Estados Unidos Vs. Brasil: Por Guerra & Armas

Por Francisco de Assis dos Santos – Guerra & Armas 2011- Todos os direitos Reservados

Os Estados Unidos da América vem reinando absolutos dês de a Segunda Guerra Mundial em Inglês representada pela sigla WWII, durante a guerra ( já agravado pela I guerra ) o parque industrial europeu  foi completamente devastado pelos bombardeios da Alemanha nazista  de Hitler, a Europa respondia por mais da metade da produção industrial do mundo antes da II Grande Guerra, com a guerra os parques industriais da Europa foram voltados para produção de aviões, tanques, armas, bombas para a guerra e as confecções de roupas destinadas para confecções de fardamentos e agasalho para as tropas européias  assim as indústrias pararam de fabricar bens de consumo para civis. Como os Estados Unidos não fora atingido diretamente, sua indústria( uma parte somente ) dedicou-se a fabricar armas de guerra para vender aos aliados no front contra os nazistas, com isso a indústria bélico-militar americana surgia, para não acontecer como na Europa, ao invés de se usar as fábricas existentes nos EUA para se fazer as armas, os EUA criaram uma indústria paralela voltada somente para a defesa, assim com essa indústria independente os EUA continuavam a produzir normalmente os bens de consumo e os armamentos separadamente, e com a Europa produzindo armamentos ao invés de bens de consumo países desenvolvidos e subdesenvolvidos que importavam esses produtos de consumo como roupas,carros, eletrodomésticos importavam dos EUA, fazendo da indústria americana o que é hoje, os EUA entram na Guerra após o bombardeio de Pearl Harbor em 1941 marcando a Entrada dos EUA na II Guerra e fazendo dos americanos uma super potência em todos os sentidos.

A  República Federativa do Brasil ou simplesmente Brasil é a maior potência da America latina, seja em âmbito militar, econômico, em tamanho ou extensão territorial e influência política , desde sua descoberta em 1500 o Brasil já mostrava todo seu potencial, enquanto colônia tinha extensas reservas de pau Brasil  ( Riqueza da época/madeira ), após o pau brasil veio o ouro, diamante e pedras preciosas, isso sem contar a cana de açúcar e a borracha que também, faziam parte da economia da colônia . Mas foi durante o Brasil Império que  o país já mostrava sua vocação para ser

uma potência global, ainda sobre o reinado de sua majestade Dom Pedro I de Bragança, o Brasil adiciona as suas fronteiras vários territórios de países vizinhos através de acordos, mas o marco grandioso para o Brasil foi a Guerra do Paraguai durante o Segundo reinada de Sua majestade Dom Pedro II, onde o país juntou-se com Argentina e Uruguai para derrotar Solano López  que ameaçava a paz na região, e também para o Brasil responder a invasão do sul do país pelas tropas paraguaias, ao Fim o Brasil tendo um dos exércitos e marinha mais poderosos e sofisticados do mundo a época  ( foi-se o tempo ) graças ao financiamento da Inglaterra e ao indivadamento do Brasil o país segundo contam historiadores dizimou ou aniquilou 90 % da população paraguaia ( mas vale ressaltar que a época o exército paraguaio era formado por 90 % da população masculina e após a derrota paraguaia Solano Lópes fugiu e formou um exército de mulheres, velhos e crianças, que ao enfrentar as tropas brasileiras  obviamente foram aniquilados ). Outra grande participação brasileira foi na II Guerra Mundial ( também participamos da primeira, mais de forma modesta ), o Brasil enviou soldados expedicionários, a FEB para combater na Itália. Mas foi ai na Segunda Guerra que o País veria um grande salto econômico, com a Europa destruída e os EUA exportando para a Europa grandes quantidades de bens de consumo causando uma redução na oferta de bens de consumo o Governo Brasileiro ( Na época Getulio Vargas ) desenvolveu a indústria nacional, abrindo linhas de montagem de carros nacionais ( produzidos aqui somente ), bens de consumo, roupas de grife etc… Mais tarde com JK ( Juscelino Kubitschek ) na década de 60 o Brasil entrava nos anos dourados ou anos de ouro como muitos chamam, surgia a Indústria nacional Brasileira, com a criação de inúmeras empresas nacionais e a instalação de multi-nacionais como a FIAT,Volkswagen do Brasil,general Electric, eram produzidas as primeiras TVs do Brasil ( a mesma só surgiu no Brasil em 1950, porém os brasileiros só tiveram acesso ao aparelho na década de 60, antes o item era exclusivo de poucos da elite ). Ai formava-se já um dos maiores pólos industriais do mundo, e segundo maior pólo industrial do hemisfério sul atrás somente da China.

Hoje em Pleno Século XXI o Brasil figura como a 7º Maior economia do Mundo já nesse ano de 2011

( Segundo FMI, BCB e The Economist ) somos uma potência global afirmam especialistas, somos atuantes na geopolítica do mundo e estamos presentes em diversas missões de paz em muitos países do mundo e comandamos hoje 2 missões de paz, o que era coisa exclusivas de super potências militares e países desenvolvidos como EUA, Rússia e Inglaterra. Comandamos a Missão de paz no Haiti e a missão marítima do Líbano (O Brasil comandará a marinha), com os planos de re-estruturarão das Forças Armadas Brasileiras, novos caças para FAB, novos navios para MB e novos blindados, armas e carros para o Exército, teremos em breve acredito eu um acento permanente no CS da ONU. ”O Brasil tem muito a crescer e se dessenvolver para se tornar uma potencia , só que essa é a nossa diferença entre os Estados Unidos, o Brasil tem muito o que crescer, já os  Estados Unidos tem muito o que se fazer para não desmoronar ”


About these ads

Sobre Francisco Santos

Jornalista e Editor.

Publicado em 02/03/2011, em Armas Brasileiras, Aviação, Brasil, Colunas, Embraer, EUA, Exército, Força Aérea, Marinha, Notícias, Opinião, Política. Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. Realmente uma grande matéria, vale apena conferir, esse post pode ser publicado em outros blogs dês de que contenham fonte e link desse Site.

    Curtir

  2. excelente matéria, você só peca no “dês de”, que escrito corretamente é “desde”

    Curtir

  3. O Brasil tem q deixa d ser capaxo do Estados unidos so assim vai te pogresso. Veja o irâ e uma ameça mas nao teme niguem. Nao q o brasil presize se com o irã mas so tendo tendo amas do clear. Q o Brasil vai se respeitado. E tem q se arma ate os dente.para nao teme a venezuela, q ate uns dias nao era nada. E ajuda agentina a recupera as ilhas malvinas q sao por direito o brasil tem um papel q se calar nunk vai ser respeitado, a engraterra robou as malvina isso e ridiculo.o ex prezidente Lula chegou a comenta sobre esse assunto mas o teceiro mundo tem q mostra q nao tolera ameaças,e a ingraterra principal pucha saco da usa faz mente e as naçoes unidas nao fazen nada e uma pouca vergonha!

    Curtir

  4. O Brasil tem q deixa d ser capaxo do Estados unidos so assim vai te pogresso. Veja o irâ e uma ameça mas nao teme niguem. Nao q o brasil presise se com o irã mas so tendo tendo armas do clear. Q o Brasil vai se respeitado. E tem q se arma ate os dente.para nao teme a venezuela, q ate uns dias nao era nada. E ajuda agentina a recupera as ilhas malvinas q sao por direito o brasil tem um papel q se calar nunk vai ser respeitado, a engraterra robou as malvina isso e ridiculo.o ex prezidente Lula chegou a comenta sobre esse assunto mas o terceiro mundo tem q mostra q nao tolera ameaças,e a ingraterra principal pucha saco da usa faz mente,e apoia os a usa en tudo e as naçoes unidas nao fazen nada e uma pouca vergonha!Brasil motre q e capas toma postura,e nao tolere sarcamo da usa e granbetania, porfavo fassamos ter ogulho de vc naçao amada ordem e progreço para o esterio nao tema q Deus nos abençoe.

    Curtir

  5. Hipolito Herrera

    O Brasil esta crescendo, não tem inimigos, so o tamanho intimida pois numa guerra tamanho é documento, Israel com todo armamento e tecnologia que possui algumas armas quimicas não seria nescessario as nucleares inviabilizaria a vida por lá, nucleares ditas as sujas destruiriam o solo e as reservas de agua rapidamente~, lembram do césio em Goiás então tamanho aliado a tecnologia teria que ter armas nucleares pois os que gostam de destruir os outros paises as teem e não se importariam de usar então sem elas não tem como se defender, a não ser dos paises da America do Sul.

    Curtir

    • Olá meus Amigos,olha eu Acho que o Brasil, Tem que comprar muitas Armas modernas,melhor do que os Estados Unidos,Por que tem muitos paises que estão de olho no Brasil,e Digo mais que o Brasil tem Dinheiro Pra Fazer Isto,Por que os Paises Ricos estão de olho no Petroleo do Brasil,Portanto o Brasil tem que se Armar,e Fazre Aliança com outros Paises que sejam Potencia Militar, como China Russia India Irã e Coreia do Norte,e outros Paises que são Potencia Militares,Ai Sim o Brasil Ficarar muito Forte,em Poderiu Militar,

      Curtir

      • Concordo que o Brasil deve investir no setor militar e se aliar a países militares, mas a maior burrice seria se aliar com a Coreia do Norte, porque é um país comunista odiado por todos

        Curtir

  1. Pingback: Guerra & Armas : Retrospectiva 2011 « Guerra & Armas

Esse espaço é para debate de assuntos relacionados ao Blog, fique á vontade para comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: