pelos flancos o Palácio do Governo enquanto soldados do exército atacavam pela frente, ambos sofrendo baixas, morre o Tenente Lins. A Policia Militar defendeu como pode o Palácio e logrou êxito rechaçando as várias investidas daquela manhã…”

    AÇÃO NA 2ª GUERRA MUNDIAL

    No decorrer da 2ª guerra mundial contra as potências do Eixo, colaborou a Polícia Militar do Amazonas na Batalha da Produção, auxiliou a construção de hospedarias para imigrantes; policiou e organizou o transporte dos chamados “Soldados da Borracha” e finalmente trabalhou nos serviços do Porto de Manaus

    DIAS ATUAIS

    Além de ter participado destes eventos históricos na defesa da soberania brasileira ao longo da história do nosso país, a PMAM também é uma das mais bem equipadas PMs do nosso país, boa parte destes recursos provenientes dos impostos gerados pelo Polo Industrial de Manaus.
    Atualmente as ações da PMAM, são ostensivas atuando em diversas blitzes praticamente em todos os dias da semana, é difícil você andar nas ruas de Manaus e não ver uma viatura circulando ou parada em um ponto estratégico da cidade, o que lhe passa sensação de segurança.
    As viaturas possuem sistema de monitoramento por câmeras instaladas para filmar em 360° e as quais estão ligadas ao Centro Integrado de Operações da capital.
    Atualmente combate ferozmente o trafico de drogas no estado que se tornou rota alternativa no escoamento das drogas produzidas pelos países vizinhos e que após a intensificação da fiscalização na região sul do país buscaram nos rios do Amazonas uma alternativa para realizar esse tipo de ação.
    Com base nessas informações na minha opinião é a 5° melhor PM do País.

    4° POLICIA MILITAR DO RIO DE JANEIRO PMRJ

    Apesar de ser no meu ver uma das policias mais corruptas do país com vários casos de relatados pela mídia local, mesmo assim a PMRJ é uma das que eu mais aprecio.
    1° Apesar de todas as adversidades (baixos salários, equipamento sucateado, atraso nos salários, etc.) é a única policia do país atualmente a viver uma situação de “Zona de Guerra” pode parecer exagero mais essa é a verdade! A guerra com o trafico de drogas esta minando a sociedade carioca e difamando a beleza do estado e a reputação do país no exterior como um dos paises mais violentos do mundo, mesmo não estando passando por uma guerra. E isso se deve pelo próprio Rio de Janeiro ser o principal cartão postal do país e devido a sua exposição internacionalmente.
    Também não devemos esquecer do famoso Batalhão de Operações Especiais (BOPE) o qual teve direito a ter dois filmes em sua homenagem e o qual é classificado com o melhor batalhão de operações especiais do país e o qual faz parte desta instituição.

    3° POLICIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL PMDF

    Sendo a policia mais bem equipada e mais bem paga ($$$$$) do país, deveria garantir a PMDF sem sobra de dúvidas o titulo de melhor PM do país, mas infelizmente não é isso que vemos no dia-a-dia, Eis os motivos:

    A PMDF só é bem paga por conta do Governo Federal quem arca com a folha como forma de garantir a defesa do Distrito Federal (Proteger ladrão de gravata de ladrão custa caro e muito rsrsrs) na época desta matéria por exemplo: A PM do Distrito Federal tinha o maior salário do país. O piso era de R$ 4.700. Em São Paulo, era de R$ 2.740; no Rio, R$ 1.450 e em Minas, R$ 2.245.
    A chamada PEC 300 iguala os ganhos dos policiais militares do país inteiro ao que se paga no DF infelizmente nunca saiu do papel, pois ocorre que é o governo federal que arca com a folha e segundo os estados os mesmos quebrariam.
    Por conta disso, uma pequena minoria da PMDF deveria se envergonhar de ter como historico como uma das policias em que os agentes são os que mais abusam do poder, que vira e volta aparece matérias nos jornais de todo o país de relatos de cooperativismo e outros atos grotescos que envergonham a imagem desta instituição que é uma das mais antigas do país.

    2° POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SAO PAULO PMSP

    Como a própria matéria já diz junto com a de Minas Gerais é uma das mais bem preparadas e equipadas do país. Como todos já conhecemos o contexto não irei entrar em mais detalhes.
    Ai meu comentário de o pq a PMSP não ter sido classificada como a primeira?
    Não sei se é por conta da própria situação que os PMs de São Paulo passam no cotidiano, afinal de conta, os policiais de são paulo passam todos os dias por cada situação, que somente São Paulo pode ter devido ao tamanho de sua população e por ser a maior cidade do país.

    1° POLICIA MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS PMMG

    Além de ser a mais antiga instituição do gênero, a PMMG me transparece segurança toda vez que visito esse belo estado.
    Além de seus combatentes serem solícitos em atender a população e qual eu tive a oportunidade de presenciar em umas 3 situações pessoalmente.

    AS 5° MELHORES ORGANIZAÇÕES, BATALHÕES E ETC.

    Neste tópico prefiro não opinar e deixar para quem melhor entende do assunto.

    AS 5° MELHORES INSTITUIÇÕES

    5° CORPO DE BOMBEIROS

    A esses grandes heróis muitas vezes esquecidos os meus parabéns pelo seu excelente trabalho em salvar vidas todos os dias de norte a sul deste país de leste a oeste deste país.
    Lamento que em muitas situações ninguém lembre do trabalho prestado a sociedade e da falta de reconhecimento.
    Mesmo assim fica aqui o meu reconhecimento.

    4° POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL

    Junto com o corpo de bombeiros é outra instituição que garante a proteção da vida todos os dias em nossas precárias estradas (e muitas com pedágio).

    3° FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA

    Apesar de ser um somatório de diversas instituições de segurança é uma instituição que tem atuado em todo território nacional garantindo a paz, a ordem e a soberania da nação.

    2° POLICIA FEDERAL

    Aqui vocês devem se questionar pq não a primeira?
    É, temos diversos motivos para a PF ser a primeira, mas deixarei a justificativa na hora de classificar a primeira.

    1° POLICIA MILITAR

    Bom é aqui que respondemos a pergunta anterior, apesar de todas as adversidades pela qual a PM passa em diversos estados nesse Brasil de meu Deus, é ela quem sempre esta na linha de frente, prestando suporte a população a sociedade quando ela mais necessita.
    Muitas vezes classificada como corrupta devido a uma pequena minoria que não deve nunca ser comparada com o dever e a seriedade daqueles que realmente vestem a camisa e que todos os dias deixam os seus familiares e entes queridos em suas casas para garantir a segurança e a vida de outros.
    Mesmo mal remunerados, mal equipados, mal treinados (não por culpa deles e sim dessa corja de políticos que contaminam este país) em muitas situações são eles que estão ali como a única alternativa para defender a sociedade e o bem comum.
    Com base nesses e em tantos outros atributos que aqui não mencionei eis o meu primeiro lugar.

    Bom, não sou da área mais é essa minha opinião como cidadão e espero que tenham gostado.

    Vlw.

    Curtir

  50. Rogerio Matos

    A melhor Polícia do Brasil é aquela que combate o crime sem apoio, armamento e equipamentos apropriados, não são reconhecidos(neste caso do por exemplo), ganham mal mas cumprem seu papel com afinco! Estão no combate diário contra o crime às vezes só com sua vontade para manter! Meu respeito aos verdadeiros heróis! Que não recebem glórias ou elogios, que são esquecidos pela grande maioria! Esses todos citados são muito bons, mas o bom no bom é bom! Quero ver o bom no ruim!!! Meus parabéns aos valorosos policiais guerreiros que cumprem sua missão apesar de todas as dificuldades! Esses sim, são os melhores e para eles vão meus aplausos.

    Curtir

  51. Concerteza o editor do texto nunca conheceu a estrutura dessas policias e de fato não conheceu os policiais. Isso foi apenas um achimismo do mesmo.

    Curtir

  52. O curioso é que ao buscar pesquisas sérias em orgão especializados mundo afora em muitas delas o BOPE é relacionado. Mas, e a ROTA? Ninguém conhece, eles conhecem é arrôto. Pesquisa feita por comedores de pastéis dá nisso.

    Curtir

  53. LEONARDO DUIZIT

    bom dia acho que todas as policias tem seus defeitos e qualidades mais acho que o Bope e melhor que a PF na parte operacional só não tem recursos o governo do estado do rio e o mais ladrão por isso degrada os recursos mais o treinamento e de 1 não tirando o mérito da PF que e melhor q todas as policias no serviço de inteligencia mais a operação e mais leve q a do Bope o rio de janeiro e guerra e outra não devemos dar méritos a criminosos que um seja melhor q o outro existe deficiência na parte de segurança publica

    Curtir

  54. Reberte florentino

    Tá certo que a polícia federal tem o seu papel de atua em todo território nacional mais na minha opinião a polícia mais preparada e aquela que vive no dia dia nas favelas e nas ruas combatendo o crime e muitas vezes os com armas inferiores as dos bandidos e ainda não são reconhecidos da melhor maneira. Essa é a minha opinião o bope e um exemplo o treinamento dos caras e foda e o que os caras vive nas favelas arriscando a vida a polícia federal não passa a metade do que esses cara passa quando se trata de arriscar a vida em confronto com traficantes fortemente armados essa é minha opinião

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!