Força Aérea Brasileira – Base de Anápolis


A Base Aérea de Anápolis, no centro do país, criada na década de 1970 para a defesa de Brasília, abriga atualmente uma dúzia de caças Mirage 2000C, adquiridos de segunda mão da França. Com tecnologia da década de 80, a vantagem dos Mirage 2000 sobre os F-5M está na velocidade de Mach 2 e na alta performance em combate, similar a do F-16A. Os Mirage são deslocados para outras bases em exercícios da FAB e também têm, como os F-5M, capacidade de reabastecimento em vôo (aliás, uma das grandes limitações da FAB é o pequeno número de aviões-tanque, outro problema que precisa ser resolvido).

O principal vetor de defesa aérea da FAB é o F-5M (Mike), que é o famoso Northrop F-5E Tiger II modernizado pela Embraer, com aviônicos israelenses da Elbit. O F-5E ganhou uma sobrevida depois da modernização, mas ainda tem sérias limitações, como o pequeno raio de ação com carga bélica e a velocidade máxima de apenas Mach 1.6. A vantagem dos F-5M reside no seu novo radar e na sua capacidade de engajamento BVR, além do alcance visual, proporcionada pelos mísseis Rafael Derby.

Os aviões de ataque A-1 (AMX), que começam a passar por um programa de modernização semelhante ao F-5BR, podem exercer uma função de defesa aérea marginal, em teatros de baixas ameaças, mas sua capacidade de combate aéreo é apenas para auto-defesa.
Restam os A-29 Super Tucano, que são os vetores de defesa aérea na fronteira amazônica, contra vôos ilícitos feitos por pequenas aeronaves.
O Programa F-X2 é vital para que a FAB possa alcançar um novo patamar de credibilidade na defesa do espaço aéreo brasileiro, já que países vizinhos estão se reequipando com vetores muito mais capazes que os nossos, tanto em raio de ação, quanto em capacidade de combate.
Felizmente, uma grande vantagem da FAB diante dos avanços de forças aéreas vizinhas, ainda continua sendo sua capacidade de alerta aéreo e controle (AWACS), proporcionada pelos Embraer R-99A.

Fonte click aqui.

About these ads

Sobre Francisco Santos

Jornalista e Editor.

Publicado em 02/08/2011, em Geral. Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Renato muito obrigado pela divulgação.Leio o Guerras e Armas diariamente,qualquer coisa relacionada a historia que eu perceber que tem algum erro,mandarei imediatamente para você um recado avisando.

    Pode contar com o Blog Casa do Historiador para qualquer coisa!
    Como fala o governador do Rio,Sergio Cabral,ESTAMOS JUNTOS.

    Curtir

  2. Vera Lúcia

    Tenho um filho de 19 anos , que desde que ele era bebezinho, já sonhava em ser da base, quando pequeno esperava impaciente o dia em que os portões seriam abertos para ele ir ver seu grande ideal de perto, sua celebridade, pedia para eu fazer um uniforme para ele igual a da base, quando finalmente fez 18 anos , ele correuu se alistar, nunca fumou bebeu, faz exercicios diversos para ter uma boa saúde, e realmente foi comprovado nos exames, que ele é portador de uma saúde de ferro, mas o desejo o sonho dele é tão grande que ele nos dias de fazer os exames, estava tão emocionado diante da expectativa do sonho se tornar realidade, que não comeu , nem dormiu, e por uns pequenos erros tipo um risco maior que o outro, ele foi reprovado, e ainda o chamaram la na frente e mostraram ele para os outros dizendo que ele foi o unico reprovado naquele teste, ele chegou aqui arrasado, chorando dizendo que não vai mais para igreja que Deus tirou o sonho dele, disse que não vai mais para a escola , , está transtornado, nada que falemos o ajuda, e eu peço a vcs , que devem ser pais, que me ajudem , se tem como ele fazer esse teste de novo dessa vez mais calmo, duvido se algum daqueles meninos amam tanto a carreira militar como ele , não tirem isso dele por favor, de mais uma chance para ele,ele treinou a vida toda para ser um de vcs, e agora por um simples desenho eles tiram isso dele, pelo jeito que ele está isso pode valer a vida dele, nos ajude por favor nosso telefone é 06292389699 ou 06284239082 e Deus os abençoara obrigada

    Curtir

  3. Vera Lúcia

    Vera Lúcia :
    Tenho um filho de 19 anos , que desde que ele era bebezinho, já sonhava em ser da base, quando pequeno esperava impaciente o dia em que os portões seriam abertos para ele ir ver seu grande ideal de perto, sua celebridade, pedia para eu fazer um uniforme para ele igual a da base, quando finalmente fez 18 anos , ele correuu se alistar, nunca fumou bebeu, faz exercicios diversos para ter uma boa saúde, e realmente foi comprovado nos exames, que ele é portador de uma saúde de ferro, mas o desejo o sonho dele é tão grande que ele nos dias de fazer os exames, estava tão emocionado diante da expectativa do sonho se tornar realidade, que não comeu , nem dormiu, e por uns pequenos erros tipo um risco maior que o outro, ele foi reprovado, e ainda o chamaram la na frente e mostraram ele para os outros dizendo que ele foi o unico reprovado naquele teste, ele chegou aqui arrasado, chorando dizendo que não vai mais para igreja que Deus tirou o sonho dele, disse que não vai mais para a escola , , está transtornado, nada que falemos o ajuda, e eu peço a vcs , que devem ser pais, que me ajudem , se tem como ele fazer esse teste de novo dessa vez mais calmo, duvido se algum daqueles meninos amam tanto a carreira militar como ele , não tirem isso dele por favor, de mais uma chance para ele,ele treinou a vida toda para ser um de vcs, e agora por um simples desenho eles tiram isso dele, pelo jeito que ele está isso pode valer a vida dele, nos ajude por favor e Deus os abençoara obrigada

    Curtir

    • Olá cara leitora, tem sim, ele pode alegar que foi humilhado, basta você procurar um advogado da procuradoria pública ( Ministério público ) e contar a situação ao advogado e se houver mesmo recurso o advogado entrará com um processo no tribunal de pequenas causas que deve durar em média 3 meses, no mais boa sorte, mas lembro que nesses exames uma letra errada já é motivo de reprovação, pois a base acima citada é a mais importante do Brasil.

      Curtir

    • RAPHAEL HENRIQUE

      Sra. Vera Lúcia;

      Não sei nem coimo vim parar nesse site e muito menos imaginava ler um relato tão emocionante como o seu, digo isso por que o MESMO ACONTECEU comigo salvo diferenças como por exemplo, eu me alistei na Marinha de Guerra, era o meu sonho, “comia e dormia” a Marinha, me preparei a partir dos meus quinze anos entrando para academia de ginástica, fiz artes marciais, e apesar de nunca ser um bom estudante me dedicava com minha limitação. Pois é, fui alistado e recrutado aqui em Maceió, eu e mais seis no grupo de 57, estava feliz tudo ia certo já estava de malas prontas para ir para a base naval de Natal, quamdo o pior aconteceu, um familiar meu me fez o maior inferno e como eu era dependente dele na época fiquei apavorado, foi um verdadeiro terrorismo o que sofri e assim como seu filho fiquei arrasado. O QUE TENHO PARA DIZER A ELE É QUE NÃO DESISTA, VÁ ATÉ OS CÉUS OU INFERNO SE FOR PRECISO MAS NÃO DESISTA CARA, SE NÃO CONSEGUIR AÍ AONDE VOÇÊ ESTÁ TENTE DE OUTRAS FORMAS EM OUTROS LUGARES.

      Até hoje sofro muito por isso e minha vida é desnorteada, tenho 38 anos, não possuo mais nehuma chance ………………………. VOÇÊ SIM CARA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Curtir

  4. depois que a começaraqm a aceitar gls nas forças armadas, agora tem esse bebezao de 19 anos que chora por ser reprovado..e o pior é ver essa mae adular o seu filhinho…tenha paciencia….vá a luta, procure melhorar…homem que é tratado com muito bem me quer, vira tuido boiola….essa mae pelo que vejo nao aprendeu nada….cruz credo..

    Curtir

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: