A Melhor Tropa de Elite do Brasil

Francisco A. S. para Guerra & Armas.

O Grupamento de Ações  Táticas Especiais mais conhecido como GATE. A Força tática  da Polícia Mineira é o melhor grupo de elite do Brasil, superando ate mesmo o BOPE do Rio de Janeiro, mas você que lê esse artigo do Guerra & Armas deve estar se perguntando, como assim se vejo inúmeras reportagem tratando do BOPE ou operações contra traficantes, e é ai que esta, o ponto em que quero chegar, o BOPE do Rio de Janeiro já deixou de ser uma força de emprego especial já á muito tempo, mas muito tempo mesmo, uma Força de Elite é caracterizada pelas intervenções especiais onde ajam a necessidade de negociações com reféns e atiradores de elite para abater o alvo antes que o mesmo faça vítimas entre a sociedade de bem.

O BOPE nos últimos anos tem agido arduamente combatendo traficantes nas favelas do Rio de janeiro fazendo um papel que deveria ser feito pela polícia convencional ou seja a polícia de farda azul ( Cor da farda da polícia convencional já que a do BOPE se diferencia das outras pela cor da farda ser negra ), mas ai vem a pergunta que você deve estar se fazendo e com certeza deixara ela aqui em comentários ( já prevejo isso de ante mão ).

MAS, SE O BOPE SOBE FAVELA TODO DIA, ELE NÃO É MAIS BEM PREPARADO DO QUE O GATE MINEIRO?

Bom ai fica difícil de responder essa pergunta, primeiro por que á dois pontos distintos sendo eles :

1) O BOPE tem um treinamento de guerra porém quando sobe favelas sempre á vítimas de ambos os lados da marginalidade e do lado civil e isso é sempre, em todas as ações do BOPE sempre há vítimas fatais ou gravemente feridos e na maioria das vezes são vítimas inocentes. Se formos olhar por esse aspecto mesmo assim o BOPE é sem sombra de dúvidas a melhor força para subir favela, mas não é mais uma força Tática especial, pois não faz mas essa função, hoje o BOPE é simplesmente uma Força Avançada para entrar em favelas e morros.

2) O GATE desde sua criação nunca teve vítimas fatais e nunca errou um só tiro ou um só alvo nunca vitimando reféns ou cidadãos de boa índole, isso sem contar que o GATE só é chamado em situações de perigo real com vítimas ou desarmamento de Bombas ou artefatos explosivos e em casos especiais e muito raramente para entrar em favelas e aglomerados. Mas isso só em último caso onde aja perigo eminente a civis, pois é responsabilidade da ROTAM ( Rondas Táticas Metropolitanas entrar em favelas ).

Mas ai fica uma pergunta no ar:

Qual Força você acha melhor? aquela que entra em favelas com caveirões mata todos os bandidos  ou aquela força tática que não deixa o crime se proliferar e não faz vítimas civis desde sua criação, e ainda é uma força que só atua raramente pois o crime organizado não impera em MG, pois a PMMG não deixa?

Os Caveirões

Ambas as forças tem caveirões e para entender ainda mais a diferença entre as forças que pela lógica deveriam ter a mesma função mas não tem, vou citar o uso dos caveirões, sendo que somente 2 estados possuem esse tipo de veículo uma espécie de Carro forte adaptado ( Blindado ) para o uso policial de repressão, só que cada força usa seu caveirão para coisas totalmente diferentes:

Caveirão ( Blindado ) do GATE MG usado para operações especiais em ocorrências com Bomba e explosivos, esse veículo não é usado para subir favelas ou aglomerados.

Caveirão ( Blindado ) do BOPE RJ, usado diuturnamente para adentrar favelas e aglomerados cariocas atrás de traficantes, tendo um uso totalmente diferente do GATE MG

A Polícia Militar através de sua Companhia de Choque também possui um Carro Blindado, para uso em destitutórios e controle de multidões.

Anúncios

Sobre Francisco Santos

Jornalista e Editor.

Publicado em 12/08/2011, em Geral. Adicione o link aos favoritos. 24 Comentários.

  1. Marcelo Coelho

    BRASIL, ACIMA DE TUDO!
    ACHEI INTERESSANTE E MUITO BOM O “POST” SOBRE A MELHOR TROPA DE ELITE DO BRASIL!
    MAS TEM QUE SE TER MAIS CRITÉRIOS QUANDO FALAMOS EM “MELHOR TROPA DE ELITE DO BRASIL”, POIS PODEMOS COMETER ERROS DE JULGAMENTO COM MUITOS IRMÃOS DE ARMAS QUE TRABALHAM ÁRDUAMENTE NO SEU APRIMORAMENTO TÉCNICO PROFISSIONAL.
    NÃO ESTOU AQUI PARA CRIAR CONTROVÉRSIAS, NEM PARA AFIRMAR QUE É AQUELA OU A OUTRA FORÇA A “MELHOR”, MAS SIM PARA ESCLARECER ALGUNS PORMENORES QUE DEVEM SER ABORDADOS.
    O GATE – MG É UMA TROPA MUITO BEM TREINADA, COM UM NÍVEL TÉCNICO COMPARÁVEL AS MELHORES DO MUNDO! MAS TEMOS QUE LEMBRAR QUE QUANDO FALAMOS AO NÍVEL DE BRASIL NÃO PODEMOS ESQUECER AS FORÇAS ARMADAS E OUTRAS DAS FORÇAS AUXILIARES.
    POR EXEMPLO: PODEMOS LEMBRAR O GERR-MEC (GRUPO ESPECIAL DE RETOMADA E RESGATE DOS MEGULHADORES DE COMBATE DA MARINHA DO BRASIL) OU MESMO DO GERR-COMANF (GRUPO ESPECIAL DE RETOMADA E RESGATE DOS COMANDOS ANFÍBIOS DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS).
    O PRIMEIRO ALÉM DE SER O CURSO OPERACIONAL MAIS LONGO DAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS, É CONHECIDO POR SER UM DOS MAIS RIGOROSOS, DE CADA 30 INSCRITOS, EM MÉDIA 4 CONSEGUEM CONCLUÍ-LO, HAVENDO EDIÇÕES EM QUE NENHUM CANDIDATO SE FORMOU, COM DURAÇÃO DE 41 SEMANAS, DIVIDIDAS EM QUATRO FASES. EM TAIS FASES SÃO ABORDADOS: TÉCNICAS DE MERGULHO COM EQUIPAMENTO AUTÔNOMO DE CIRCUITO ABERTO E FECHADO (NÃO SOLTA BOLHAS PARA N SER IDENTIFICADO NA SUPERFÍCIE); PARAQUEDISMO BÁSICO PARA INFILTRAÇÃO; OPERADOR DE BOTES PARA INFILTRAÇÃO; TÉCNICAS DE INFILTRAÇÃO À PATIR DE SUBMARINOS IMERSOS OU EM SUPERFÍCIE; TÉCNICAS DE INFILTRAÇÃO POR RAPPEL E FAST-ROPE; TÉCNICAS DE COMBATE URBANO E EM SELVA; TÉCNICA DE OPERAÇÕES NÃO CONVENCIONAIS; TÉCNICAS COMBATE E SOBREVIVÊNCIA EM ÁREA DE SELVA, CAATINGA E CLIMA FRIO; OPERAÇÕES RIBEIRINHAS; DEMOLIÇÕES; ARMAMENTO; OPERÇÃO DE EQUIPAMENTO DE VISÃO NOTURNA E TÉRMICA; TÉCNICAS DE RECONHECIMENTO DE MARGENS DE PRAIA E RIOS; OPERAÇÕES ESPECIAIS SUBMARINAS (SABOTAGENS); SISTEMA MILITAR DE COMUNICAÇÕES EM ALTA TÉCNOLOGIA DE TRANSMISSÃO DE DADOS; INTELIGÊNCIA; RETOMADA DE NAVIOS, INSTALAÇÕES NAVAIS, PLATAFORMAS DE PETRÓLEO, BEM COMO O RESGATE DE REFÉNS QUE VENHAM A SER TOMADOS/DOMINADOS POR TERRORISTAS OU OUTROS CRIMINOSOS
    DEPOIS DE FORMADO MEC, O MILITAR É DESIGNADO PARA SERVIR NO GRUMEC, ONDE PARTICIPARÁ DE UM COMPLETO PROGRAMA COMPLEMENTAR DE ADESTRAMENTO E REALIZARÁ CURSOS DE EXTENSÃO E ESTÁGIOS EM DIVERSAS ÁREAS, COMO DESATIVAÇÃO DE ARTEFATOS EXPLOSIVOS (DAE), MESTRE DE SALTO, SALTO LIVRE, MESTRE DE SALTO LIVRE, PRECURSOR PARAQUEDISTA, DOBRAGEM E MANUTENÇÃO DE PARAQUEDAS E SUPRIMENTOS PELO AR (DOMPSA), ESTÁGIO BÁSICO DE MONTANHISMO, CURSO DE OPERAÇÕES NA SELVA, ESTÁGIO DE OPERAÇÕES NO PANTANAL, ESTÁGIO DE CAÇADOR (SNIPER), TÉCNICAS DE TIRO DE PRECISÃO COM O FUZIL ANTI-MATERIAL BARETT .50, DENTRE OUTROS.
    JÁ O GERR-COMANF, QUE PERTENÇE AO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS (TROPA DE ELITE DA MARINHA DO BRASIL) COM CERCA DE 25 SEMANAS DE FORMAÇÃO COM A MAIORIA DAS MATÉRIAS ABORDADAS NOS MERGULHADORES DE COMBATE, TENDO APENAS ALGUMAS VARIAÇÕES POR CONTA DA ESPECIFICIDADE DO SEU EMPREGO. MAS CONTANDO COM ALUNOS MUITO EXPERIÊNTES, PROVENINTES DOS QUADROS DO CORPO A QUE PERTENCE, ALGUNS COM MAIS DE DEZ ANOS DE SERVIÇO EM UMA TROPA QUE JÁ É CONSIDERADA DE ELITE PELAS PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS ESPECIALIZADAS E PELAS FORÇAS ARMADAS E A ÚNICA TROPA DO BRASIL DE CARÁTER EXPEDICIONÁRIO POR EXCELÊNCIA, SEGUNDO A ESTRATÉGIA DE DEFESA NACIONAL DO GOVERNO FEDERAL.
    DEPOIS DE FORMADO COMANF, O MILITAR É INSERIDO NO BATALHÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS, ONDE PARTICIPARÁ DE UM COMPLETO PROGRAMA COMPLEMENTAR DE ADESTRAMENTO E REALIZARÁ CURSOS DE EXTENSÃO E ESTÁGIOS NAS MESMAS ÁREAS QUE OS MEC E EM ALGUNS CASOS COM TROPAS ESPECIAIS AO REDOR DO MUNDO.
    EXORTO QUE MUITOS MILITARES DESSAS TROPAS ESTÃO EM MISSÕES REAIS NO HAITI E ATÉ MESMO DÃO APOIO AS FORÇAS DE SEGURANÇA DO RIO DE JANEIRO E OUTROS ESTADOS NO COMBATE AO TRÁFICO A MUITOS ANOS.
    INFORMO TAMBÉM QUE O EXÉRCITO BRASILEIRO E A FORÇA AÉREA POSSUEM TROPAS DE ELITE IGUALMENTE TREINADAS E PRONTAS PARA ENTRAR EM AÇÃO EM QUALQUER LUGAR DO PAÍS.
    MUITOS ACHAM QUE SER MILITAR PROFISSIONAL É APENAS PEGAR UM FUZIL E CORRER PRA CIMA DE UM INIMIGO QUE NUNCA EXISTIRÁ. MAS O COMBATENTE DE HOJE NUNCA FOI TÃO ESPECIALIZADO E TÉCNICO.
    APENAS SABEMOS QUE SÃO EMPREGOS DIFERENTES PARA MISSÕES DIFERENTES! MAS LEMBRANDO DE QUE ESTAMOS TODOS DO MESMO LADO! COM INIMIGOS INTERNOS E EXTERNOS EM COMUM E LUTANDO POR UM BRASIL MELHOR.
    A FARDA PRETA, CAMUFLADA, AZUL OU ATÉ MESMO BEGE SÃO COMPLEMENTOS, POIS A HONRA DE DEFENDER O BRASIL ESTÁ NA PELE.
    PS.: NA FOTO ONDE É MOSTRADO O SUPOSTO “CAVEIRÃO” DO BOPE-RJ, NA VERDADE É UMA FOTO DO APELIDADO “PACIFICADOR” DO CORE-PCERJ.

    Curtir

    • Caro amigo, Marcelo Coelho, agradecemos o seu ponto de vista em relação a matéria ”A melhor tropa de elite do Brasil”, porém a matéria trata sobre os Grupamentos de Armas e Táticas Espaciais ( Grupo de ações táticas especiais/GATE/BOPE,GRE etc… ).

      A matéria faz referência as tropas de elite das Forças Auxiliares, Polícia Militar e Polícia civil dos estados e do Distrito Federal.

      A respeito das diversas forças especiais da Marinha, Exército e Força Aérea, essas são consideradas divisões, pelotões,companhias especializadas ou grupamentos táticos de ação em combate e de uso especial em conflitos de segurança nacional.

      Não resta dúvida que todos os pelotões ou grupos especializados que mencionou são de longe melhores que todos os Grupamentos táticos de todas as polícias do Brasil, no entanto te lembro que como eu disse há pouco, não podem ser levadas em consideração como as melhores do Brasil em ação, pois nunca ou quase nunca entram em ação, a não cer que sejam acionadas para casos especiais que envolvam terrorismo ou a segurança nacional e a defesa de nossa soberania.

      2º Editor-Sênior
      Rogério Linhaça de Oliveira Neto

      Curtir

      • Para corrigir, ”Nunca entram ou pouco entram em ação”, mas se precisar que entrem pode ter certeza que as forças armas estão preparadas. Prova disso foi eleita a instituição no qual os brasileiros mais admiram e confiam. Em segundo a Polícia Federal.Tem que ser levado em uma discussão o foco do trabalho, o objetivo! Polícias Estaduais tem seu valor, mas não devem ser comparadas as forças armadas, tanto de poderio bélico como também os diferentes objetivos.São forças auxiliares.
        Boa matéria.

        Curtir

  2. Marcelo Coelho

    MESMO RENDENDO TODAS AS HOMENAGENS AO GATE-PMEMG, COM MUITO ORGULHO DE TER BRASILEIROS COMO VCS, MESMO NÃO TENDO MUITO CONTATO COM AS TROPAS DE MINAS GERAIS, DEVIDO A FINALIDADE DE EMPREGO BEM DIFERENTE. INFORMO QUE SOU FUZILEIRO NAVAL DA ATIVA E TIVE O PRAZER PODER ESCLARECER ALGUMAS DÚVIDAS.

    HUMILDEMENTE E ATENCIOSAMENTE,

    OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE

    Curtir

    • Seja sempre bem-vindo ao nosso Blog, para nós e todos os leitores será sempre uma honra tê-lo aqui conosco, em breve, traremos uma matéria especial sobre nossos ”Marines” ou aqui chamados de Fuzileiros Navais..

      Curtir

  3. Marcelo Coelho

    OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO!
    TIVE A HONRA DE TER CONTATO COM O PESSOAL DO BOPE-RJ ONDE APRENDI MT COM GRANDES AMIGOS!
    ESPERO UM DIA PODER APRENDER COM O GATE-PMEMG
    ATENCIOSAMENTE
    BRASIL, ACIMA DE TUDO!

    Curtir

  4. Sou mineiro e bom saber que estou protegido por uma tropa de elite tao boa assim !

    Curtir

  5. Só uma observação. A PMMG possui 2 caveirões, inclusive, percebe-se uma parte dele na foto a direita…. vi ele em uma partida de futebol para separar brigas de torcidas organizadas aqui em Minas

    Curtir

  6. Senhores! Servi alguns anos como fuzileiro naval PELOPES, outros anos como policial militar RONDAS OSTENSIVAS e atualmente sou POLICIAL CIVIL. Vejam algumas peculiaridades das tropas; as tropas federais são adestradas mediante um rigoroso regulamento militar e são focadas em reconhecimento através de insígnias, as polícias militares tem um preparo militarmente muito mais brando oque acaba melhorando a capacidade de tomar decisões e são focados no reconhecimento do resultado de combate, as T.E das polícias civis assim como a T.E da polícia federal por não terem o regulamento militar e não andarem fardados (se sentem mais seguros nas horas de folga) acabam tornando-se levemente acomodados.Se pra vocês a melhor tropa de elite do brasil é a que tem o melhor preparo, sem dúvida é das forças armadas e muito provavelmente da MARINHA porque ela tem muito mais recursos para investir em treinamento e equipamentos. Mas se a melhor tropa é aquela focada em resultados então são as tropas estaduais miliares porque a dedicação transcende o ambiente e horário de
    trabalho até por uma questão de sobrevivência.
    A maioria dos fuzileiros que entram na polícia não reagem em um confronto como se esperaria deles.
    O melhor curso de françês pode não superar o aprendizado prático de quem aprende o idioma por morar na França.
    Espero que compreendam meu ponto de vista imparcial até porque quem recebe o mérito é um tipo de tropa na qual eu nem mais pertenço.

    Curtir

  7. o BOPE TEM O GRR! QUE PAPO É ESSE?

    Curtir

  8. osmar alvelino

    vi todos os cometários mas concordo quando dizem que o gate é diferente do bope , mas dizer que o bope não é de elite
    ai não concordo , acho que tem ações diferentes ,ate mesmo porque no rio de janeiro a situação é atípica , mas acho que na sua função não ha niguem igual a o bope mas ainda digo mais o rio de janeiro em especial deveria ter uma força especial tipo o gate par ações tipo que o gate realiza , quanto as mortes de bandido e civis nas favelas pelo bope , é inevitaveis pois a situação é muito diferente onde os moradores muitas vezes são parentes ou amigos dos próprios bandidos e as vezes dão ate proteção por medo ou por necessidade ou por grau de parentesco,então as dificuldades são aumentada ,por isso é preciso de uma força especializada e de coragem com o bope ,mas reafirmo se não tem ainda o rio deveria criar uma força de elite como o gate é equipar cada dia mas e oferecer mais treinamentos especias ao bope enfrentar o grande poderio belico dos bandidos das favelas do rio de janeiro

    Curtir

  9. só uma observação… os blindados do bope ( RIO )o primeiro blindado foi apelidado de caveirão por ter o símbolo da caveira, e o blindado da policia civil( RIO ) a core, foi apelidado de pacificador,e dai por diante a mídia começou a fazer divulgações dos blindados em geral de ( caveirões )…

    Curtir

  10. Existem pelo menos sete formação de policiais que são reconhecidos internacionalmente pelo grande grau de treinamento. Dois deles são brasileiros. Um é o curso do Bope, da PM do Rio de Janeiros e outro treinamento brasileiro casca-grossa é o do Gate, da PM de São Paulo. A Swat americana, o GIGN e o Le Raid da França, a Omon da Rússia e a GSG9 da Alemanha completam o grupo das unidades policiais com cursos top de linha. De acordo com o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel, co-roteirista de Tropa de Elite, em todas essas unidades os alunos são levados ao limite durante o período de formação. Confira nos quadros detalhes sobre o treinamento das sete tropas.

    Curtir

  11. só outra observação…. a foto acima foi uma incursão da policia civil nas favelas cariocas e não o bope como foi citado e o blindado da policia civil eles não chamam de caveirão e sim o pacificador…

    Curtir

  12. Bem amigo, você só se esqueceu que o BOPE tem 2 divisões internas. Sendo uma específica para a intervenção em comunidades e outra para situações de resgate de reféns e situações com bomba ou sequestro assim como o GATE.

    Curtir

  13. Sávio Vinícius

    Boa tarde!
    Infelizmente vocês cometeram um erro, que na verdade nem foi citado. A melhor tropa de elite do Brasil é o C.O.T. (Comando de Operações Táticas).
    Por que o COT é a melhor tropa de elite do Brasil?
    Bem, porque é a tropa de elite da melhor polícia do Brasil como vocês mesmos citaram aqui no site. O Comando de Operações Táticas é a tropa de elite da polícia federal.
    Sem mais, é a melhor do Brasil!

    Curtir

  14. KKKK BOPE É SEM DUVIDAS BEM MELHOR QUE O GATE, POIS AQUI TAMBÉM HÁ UM GATE, SÓ QUERIA PERGUNTAR UMA COISA, SE EM MG TEM BANDIDOS PORTANDO metralhadora .50 COMO É AQUI, SE AI TEM BANDIDOS QUE DERRUBAM ATÉ HELICÓPTERO COMO OS DAQUI AI DPS NÓS CONVERSAMOS A RESPEITO

    Curtir

  15. Esse GATE é melhor que o bope sim.. coloca ele aqui no rj uma semana pra ver se sobra alguem
    Ai em minas é mole so tem bandido frouxo

    Curtir

  16. cleber miranda

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SE COLOCAR ESSES CARAS AI NO RIO DE JANEIRO NÃO VÃO DURAR UMA SEMANA

    Curtir

    • NÃO DURA MESMO DURA Á VIDA TODA BOPE SÓ SABE MATAR O GATE RESOLVE NA COVERSA É BOTA NA CADEIA CARA APRENDE MELHOR BABACA ANTES DE VIM FALANDO ASSIM BLZ.GOSTO DO BOPE E GOSTO DO GATE MAS EU ACHO QUE O GATE MELHOR DO BRASIL SIM SEMPRE SERÁ.

      Curtir

  17. Renato Fernandes Ferreira

    Alguém aí parou para lembrar das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar “ROTA” da PMESP. Pois bem, ela ainda existe e ainda é mundialmente conhecida e respeitada e continua agindo com eficácia nas ruas da capital paulista tanto como nas cidades do interior do estado.
    “Dignidade Acima de Tudo. A ROTA é tudo e tudo é ROTA”

    Curtir

  1. Pingback: A ”melhor” Tropa de Elite do Brasil « Guerra & Armas

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: